Roteiros Pastorais Homilética
Compartilhe esta notícia:
20/12/2019 Dom Emanuel Messias de Oliveira Edição 3918 Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria – 1º/01/2020
F/ Images d’art
"Maria guardava todas estas coisas, meditando-as em seu coração. (Lc 2,19)"

 

Leituras: Nm 6, 22-27; Sl 66[67]; Gl 4, 4-7; Lc 2, 16-21

Branco

O Nome que abençoa. Este texto foi escrito na época do exílio babilônico, mas é atribuído a Moisés e Aarão, no tempo da travessia do deserto em direção à Terra Prometida. Aliás, as expectativas do deserto e do exílio eram as mesmas: futuro melhor, liberdade e vida plena e, por fim, a fecundidade do povo.

O texto fala da bênção de Deus: um sinal da presença protetora e vivificante de Deus no meio do seu povo. Ela é sinônimo de vida, liberdade, fecundidade e paz. O verbo abençoar quer indicar que a presença vivificante de Deus na vida do povo é constante, por isso se repete três vezes o nome de Deus.

 Adotados em Cristo. A plenitude do tempo acontece com a presença de Jesus no meio de nós. Antes da vinda de Jesus, o povo vivia o passado, o tempo da menoridade, da escravidão da Lei. Com a presença de Jesus no meio de nós, vivemos o presente de Deus, o tempo da liberdade, da filiação divina. Não somos mais escravos, mas filhos, herdeiros emancipados.

Graças à bondade de Deus, ele nos enviou seu Filho e somos adotados como filhos. Para aqueles que se assustam com a expressão “filho adotivo”, esclarecemos que Deus é de natureza divina, nós somos de natureza humana. Só Jesus é da mesma natureza divina do Pai, ou seja, Jesus é Deus e assumiu uma segunda natureza: a humana. Nós somos “filhos adotivos”, quer dizer, continuamos com nossa natureza humana, mas Deus nos acolhe como filhos e herdeiros dos bens celestes.

A prova de tudo isso é que Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que nos ensina a dirigir-nos ao Pai de um modo carinhoso, como as criancinhas se dirigiam ao seu pai, no tempo de Jesus: “Abba” significa paizinho ou papai.

 Deus salva! Diante do anúncio do anjo, os pastores se apressaram a ir a Belém, para ver o acontecimento que o Senhor lhes revelara. Diante da manifestação de Deus, a primeira atitude é a pressa. Pressa de constatar as maravilhas de Deus, pressa de anunciá-las (cf. 1,39). Não somos muito lentos diante das maravilhas de Deus?

Deus se manifeste primeiramente aos pastores. São pobres, marginalizados e tinham fama de desordeiros. O que Deus quer nos ensinar com esta atitude? Quem são os preferidos do Reino para Jesus? A classe média, os ricos ou os pobres e miseráveis? Os que têm saúde ou os pecadores?

O sinal de Deus anunciado no v. 12 é agora contemplado: um bebê igual aos bebês que os pastores estavam acostumados a ver no meio deles. Além do bebê, Maria e José, e provavelmente mais algumas pessoas. Este é o sinal de Deus, o grande sinal! Os pastores perceberam além das aparências.

Que lição de fé para nós, do Séc. XXI, que estamos negando até as aparências! De fato, quantos negam que um embrião é uma pessoa, que uma criança tem direito de viver! Quantos milhões de abortos por ano, num mundo que acolheu o Filho de Deus?

Os pastores pobres e marginalizados, os preferidos de Deus têm muitas coisas a nos ensinar. Reconheceram no bebê, não apenas a imagem e semelhança de Deus, mas o próprio Deus Salvador. Depois disso, tornaram-se anunciadores, evangelizadores, todos se maravilharam com as maravilhas de Deus, e eles voltaram glorificando a Deus.

Maria fazia do seu coração e da sua mente uma lente da percepção e do discernimento. Ela enxerga longe, enxerga claro, percebe a presença de Deus nos fatos obscuros da vida; é isto que chamamos “fé”. Conservar no coração significa interpretar a ação de Deus nos acontecimentos obscuros da vida.

 “Deram-lhe o nome de Jesus”. O nome é a identidade da pessoa, indica sua missão. O que significa Jesus? Significa “Deus Salva”. Jesus é, portanto, Deus no meio de nós para nos salvar. Se você não encontrou um significado no seu nome, procure achar o significado de seu batismo.

 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS