Destaques Atualidade
Compartilhe esta notícia:
20/10/2022 Luis Miguel Modino Edição 3952 Bispos brasileiros agradecem ao Papa Francisco sua profecia, ser “a grande voz moral que a sociedade global tem”
F/ Facebook Diocese de Guanhaes
"Os bispos receberam do Papa Francisco, o forte incentivo a “ser uma Igreja da acolhida, da proximidade e como bispos nos incentivou a dar passos, a não ter medo de avançar, sobretudo quando nós estamos falando do bem do nosso povo e da nossa gente, dos mais pobres, dos mais simples. "

Os bispos do Regional Leste2 e Leste3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizam de 17 a 25 de outubro de 2022 a Visita Ad Limina Apostolorum. Um grupo de aproximadamente 30 bispos das dioceses dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo que estão visitando os dicastérios vaticanos, assim como outras estruturas e organismos que fazem parte da Cúria Vaticana. Um tempo também de oração e celebração nas Basílicas Maiores de Roma.

O momento central da visita aconteceu nesta quinta-feira 20 de outubro, o encontro com o Papa Francisco, um momento esperado pelos bispos, segundo reconhece Dom Vicente de Paula Ferreira. Um encontro de mais de duas horas, com o Papa Francisco muito animado, afirma o Bispo auxiliar de Belo Horizonte, em um ambiente fraterno e espontâneo, onde o Santo Padre insistiu no início em que os bispos poderiam ficar a vontade para falar e criticar.

Depois da fala de cada um dos bispos, todos tiveram a oportunidade de falar, o Papa respondeu, comentou cada colocação, cada pergunta. Dom Vicente Ferreira destaca que “nós falamos com ele de todos os setores de nossa vida e missão, da transmissão da fé, das questões sacramentais, ministerialidade, sinodalidade, também dos desafios sociais e ambientais”.

“Pudemos agradecer a ele pelo grande profeta que ele é hoje no mundo, a grande voz moral que a sociedade global tem”, destacou o Bispo auxiliar de Belo Horizonte. Os bispos receberam do Papa Francisco, o forte incentivo a “ser uma Igreja da acolhida, da proximidade e como bispos nos incentivou a dar passos, a não ter medo de avançar, sobretudo quando nós estamos falando do bem do nosso povo e da nossa gente, dos mais pobres, dos mais simples”. Segundo Dom Vicente, o Papa insistiu em que “se estamos de fato vivendo a mística do Evangelho, não podemos ter medo”.

Um encontro cheio de esperança para os bispos, em que o Papa Francisco falou com os bispos sobre as mudanças das estruturas vaticanas, insistindo aos bispos em “não ficarmos presos às estruturas e combater mesmo o clericalismo, a injustiça social, cuidar da Casa Comum”.

Um dos pontos partilhados pelos bispos com o Santo Padre foi “o grave problema do fundamentalismo, extremismo, inclusive dentro das nossas igrejas”. Diante disso o Papa Francisco pediu aos bispos “para focar no Evangelho de Jesus, criar comunhão, não se esquecer dos pobres”. Junto com isso, o Santo Padre alertou os bispos de Minas Gerais e Espírito Santo para “combater essas figuras políticas quando elas cometem injustiças contra os nossos povos”. Entre os problemas citados está o problema das armas, uma das coisas a serem combatidas com força segundo o Papa, que criticou como o mundo hoje consome armas.

De fato, citando cientistas, Dom Vicente Ferreira insiste em que “se o dinheiro gasto em armas fosse revertido em alimentos, não teria pessoas passando fome no mundo”. O Papa Francisco também insistiu aos bispos na necessidade de formar políticos, além dos partidos, “tendo como critério os valores evangélicos, e combater toda a política errada, populista”, elementos presentes na Fratelli tutti.

Junto com isso, o Bispo auxiliar de Belo Horizonte destacou a insistência do Papa Francisco “na questão da ecologia integral, na necessidade de dar os passos no cuidado da Casa Comum, e outros temas como a valorização da mulher no nosso processo de evangelização na nossa Igreja”.

Leia também:
Pistas de ação a partir da X Assembleia dos OPD
Comunhão, participação e missão: eixos de unidade

70 anos da CNBB e abertura da X Assembleia dos Organismos do Povo de Deus

Pão, paz e fraternidade: os vinhos que hoje faltam no Brasil

60º Aniversário do Concílio Vaticano

Tecendo redes de esperança

Dia das eleições - Dom Paulo Peixoto

Eleições, como manter a coerência entre a fé cristã e o voto
Emilce Cuda: A Economia de Francisco já está em andamento...

Sinodalidade e missão: onde estão os jovens?

Latino-americanos da Economia de Francisco

Manifestação do ser

Uso dos bens

"Demos passos para que a Igreja possa dar passos"

Economia de Francisco e Clara: uma resposta a partir dos territórios

"Ser a expressão da misericórdia e do amor do Papa com os pobres"

Enfrentamento ao tráfico de pessoas

Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS