Destaques Igreja Hoje
Compartilhe esta notícia:
08/09/2021 Dom Luis Marín de San Martín Edição 3940 Sínodo 2023: um lugar de comunhão, não de confronto “Unidade e discernimento” são alguns dos pontos-chave destacados pelo subsecretário do Sínodo dos Bispos
F/ Secretariado para o Sínodo
"Não é um "parlamentarismo", nem um espaço de "embate ideológico", mas um lugar de unidade, de discernimento, de comunhão, onde todos podem contribuir para a vida da Igreja segundo o seu carisma: 'O leigo como leigo , o clérigo como clérigo'. Uma vez de Deus que nos remete à própria essência da Igreja: caminhar juntos."

Monsenhor Luis Marín de San Martín, subsecretário do Sínodo dos Bispos e coordenador da Comissão Teológica, define o próximo Sínodo, que será celebrado no Vaticano em 2023, como a etapa final de um processo de três anos lançado nas Igrejas locais em outubro próximo. Um acontecimento especial e, ao mesmo tempo, inédito para a Igreja universal que, segundo Monsenhor Marín, é bom definir um  kairós : “Um tempo da graça de Deus que nos remete à própria essência da Igreja: caminhar juntos”.

Uma mudança de mentalidade

“O Sínodo - escreve o prelado em comunicado - não é um parlamentarismo nem um embate ideológico, mas discernimento no Espírito e corresponsabilidade. Cada um segundo o seu carisma: o leigo como leigo, o clérigo como clérigo. Para trilhar este caminho, precisamos não apenas de uma mudança de mentalidade, mas de uma mudança de coração. Uma conversão”.

Discernimento e criatividade

“Em vez de focar exclusivamente em ampliar a participação de leigos, religiosos e sacerdotes no Sínodo dos Bispos (que por definição continuará sendo 'dos bispos' e que tem um desenvolvimento histórico concreto), creio que a tarefa principal é dupla: por um lado, para que o bispo que participa do Sínodo faça um discernimento como pastor, ouvindo as suas realidades diocesanas, inclusive as periferias ”, afirma o coordenador da Comissão Teológica. Ao mesmo tempo, é "essencial" dar um passo à frente, isto é, "não só avaliar e fortalecer as diferentes formas de expressão sinodal (por exemplo, conselhos pastorais paroquiais e conselhos episcopais), mas também procurar outras possibilidades nas quais pode ser realizada a sinodalidade do povo de Deus”. “Podemos ir muito mais longe, temos que ser criativos”, insiste Marín.

Unidade entre Cristãos

Em particular, o prelado destaca algumas interpretações desse processo desejadas pelo Papa Francisco. Em primeiro lugar, a unidade, em Cristo e dos cristãos entre si: “Caminhar juntos não é invenção nem acontecimento do presente, mas modo de ser Igreja, como é a comunidade ou a missão”. É o que Santo Agostinho chamou de “Cristo total, cabeça e membros”: “Não há unidade entre os membros, senão em Cristo. E essa unidade é pluriforme, não uniforme ”.

Diferentes funções e vocações

Outro ponto que o subsecretário do Sínodo dos Bispos quer destacar é a "eclesiologia da comunhão", entendida como a disciplina teológica que estuda a Igreja em todos os seus aspectos. No povo de Deus «são todos cristãos, com funções e vocações diversas», e é precisamente este aspecto que torna o Sínodo uma realidade que remete para as raízes da mesma fé: “Não é um acontecimento, mas sim um processo: o fato de viajarmos juntos. Este é o significado do Sínodo”. Por isso, escreve o coordenador da Comissão Teológica, “o essencial é a autenticidade da vida cristã, a sua coerência, e não deve ser um ato meramente administrativo em que se distribui o poder, mas um acontecimento do Espírito e no Espírito "

A contribuição da Comissão Teológica no processo sinodal

Em seguida, Dom Luis Marín se detém em sua escrita sobre a contribuição que a Comissão Teológica quer oferecer no processo sinodal. “Sem dúvida, a teologia deve estar presente no Sínodo”, também porque é errado - sublinha - pensar que a teologia “é um mero exercício intelectual, um passatempo para certas elites eclesiásticas”. O Concílio Vaticano II, em particular a constituição Gaudium et Spes, “recorda-nos que a teologia tem por finalidade comunicar a doutrina aos homens e às mulheres do nosso tempo, isto é, à compreensão da fé”, para “conhecer a Deus que se revela em Cristo e dá testemunho das Boas Novas de salvação. Deve ser uma experiência de amor que nos conduza à missão”.

A Comissão Teológica deseja, portanto, "participar, ajudar e colaborar no caminho do Povo de Deus, neste tempo de graça que a sinodalidade representa". Especificamente, as tarefas que nos foram confiadas são: “Apoiar teologicamente o Secretariado do Sínodo e ajudá-lo em tudo o que for necessário; revisar os textos e documentos e fazer sugestões; apresentar propostas teológicas para o desenvolvimento do Sínodo; produzir e compartilhar materiais para estudo e formação teológica; trabalhar em estreita colaboração com as outras Comissões. Também estamos disponíveis para assistir, sobretudo, aos Encontros Internacionais das Conferências Episcopais e para colaborar com eles”, explica Marín.

Quatro Comissões

Finalmente, informa que quatro Comissões (Teológica, Metodologia, Espiritualidade e Comunicação) foram constituídas na Secretaria Geral do Sínodo para apoiar os vinte e cinco membros da Comissão Teológica de 19 países. Todos os especialistas em várias ciências eclesiásticas (teologia dogmática, teologia fundamental, teologia moral, teologia pastoral, patrologia, ciências bíblicas, filosofia, direito canônico), de reconhecido prestígio.

 

Fonte: Notícias do Vaticano - Salvatore Cernuzio - Cidade do Vaticano - Leia também:
50 anos do Mês da Bíblia
Memória de Casaldáliga e desinvestimento em mineração

Campanha 'Solidariedade e Missão'

Vida humana e divina

Casaldáliga: Místico e profeta

Sonho realizado: escola ticuna

Um ano do massacre dos Abacaxis

Apoio incondicional ao sistema eletrônico

A missão, maior paradigma vocacional

#VacinaAmazônia, mais vacinas e maoir sensibilização

Trabalhar em rede, não isoladamente

O desafio de amazonizar o Brasil e o mundo
A vitória da indiferença diante das mortes
Pela unidade da Igreja de Cristo

A responsabilidade das religiões

Papa restringe a celebração da missa na forma anterior ao Vat. II

1ª Assembleia Eclesial e a conciência de discipulos

O futuro começa agora


Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador em primeira mão.

 

 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS