Destaques Igreja Hoje
Compartilhe esta notícia:
22/03/2022 Leonardo Boff Edição 3945 Ataques implacáveis contra o Papa Francisco,
"O Papa caminhando sozinho pela Praça de São Pedro sob uma chuva fina, em tempos de pandemia, permanecerá uma imagem indelével e um símbolo de sua missão de Pastor que cuida e reza pelo destino da humanidade. Talvez uma das frases finais da Laudato Sì revele todo o seu otimismo e esperança contra toda esperança: “Andemos cantando. Que nossas lutas e nossa preocupação com este planeta não tirem a alegria da esperança”."

Desde o início de seu pontificado, há nove anos, o Papa Francisco vem recebendo ataques furiosos de cristãos tradicionalistas e supremacistas brancos, quase todos do norte do mundo, dos Estados Unidos e da Europa. Chegaram a conspirar, envolvendo milhões de dólares, para depô-lo, como se a Igreja fosse uma empresa e o Papa seu CEO. Tudo em vão. Ele segue seu caminho no espírito das bem-aventuranças evangélicas dos perseguidos. Os motivos dessa perseguição são vários: motivos geopolíticos, disputa pelo poder, outra visão da Igreja e cuidado com a Casa Comum.

Em defesa do Papa Francisco

Levanto minha voz em defesa do Papa Francisco da periferia do mundo, do Grande Sul. Comparemos os números: apenas 21,5% dos católicos vivem na Europa, 82% fora dela, 48% na América. Somos, portanto, a grande maioria. Até meados do século passado a Igreja Católica era de primeiro mundo. Agora é uma Igreja do terceiro e quarto mundo, que um dia teve origem no primeiro mundo. Aqui surge uma questão geopolítica. Os conservadores europeus, com exceção de notáveis organizações católicas de cooperação solidária, nutrem um desprezo soberano pelo Sul, especialmente pela América Latina.

A Igreja-grande-instituição foi aliada da colonização, cúmplice do genocídio indígena e participante da escravidão. Aqui foi implantada uma Igreja colonial, espelho da Igreja Europeia. Mas ao longo de mais de 500 anos, apesar da persistência da Igreja espelho, houve uma eclesiogênese , a gênese de outra maneira de ser igreja, uma igreja, não mais espelho , mas fonte: ela se consubstanciava na cultura indígena-negro-mestiça local e de imigrantes de povos vindos de 60 países diferentes.

A partir desse amálgama, foi concebido seu estilo de adorar a Deus e de celebrar, de organizar seu ministério social ao lado dos oprimidos que lutam por sua libertação. Ele projetou uma teologia adequada à sua prática libertadora e popular. Tem seus profetas, confessores, teólogos, santas e santos, e muitos mártires, incluindo o arcebispo de El Salvador, Oscar Arnulfo Romero. Este tipo de Igreja é fundamentalmente constituída por comunidades eclesiais de base, onde se vive a dimensão da comunhão dos iguais, todos irmãos e irmãs, com os seus coordenadores leigos, homens e mulheres, com sacerdotes inseridos no meio do povo e bispos, nunca de costas para o povo como autoridades eclesiásticas, mas como pastores ao seu lado, com "cheiro de ovelha", com a missão de serem os “defensores e advogados dos pobres" como se dizia na Igreja primitiva.

Papas e autoridades doutrinárias do Vaticano tentaram cercear e até condenar tal modo de ser-Igreja, não raro com o argumento de que não são Igreja porque não veem nelas o caráter hierárquico e o estilo romano. Essa ameaça durou muitos anos até que, finalmente, a figura do Papa Francisco irrompeu. Ele veio do caldo dessa nova cultura eclesial, bem expressa pela opção preferencial e não exclusiva pelos pobres e pelos diversos aspectos da teologia da libertação que a acompanham. Ele deu legitimidade a esta forma de viver a fé cristã, especialmente em situações de grande opressão.

Por outra forma de exercício de poder

Mas o que mais escandaliza os cristãos tradicionais é seu estilo de exercer o ministério de unidade da Igreja. Ele não é mais apresentado como o pontífice clássico, vestido com símbolos pagãos, tirados dos imperadores romanos, especialmente a famosa "mozzeta", aquele gorro branco cheio de símbolos do poder absoluto do imperador e do papa. Francisco rapidamente se livrou dela e vestiu uma simples mozzeta branca, como a do grande profeta do Brasil, Dom Helder Câmara, e sua cruz de ferro sem jóias. Recusou-se a viver num palácio pontifício, o que teria feito São Francisco levantar-se da sepultura para o levar para onde quisesse: numa simples hospedaria, Santa Marta. Lá ele entra na fila para se servir e come junto com todos. Com humor podemos dizer que é mais difícil envenená-lo. Ele não usa Prada (sapatos vermelhos), mas seus sapatos velhos e gastos. No anuário pontifício em que uma página inteira é usada com os títulos honoríficos dos Papas, ele simplesmente renunciou a todos eles e escreveu apenas Francisco, pontífice. Em um de seus primeiros pronunciamentos, ele afirmou claramente que não iria presidir a Igreja com o direito canônico, mas com amor e ternura. Inúmeras vezes ele repetiu que queria uma Igreja pobre dos pobres.

Todo o grande problema da Igreja-grande-instituição reside, desde os imperadores Constantino e Teodósio, na assunção do poder político, transformado em poder sagrado (sacra potestas). Esse processo atingiu seu ápice com o Papa Gregório VII (1075) com sua bula Dictatus Papae, que bem traduzida é a " Ditadura do Papa". Como diz o grande eclesiologista Jean-Yves Congar, com este Papa se consolidou a mudança mais decisiva na Igreja que criou tantos problemas e da qual nunca se libertou: o exercício centralizado, autoritário e até despótico do poder. Nas 27 proposições da bula, o Papa é considerado o senhor absoluto da Igreja, o único e supremo senhor do mundo, tornando-se a autoridade suprema nos campos espiritual e temporal. Isso nunca foi lamentável.

Basta ler o Cânon 331 em que se diz que “o Pastor da Igreja universal tem poder ordinário, supremo, pleno, imediato e universal”. Coisa inédita: se riscarmos o termo Pastor da Igreja universal e colocarmos Deus, funciona perfeitamente. A quem dos humanos, senão Deus, pode ser atribuída tal concentração de poder? É significativo que na história dos Papas tenha havido um crescendo no farisaísmo do poder: a partir do sucessor de Pedro, os Papas passaram a se considerar representantes de Cristo. E como se isso não bastasse, representantes de Deus, mesmo sendo chamados deus minor in terra . Aqui se realiza a hybris grega e aquilo que Thomas Hobbes observa em seu Leviatã: “Aponto, como tendência geral de todos os homens, um desejo perpétuo e inquieto de poder e mais poder, que só cessa com a morte. A razão para isso está no fato de que o poder não pode ser garantido sem buscar ainda mais poder.” Essa tem sido, então, a trajetória da Igreja Católica em relação ao poder, que perdura até hoje, fonte de polêmica com as demais Igrejas cristãs e de extrema dificuldade em assumir os valores humanísticos da modernidade. Está a anos luz da visão de Jesus que queria um poder-serviço (hierodulia) e não um poder-hierárquico (hierarquia).

O Papa Francisco se distancia de tudo isso, o que causa indignação entre conservadores e reacionários, claramente expresso no livro de outubro de 2021 de 45 autores: From Benedict's Peace to Francis's War (Da paz de Benedict à guerra de Francisco). organizado por Peter A. Kwasniewski. Viramos assim: Da paz dos pedófilos de Bento (disfarçados por ele) à guerra contra os pedófilos de Francisco (condenados por ele). Sabe-se que um tribunal de Munique encontrou provas para incriminar o Papa Bento XVI por sua clemência com padres pedófilos.

Há um problema de geopolítica eclesiástica

Os tradicionalistas rejeitam um Papa que vem “do fim do mundo”, que traz para o centro do poder o Vaticano outro estilo, mais próximo da gruta de Belém do que dos palácios dos imperadores. Se Jesus aparecesse ao Papa em sua caminhada pelos jardins do Vaticano, ele certamente lhe diria: "Pedro, sobre estas pedras palacianas eu jamais construiria minha Igreja". Essa contradição é vivida pelo Papa Francisco, pois renunciou ao estilo palaciano e imperial.

Há, com efeito, um embate de geopolítica religiosa, entre o Centro, que perdeu sua hegemonia em número e irradiação, mas que mantém os hábitos de exercício autoritário do poder, e a Periferia, numericamente majoritária católica, com novas igrejas, com novos estilos de fé viva e em permanente diálogo com o mundo, especialmente com os condenados da Terra, que sempre têm uma palavra a dizer sobre as feridas que sangram no corpo do Crucificado, presente nos empobrecidos e oprimidos.

Talvez o que mais incomode os cristãos ancorados no passado seja a visão de Igreja vivida pelo Papa. Não uma Igreja-castelo, fechada em si mesma, nos seus valores e doutrinas, mas uma Igreja “hospital de campanha” sempre “a caminho das periferias existenciais”. Ela acolhe a todos sem questionar seu credo ou sua posição moral. Basta que sejam seres humanos em busca do sentido da vida e sofredores das adversidades deste mundo globalizado, injusto, cruel e impiedoso. Condena diretamente o sistema que dá centralidade ao dinheiro à custa de vidas humanas e à custa da natureza. Realizou vários encontros mundiais com movimentos populares. Na última, a quarta, disse explicitamente: “Este sistema (capitalista), com sua lógica implacável, escapa ao domínio humano; é preciso trabalhar por mais justiça e anular este sistema de morte”. Na Fratelli tutti ele o condena com veemência.

É guiado por aquela que é uma das grandes contribuições da teologia latino-americana: a centralidade do Jesus histórico, pobre, cheio de ternura com os que sofrem, sempre ao lado dos pobres e marginalizados. O Papa respeita dogmas e doutrinas, mas não é por meio deles que chega ao coração do povo. Para ele, Jesus veio para ensinar a viver: confiança total em Deus-Abba, viver o amor incondicional, a solidariedade, a compaixão com os que caíram no caminho, o cuidado com a Criação, bens que constituem o conteúdo da mensagem central de Jesus: o Reino de Deus. Ele prega incansavelmente a misericórdia ilimitada com que Deus salva seus filhos e filhas, pois não pode perder nenhum deles, fruto do seu amor, "porque ele é o amante apaixonado da vida" (Sb 11,26). para sempre separados de Deus”. Em outras palavras: a condenação é apenas para este tempo.

Convoca todos os pastores a exercerem o cuidado pastoral da ternura e do amor incondicional, sintetizado por um líder popular de uma comunidade de base: "a alma não tem fronteiras, nenhuma vida é estrangeira". Como poucos no mundo, ele se comprometeu com os imigrantes da África e do Oriente Médio e agora da Ucrânia. Ele lamenta que nós modernos tenhamos perdido a capacidade de chorar, de sentir a dor do outro e, como um bom samaritano, de ajudá-lo em seu abandono.

Pastor que cuida e reza pelo destino da humanidade.

Seu trabalho mais importante mostra preocupação com o futuro da vida na Mãe Terra. A Laudato Sì expressa seu verdadeiro significado no subtítulo: “ sobre o cuidado da Casa Comum”. Ela elabora não uma ecologia verde, mas uma ecologia integral que engloba o meio ambiente, a sociedade, a política, a cultura, a vida cotidiana e o mundo do espírito. As contribuições mais seguras das ciências da Terra e da vida, especialmente a física quântica e a nova cosmologia, pressupõem o fato de que "tudo está relacionado a tudo e nos une com carinho ao irmão Sol, à irmã Lua, ao irmão rio e à Mãe Terra" como ele diz poeticamente em Laudato Sì. A categoria cuidado e corresponsabilidade coletiva adquirem total centralidade a ponto de dizer em Fratelli tutti que "estamos no mesmo barco: ou estamos todos salvos ou ninguém se salva".

Nós, latino-americanos, estamos profundamente gratos a vocês por terem convocado o Sínodo Querida Amazônia para defender esse imenso bioma de interesse de toda a Terra e como a Igreja se encarna nessa vasta região que abrange nove países.

Grandes nomes da ecologia mundial afirmaram: com esta contribuição o Papa Francisco está na vanguarda da discussão ecológica contemporânea. Quase desesperado, mas ainda cheio de esperança, ele propõe um caminho de salvação: a fraternidade universal e o amor social como eixos estruturantes de uma biossociedade baseada na política, na economia e em todos os esforços humanos. Não temos muito tempo nem sabedoria acumulada suficiente, mas esse é o sonho e a alternativa real para evitar um caminho sem volta.

O Papa caminhando sozinho pela Praça de São Pedro sob uma chuva fina, em tempos de pandemia, permanecerá uma imagem indelével e um símbolo de sua missão de Pastor que cuida e reza pelo destino da humanidade. 

Talvez uma das frases finais da Laudato Sì revele todo o seu otimismo e esperança contra toda esperança: “Andemos cantando. Que nossas lutas e nossa preocupação com este planeta não tirem a alegria da esperança”.

Devem ser inimigos de sua própria humanidade que condenam impiedosamente as próprias atitudes humanitárias do Papa Francisco, em nome de um cristianismo estéril, transformado em fóssil do passado, em recipiente de água morta. Os ataques ferozes que fazem contra ele podem ser tudo menos cristãos e evangélicos. O Papa Francisco os apoia imbuídos da humildade de São Francisco de Assis e dos valores do Jesus histórico. É por isso que ele merece o título de "justo entre as nações".

Fonte: Blog Leonardo Boff Tradução: DM

 Leia também:
O Papa ao Fórum da àgua
Encontro Eclesial Virtual - Assembleia Latinoamericana e caribenha

Serviço Jesuíta a migrantes e refugiados da Ucrânia

Primeiro o amor e a unidade, depois a estratégia

Não há Eucaristia sem povo

Equilíbrio paz e guerra

Quaresma e guerra
Igreja denuncia graves consequências da "PL do Veneno"

A semente da sinodalidade plantada na amazônia

Dom Mário Antônio: vou para Cuiabá com o coração livre

Povo Ticuna: a bíblia em sua língua materna

Encontro do Papa Francisco com jovens universitários - Construindo pontes Norte-Sul

CF 2022 - Escutar: antes de ensinar, aprender
CF 2022 - Discernir: Jesus mestre e educador
CF 2022 - Agir: iniciar, promover processos
Guerra, ameaça a humanidade, Papa convoca jejum
Papa Francisco e universitários: oportunidade se ser a voz de muitos
Falar com sabedoria, ensinar com amor
O Espírito continua a transbordar desde a Amazônia
Sinodalidade e Missão da Igreja
Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS