Formação Bíblia
20/09/2021 Denilson Mariano Edição 3940 Somos UM em Cristo Jesus
F/ kirchen-in-speyer
"Esperamos que o ardor missionário de Paulo e a liberdade do Evangelho de Cristo por ele anunciado penetrem no coração de nossas lideranças e nos inspire a todos a caminhar na unidade e a buscar superar todas as formas de divisões e discriminações, pois, “somos UM em Cristo Jesus!”"

A Igreja do Brasil nos remete ao estudo da Carta aos Gálatas neste ano de 2021. O lema que guia todo o estudo é: “Pois todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gl 3,28d). A Carta aos Gálatas foi escrita para ajudar a superar uma crise enfrentada pelas comunidades dos gálatas por volta do ano 53-54 d.C. Nas comunidades da Galácia, formadas por cristãos convertidos do paganismo (gentios) a partir do trabalho missionário de Paulo, surgiu um grupo de convertidos vindos do judaísmo (judaizantes) que começou a espalhar nas comunidades a falsa ideia de que para ser verdadeiro cristão e alcançar a salvação, era preciso passar pela circuncisão. É como se precisasse primeiro tornar-se judeu, para depois abraçar a fé em Jesus Cristo. Os temas da liberdade cristã e o apego às antigas tradições dos judeus percorrem toda a carta.

Ao refletirmos sobre o desafio da unidade na Carta aos Gálatas, encontramos uma luz para iluminar a nossa realidade diante das polarizações que provocam divisões, desencontros e conflitos quer na Igreja como na sociedade em geral. A pandemia da Covid 19, iniciada em março de 2020, fez vir à tona ou até escancarou as desigualdades sociais, os conflitos raciais, religiosos, de gênero e preconceitos os mais diversos. Frente a isso a Carta aos Gálatas nos lembra que somos filhos e filhas de Deus, desafiados a aprender a viver como irmãos e irmãs universais.

O lema desta Carta encontra-se dentro de um hino batismal (Gl 3,26-28), que já existia antes da pregação de Paulo e que será utilizado por ele como o eixo de reflexão para a superação das divisões vividas naquelas comunidades. A partir do Batismo somos revestidos de Cristo e chamados a uma vida nova, livre e igualitária, em que todas as discriminações são abolidas pois, “em Cristo somos UM”. Todos somos iguais diante de Deus e só existe um Evangelho (Gl 1,6-9; 2,7-8; 5,14). Esse hino é a chave de leitura e de compreensão de toda a Carta. A unidade é o varal que sustenta cada um dos sete encontros deste nosso estudo.

Além disso, vivemos um tempo de grande riqueza na Igreja. Em 2021, completamos 50 anos do Mês da Bíblia no Brasil e nossa Igreja nos convida para um renovado esforço para a Animação bíblica da vida e da Pastoral. A CNBB, na sua última Assembleia Geral nos presenteia com um documento de estudo sobre este tema. Teremos em novembro, pela primeira vez na história, a celebração de uma Assembleia Eclesial, que reúne leigos e clérigos, todo o povo de Deus pensando juntos o caminho da Igreja na América Latina. Nos preparamos para o Sínodo dos Bispos (2023) sobre a sinodalidade, na busca de maior participação de todos nas decisões, um caminho de maior corresponsabilidade no seio da Igreja.

Esperamos que o ardor missionário de Paulo e a liberdade do Evangelho de Cristo por ele anunciado penetrem no coração de nossas lideranças e nos inspire a todos a caminhar na unidade e a buscar superar todas as formas de divisões e discriminações, pois, “somos UM em Cristo Jesus!”

Leia também:
Na força da Eucaristia: XVII Capítulo Geral Sacramentino
Migrantes e refugiados: eu não, nós

Nós decidimos como tratar refugiados

Setembro mês da Bíblia

Parlamentares católicos na busca do diálogo

Sete anos da REPAM - Rede Eclesial Pan-Amazônica

Não ao Marco Temporal

Mensagem conjunta para o cuidado com a criação

Inauguração de centro médico indígena

Um país onde todos possam se sentir à vontade

Sínodo 2023: lugar de comunhão, não de confronto

50 anos do Mês da Bíblia

Memória de Casaldáliga e desinvestimento em mineração

Campanha 'Solidariedade e Missão'

Vida humana e divina

Casaldáliga: Místico e profeta

Sonho realizado: escola ticuna

Um ano do massacre dos Abacaxis

Apoio incondicional ao sistema eletrônico

A missão, maior paradigma vocacional

#VacinaAmazônia, mais vacinas e maoir sensibilização


Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador em primeira mão.
 

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS