Destaques Igreja Hoje
Compartilhe esta notícia:
04/01/2022 Victor Codina Edição 3944 Sinodalidade e Missão da Igreja hoje
F/ Ameríndiaenlared
"Pensemos nas consequências que derivam do rosto das comunidades paroquiais, diocesanas, religiosas e da Igreja universal; por exemplo: consulta prévia aos fiéis antes da nomeação dos respectivos párocos, consulta ao povo antes dos documentos do magistério... "

 1. Sinodalidade, o caminho da Igreja do terceiro milênio

O Papa Francisco, em 17 de outubro de 2015, no 50º aniversário da instituição por Paulo VI do Sínodo dos Bispos, proferiu um discurso de grande conteúdo teológico em que afirmou textualmente:

“O caminho da sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja no terceiro milênio”. A palavra sinodalidade vem da palavra grega "sínodo", que significa jornada conjunta. João Crisóstomo disse que "sínodo é o nome da Igreja", ou seja, sua definição.

Mas, com o tempo, a palavra sínodo foi reduzida a algumas assembléias eclesiais, desde o sínodo do concílio de Jerusalém de Atos 15 aos sínodos locais e concílios ecumênicos.

Mas o sínodo é muito mais amplo do que os sínodos de bispos ou conselhos. O Vaticano II falava de colegialidade episcopal, mas não falava de sinodalidade, termo muito comum na Igreja Ortodoxa Oriental (sobornost) que significa a comunhão de todas as igrejas, a partir da Eucaristia e da presença do Espírito.

O fundamento último da sinodalidade eclesial é a comunhão trinitária que com os dois braços do Pai, o Filho e o Espírito, suscita realidades comunitárias: Israel no Antigo Testamento e a Igreja no Novo Testamento. Deus decidiu salvar a humanidade não individualmente e isoladamente, mas formando um povo (LG 9), a Igreja em peregrinação ao Reino (LG VII).

Portanto, segue-se que a sinodalidade é constitutiva da Igreja. Em maio de 2018, a Comissão Teológica Internacional publicou um documento sobre O caráter sinodal na vida e na missão da Igreja. E em setembro de 2018, Francisco assinou a constituição da Episcopalis communio sobre os sínodos dos bispos, na qual reforma e amplia a estrutura e a missão do Sínodo episcopal.

2. O Sínodo da Amazônia, um exemplo de sinodalidade.

No dia 15 de outubro de 2017, Francisco, certamente chocado com a importância que Aparecida atribuía à Amazônia (DA 457), convocou um Sínodo especial sobre a Amazônia sob o lema “Amazônia, novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.

Numa viagem ao Peru, em 19 de janeiro de 1918, Francisco encontrou-se com indígenas amazônicos em Porto Maldonado e, para surpresa de todos, disse-lhes que não viera para falar com eles, mas para ouvi-los:

“Queria vir visitá-los e ouvi-los, estar juntos no seio da Igreja, nos unir aos seus desafios e com vocês reafirmar uma opção sincera pela defesa da vida, defesa da terra e defesa da culturas.”

A partir desse encontro em Porto Maldonado, foi realizada uma ampla consulta e levantamento com 80.000 pessoas dos povos amazônicos para conhecer seus problemas e sonhos, tanto na face da sociedade quanto da Igreja.

Os verdadeiros protagonistas do Sínodo da Amazônia foram os povos indígenas, povos indígenas que não são apenas pobres, mas diferentes e possuidores de uma sabedoria ancestral que é uma alternativa ao mundo neoliberal moderno e que constituem um verdadeiro lugar teológico, aberto a novos caminhos eclesiais e sociais.

Este Sínodo da Amazônia de 2019 foi para a América Latina e o Caribe algo semelhante ao que foi Medellín 1968, um ponto de partida iluminador.

 3. Conferência Eclesial da Amazônia

O Documento final do Sínodo previa a constituição de uma Organização Episcopal para a Região Amazônica (Documento Final 115) que pudesse discernir e cumprir as decisões sinodais.

Mas o Papa foi mais longe e em 29 de junho de 2020, constitui oficialmente, não uma Organização Episcopal, nem uma Conferência Episcopal Amazônica, mas a Conferência Eclesial Amazônica . É o primeiro fruto eclesial do Sínodo.

Esta Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA) é fruto de um longo processo de reaproximação, de escuta do grito dos povos e da terra, do sangue de tantos mártires e do testemunho de missionários, mulheres e leigos.

A novidade é que não se trata de uma Conferência Episcopal, mas de uma Conferência Eclesial Amazônica, em colaboração com o CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano), mas com autonomia própria.

Não só bispos que representam as 7 Conferências Episcopais dos países amazônicos,   membros da REPAM (Red Eclesial Amazónica) e Caritas, mas também membros leigos da Igreja da Amazônia fazem parte desta Conferência Eclesial: Liliana Franco presidente da CLAR (Conferência Latino-Americana de religiosos e religiosas) representando a vida consagrada e, o que é mais significativo, três membros dos povos indígenas amazônicos: Patricia Gualinga, Irmã Laura Vicuña e Delio Siticonantzi. A voz da periferia chega ao centro, como já aconteceu no Sínodo.

Caberá a esta Conferência Eclesial da Amazônia, grupo eclesial misto, representativo e permanente, implementar as propostas aprovadas no Sínodo, em um processo participativo, não apenas com alguns eventos isolados.

Esta Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA) constitui um passo eclesial muito significativo, pois reafirma a realidade da Igreja local e ultrapassa os limites das Conferências Episcopais e se abre a toda a Igreja.

 4. A Assembleia da Igreja Latino-Americana e Caribenha

Os bispos do CELAM queriam convocar a 6ª Conferência da América Latina e Caribe, 14 anos depois da 5ª Conferência de Aparecida (2007), mas Francisco disse a eles que Aparecida ainda tinha muito a dar e propôs que o CELAM não convocasse a 6ª Conferência Episcopal Latino-Americana e Caribenha, mas algo diferente, a 1ª Assembleia Eclesial Latino-Americana e Caribenha sob o lema “Somos todos discípulos missionários de saída”.

Francisco indicou que se tratava de uma Assembleia de todo o Povo de Deus, isto é, leigos, leigos, religiosos e religiosas, sacerdotes e bispos, não de uma elite separada do Povo, é o Povo de Deus que é infalível in credendo (LG 12) Temos que partir o pão com o Povo, sem exclusividade. Para isso haveria de invocar o Senhor que está sempre conosco. Esta Assembleia, cuja última sessão aconteceu em novembro do México 2021, começou nas igrejas locais.

Qual é o significado desta nova Assembleia eclesial? Esta Assembleia é um instrumento, um caminho sinodal, um meio, não apenas mais um documento, um caminho de escuta, um processo vivo, é sentir que a Igreja está a caminho, não apenas mais uma tarefa.

O foco não é o Documento final, mas o processo, um processo que prepara para o próximo sínodo universal de Roma 2023 sobre a sinodalidade que o papa deseja começar a trabalhar a partir das igrejas locais e das bases eclesiais. O importante é a reflexão e a escuta das Igrejas locais que devem ser organizadas em cada diocese e nos diversos órgãos eclesiais como paróquias, movimentos, vida religiosa, associações de leigos, etc.

 5. Características da Igreja Sinodal

Do exposto, podemos deduzir algumas características da Igreja Sinodal.

A sinodalidade se baseia no batismo e no dom do Espírito que todo o Povo de Deus recebeu e que o torna membro ativo e participativo da Igreja, com um sentido de fé que o torna infalível (LG 12).

A sinodalidade implica a escuta recíproca de todos, o diálogo comum porque, segundo o antigo adágio eclesial que Francisco recorda, “o que afeta a todos deve ser discutido por todos”.

Assim, a sinodalidade rompe o esquema de uma Igreja patriarcal e clerical, faz da Igreja uma pirâmide invertida, onde o Povo está acima, enquanto a hierarquia e o Papa, abaixo. Todo individualismo, capilaridade, o espírito da seita, da elite, da aristocracia espiritual, do isolamento do clero, dos párocos e bispos, da vida religiosa, são quebrados para uma viagem conjunta. Foi dito que a sinodalidade constitui um verdadeiro ataque cardíaco teológico para a eclesiologia tradicional do Cristianismo.

A sinodalidade elimina o dualismo de uma igreja que ensina e uma que aprende e faz com que todos nós ensinemos e aprendamos na Igreja para o Reino.

De certa forma, a sinodalidade implica um protagonismo dos leigos, até agora totalmente desconhecido e que interpreta a falta de vocações ao ministério e à Vida Religiosa como um fato providencial para se abrir a uma Igreja sinodal, a todo o Povo de Deus, em sua maioria leigos. .

Já J. H. Newman se maravilhava de que no século IV, enquanto muitos bispos caíam no arianismo, os fiéis leigos mantinham a ortodoxia da fé. Algo semelhante aconteceu com os cristãos do Japão que mantiveram a fé mesmo quando os missionários estrangeiros desapareceram.

A sinodalidade exige uma escuta especial dos pobres, marginalizados, vulneráveis, da sua cultura e da sua espiritualidade, visto que os mistérios do Reino lhes foram especialmente revelados, são os favoritos do Senhor e constituem um lugar teológico privilegiado através do qual se escuta o voz do Espírito (EG 197-201; 126). Foi o que aconteceu em Medellín e no sínodo amazônico. A sinodalidade começa a partir de baixo (desde abajo).

A sinodalidade tem uma dimensão ecumênica, de caminhar junto com outras Igrejas cristãs irmãs rumo ao Reino de Deus. Com todas as Igrejas, devemos nos reformar e continuamente nos converter ao evangelho e ao Reino; a eccclesia semper reformanda exige uma conversão pastoral de toda a Igreja a Jesus Cristo e de todos ao Povo de Deus.

A sinodalidade está aberta a toda a humanidade, caminhando com todos os povos, o que implica um diálogo contínuo, o respeito pelas culturas e religiões e a busca de causas comuns como a justiça, a solidariedade, a paz e o respeito pela criação. Laudato Si, Fratelli Tutti são encíclicas fruto da sinodalidade.

Tudo isso implica um clima de diálogo e discernimento comunitário para buscar entre todos, batizados, membros de outras religiões e não crentes, o bem comum da humanidade.

Pensemos nas consequências que derivam do rosto das comunidades paroquiais, diocesanas, religiosas e da Igreja universal; por exemplo: consulta prévia aos fiéis antes da nomeação dos respectivos párocos, consulta ao povo antes dos documentos do magistério... Os leigos têm o direito e a obrigação de expressar sua opinião como fiéis sobre questões econômicas, políticas, familiares, morais sexuais, científicas e culturais.

Ouvir a voz do povo significará ouvir o desejo de muitos de ordenar ministros não apenas celibatários, desejo de um ministério feminino ordenado, respeito aos casais homossexuais e membros da comunidade LGBTI, diálogo sobre questões relacionadas à origem e ao fim da vida , avançar na comunhão ecumênica e na hospitalidade litúrgica, defendendo o planeta, promovendo o diálogo inter-religioso para evitar a violência religiosa, defendendo as mulheres e os direitos humanos, etc.

 Conclusão:

Terminemos com o texto de Miquéias 6,8, muitas vezes citado em reuniões e assembléias da Igreja latino-americana e que pode ser aplicado à Igreja Sinodal de hoje:

"Já te foi indicado o que é bom, o que o Senhor exige de ti. É só praticar o direito, amar a misericórdia e caminhar humildemente com teu Deus.."

A missão da Igreja hoje passa pela sinodalidade. Não que a Igreja deva ser sinodal e missionária, mas sim que a sinodalidade é essencialmente missionária. Os cristãos não são discípulos e missionários, são discípulos missionários, em comunhão com todo o Povo de Deus que caminha para o Reino, pela força do Espírito que age a partir de baixo.

Fonte: Amerindia en la Red

 Leia também:
Espírito Renovado
22 missinários mortos em 2021

Solidariedade aos atingidos pelas enchentes

Senso Moral na pós-verdade

Jesus x Papai Noel: uma reflexão necessária

Desmond Tuto: um grade guerreiro da justiça

Sexualidade e amor conjugalIncômoda mensagem de natal
Bendito o fruto do teu ventre...

Ecos e perspectivas da Assembleia Eclesial

Os gritos dos excluídos, porque incomodam...

A dor do suicídio

Enfrentamento ao tráfico humano

Assembleia Eclesial, grande avanço

Cassino Brasil

Os bispos devem comportar-se como os fiéis

Assembleia Eclesial: Esperança entre luzes e sombras

O suicídio no clero do Brasil
Sinodalidade: envolver todos os sujeitos

Estar presente onde a vida mais clama

Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador em primeira mão.

 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS