Destaques Em cima da hora
Compartilhe esta notícia:
16/10/2022 Denilson Mariano Edição 3952 Pistas de ação a partir da X Assembleia dos Organismos do povo de Deus
F/ Marcus Tullius
"Entre as pistas de ação, destacam-se: que as Assembleias dos Organismos do povo de Deus sejam realizadas antes das Assembleias da CNBB, afim de poder oferecer eventuais contribuições para as Diretrizes de Ação Evangelizadora ; resgate do uso do termo CEBs, com maior valorização das Comunidades Eclesiais de Base; dar passos para a construção da Assembleia Eclesial do Brasil..."

Neste domingo encerraram-se os trabalhos da X Assembleia Nacional dos Organismos do povo de Deus que tinha como tema: Comunhão e Missão: caminho para a Igreja no Brasil. Um momento sinodal de busca de comunhão entre as diferentes expressões do povo de Deus: leigos e leigas, membros dos Institutos Seculares, religiosos e religiosas, diáconos, padres e bispos.

Nos dois primeiros dias da Assembleia, a dinâmica dos trabalhos voltou-se para um olhar a realidade e para uma iluminação bíblica à luz do lema: “preservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” (cf. Ef 4,5). O terceiro dia, domingo, foi dedicado a reunir as pistas de ação, fruto das oficinas de trabalho realizadas no sábado, à apresentação da carta da Assembleia e à celebração festiva de encerramento.

Entre as pistas de ação, fruto das oficinas de trabalho, destacam-se: que as Assembleias dos Organismos do povo de Deus sejam realizadas antes das Assembleias da CNBB, afim de poder oferecer eventuais contribuições para as Diretrizes de Ação Evangelizadora ; resgate do uso do termo CEBs, com maior valorização das Comunidades Eclesiais de Base; dar passos para a construção da Assembleia Eclesial do Brasil; propriciar mais espaços de formação sobre a Doutrina Social da Igreja e sobre a Ecologia Integral; fortalecer as pastorais sociais e assumir com maior ênfase a Semana Social Brasileira; dar maior importância às notas oficiais da CNBB em nossas paróquias e comunidades; cultivar a ecologia integral como uma dimensão da nossa espiritualidade, capaz de nos irmanar com a Criação de Deus; assumir, como Igreja, maior cuidado e defesa efetiva dos povos originários e da Amazônia; recuperar a voz profética da Igreja diante das ameaças à vida humana e à nossa Casa Comum; criar a “Semana da Ecologia Integral” a ser realiazada na 1ª semana de setembro; realizar uma Assembleia das juventudes a nível diocesano, regional e nacional, com vistas a recuperar a presença dos jovens na Igreja; buscar o resgate da eclesialidade fortalecendo o “grito dos excluídos”, a Campanha da Fraternidade, as CEBs e os sonhos de Francisco no documento Querida Amazônia.

Dom Severino, fazendo uso da “fila do povo” destacou a necessidade de se fortalecer ainda mais a participação dos Organismos do Povo de Deus e reforçou a necessidade de se dar passos para uma Assembleia Eclesial do Brasil por ser mais representativa da totalidade dos batizados. Ela poderá fazer com que as decisões, documentos e diretrizes da Igreja cheguem mais rapidamente às nossas paróquias e comunidades e sejam abraçadas com maior ênfase e colocadas em prática.

Fez-se também o anúncio e pediu-se empenho para o III Ano Vocacional que será aberto no dia 20 de novembro de 2022, na festa de Cristo Rei,  encerrando-se em 26 de novembro do próximo ano. Este Ano Vocacional foi inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Ele tem como tema: “Vocação: Graça e Missão” e o lema é Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33). 

Depois disto foi apresentada a Carta Mensagem da X Assembleia dos Organismos do povo de Deus, que pode ser acessada aqui.

A Conclusão da Assembleia se deu de forma solene com uma missa celebrada na Catedral de Brasília, contando com a presença dos membros da Assembleia e da comunidade presente. A missa foi presidida por Dom Joel e concelebrada pelos demais bispos e presbíteros presentes.

 

Uma Igreja persistente
(Colaboração de Osnilda Lima e Marcus Tullius)

“Uma Igreja resistente, uma Igreja persistente. Nós acreditamos que a vitória não é da dor. A vitória é da paz, da justiça e da vida. Nunca podemos nos calar diante das situações de dor e sofrimento”, afirmou dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na missa de encerramento da 10ª Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida de Brasília (DF), na manhã deste domingo, 16 de outubro.

O secretário-geral ressaltou: “somos uma Igreja rica em sua diversidade, de muitos dons e carismas, muitas formas de ser. Mas nunca poderemos ser uma Igreja como o homem do Evangelho, que só pensa em si, nos seus interesses, de costas e de olhos fechados para as dores de tantas pessoas. Aquele homem significa tudo o que nós, como Igreja, não podemos ser”, disse dom Joel, ao comentar sobre o Evangelho de Lucas 18,1-8, da liturgia deste domingo.

 “São muitos desafios. Corremos o risco de nos cansar e desanimar. Mas busquemos ser uma Igreja à semelhança daquela mulher de viúva, à semelhança de Abraão, e assim faremos nossa parte neste caminho sinodal até o dia que chegarmos à eternidade”, enfatizou o bispo. “Rezar para sermos uma igreja frágil e simples como a viúva, resistente e persistente, uma igreja sinodal”, convidou o bispo ao lembrar a viúva do texto de Evangelho de Lucas, que à procura do juiz, insistentemente pedia justiça contra o seu adversário.

Participaram da assembleia cerca de 180 delegados e delegadas dos Organismos que congregam o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), a Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), a Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNIS) e a Comissão Nacional de Diáconos (CND). O tema da assembleia foi: “Comunhão e missão: Caminho para a Igreja no Brasil”. A iluminação bíblica: “Preservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” (cf. Ef 4, 3). O encontro ocorreu, nos dias 14, 15 e 16 de outubro de 2022, em Brasília (DF), na Casa de Encontros Dom Luciano Mendes de Almeida.

 #10ANOPD #Igreja #igrejasinodal
@cnlb.nacional 
@crb.nacional 
@cnbbnacional 
@cnisb2020
@ssb
@pascom.brasil
@comissaonacionaldosdiaconos

 Leia também:
Comunhão, participação e missão: eixos de unidade
70 anos da CNBB e abertura da X Assembleia dos Organismos do Povo de Deus

Pão, paz e fraternidade: os vinhos que hoje faltam no Brasil

60º Aniversário do Concílio Vaticano

Tecendo redes de esperança

Dia das eleições - Dom Paulo Peixoto

Eleições, como manter a coerência entre a fé cristã e o voto
Emilce Cuda: A Economia de Francisco já está em andamento...

Sinodalidade e missão: onde estão os jovens?

Latino-americanos da Economia de Francisco

Manifestação do ser

Uso dos bens

"Demos passos para que a Igreja possa dar passos"

Economia de Francisco e Clara: uma resposta a partir dos territórios

"Ser a expressão da misericórdia e do amor do Papa com os pobres"

Enfrentamento ao tráfico de pessoas

Catedra universitária Dom Cláudio Hummes

Camapanha eleitoral 2022

Só irmão, só...?

Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador.

 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS