Destaques Sociedade
Compartilhe esta notícia:
15/03/2022 Luis Miguel Modino - Prensa CELAM Edição 3945 Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados Brasil se prepara para acolher ucranianos e afegãos
F/ Pixabay
"Os migrantes e os refugiados (…) não chegam de mãos vazias: trazem uma bagagem feita de coragem, capacidades, energias e aspirações, para além dos tesouros das suas culturas nativas, e deste modo enriquecem a vida das nações que os acolhem."

Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados Brasil se prepara para acolher ucranianos e afegãos

Mais uma guerra, causando uma avalanche de refugiados, de pessoas inocentes sofrendo as consequências de uma ofensiva militar que quase ninguém entende. Quase 3 milhões de pessoas já fugiram da Ucrânia, um número que poderia aumentar para 4 milhões se a guerra continuar. Diante desse drama humanitário a solidariedade se faz urgente, acompanhe a matéria de Luis Miguel Modino sobre o Serviço Jesuíta aos migrantes e refugiados.

Neste contexto, o Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) está trabalhando para mobilizar recursos em todo o mundo de forma coordenada para fornecer assistência imediata tanto na Ucrânia como nos países vizinhos, que têm mantido suas fronteiras abertas para acolher aqueles que fogem da guerra.

O fluxo de refugiados, tanto dentro do país como a caminho de outros países, é constante. Em resposta a esta situação, os jesuítas estão dando apoio em várias cidades do país para aqueles que se dirigem para a fronteira, a maioria deles para a Polônia. O trabalho do JRS está facilitando o transporte de pessoas das fronteiras, além de fornecer suprimentos básicos e apoiar as pessoas na busca de acomodações temporárias através de assistência para aluguel. Além disso, está sendo prestada assistência jurídica, administrativa e psicológica.

O mesmo está sendo feito na Romênia, Hungria e Eslováquia. Também nos países balcânicos, o JRS está se organizando para receber alguns refugiados ucranianos se a guerra persistir. O mesmo está sendo planejado nos 22 escritórios nacionais do JRS Europa, buscando a coordenação com as autoridades públicas.

Favorecer a acolhida aos ucranianos

O Serviço a Migrantes e Refugiados Brasil iniciou em 2018 o Programa Acolhe Brasil, mobilizando esforços para apoiar a interiorização de migrantes e solicitantes de refúgio venezuelanos. Diante do conflito na Ucrânia, o programa está avançando para uma segunda etapa, a fim de favorecer a acolhida de ucranianos/as e afegãos/ãs.

No caso dos Ucranianos/as e Afegãos/ãs, o programa tem 5 passos, partindo de sensibilizar e consolidar “espaços de acolhida”, buscando favorecer a integração socioeconômica e cultural dessas pessoas no Brasil. Desde o SJMR Brasil está sendo procurado espaços de acolhida com parceiros e em condições dignas. Para isso convidam famílias, comunidades e coletivos com interesse em acolher, colocando à disposição dos interessados um link para se cadastrar: https://bit.ly/acolhe_brasil

O SJMR incentiva que as comunidades e paróquias da Igreja Católica em todo país possam fazer esforços para acolher ao menos uma família. Quem manifestar interesse serão capacitados, recebendo posteriormente um certificado de “espaço de hospitalidade”. A acolhida será por até 3 messes e será oferecido aos refugiados um curso de português.

O Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados Brasil quer que essa experiência seja uma oportunidade para fazer realidade “uma hospitalidade fraterna, solidária e expressão concreta que somos uma só família humana”. Quem acolhe está diante da possibilidade de “contribuir com a continuidade do projeto de vida de muitas pessoas, além de realizar uma rica troca cultural”.

Não esqueçamos as palavras do Papa Francisco: “Os migrantes e os refugiados (…) não chegam de mãos vazias: trazem uma bagagem feita de coragem, capacidades, energias e aspirações, para além dos tesouros das suas culturas nativas, e deste modo enriquecem a vida das nações que os acolhem”.

Leia também:
Primeiro o amor e a unidade, depois a estratégia
Não há Eucaristia sem povo

Equilíbrio paz e guerra

Quaresma e guerra
Igreja denuncia graves consequências da "PL do Veneno"

A semente da sinodalidade plantada na amazônia

Dom Mário Antônio: vou para Cuiabá com o coração livre

Povo Ticuna: a bíblia em sua língua materna

Encontro do Papa Francisco com jovens universitários - Construindo pontes Norte-Sul

CF 2022 - Escutar: antes de ensinar, aprender
CF 2022 - Discernir: Jesus mestre e educador
CF 2022 - Agir: iniciar, promover processos
Guerra, ameaça a humanidade, Papa convoca jejum
Papa Francisco e universitários: oportunidade se ser a voz de muitos
Entrevista sobre o encontro do Papa Francisco com jovens universitários
Se Deus é de direita ou de esquerda
Falar com sabedoria, ensinar com amor

Sinodalidade e processos de nulidade matrimonial
O Espírito continua a transbordar desde a Amazônia
Sinodalidade e Missão da Igreja
Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS