Juventudes Vocacional
26/10/2021 Ecclesia Edição 3941 Sínodalidade e Seminários
F/ Ecclesia
"O presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios (CEVM) sustentou que a “renovação do rosto da Igreja”, que passará por ser “mais sinodal e menos clerical” segundo os desafios do Papa, deve implicar os seminários."

“Este caminho de futuro pode começar a ser preparado nos seminários, mas vai precisar do compromisso de todos os cristãos. Aos presbíteros, os novos tempos vão exigir uma melhor formação em ordem ao cumprimento mais autêntico daquilo que lhes é específico: presidir, anunciar, santificar”, escreve D. António Augusto Azevedo na mensagem para a Semana dos Seminários 2021.

O presidente da CEVM explica que uma Igreja “mais sinodal e menos clerical” será menos assente ou dependente da figura do presbítero, será o de uma comunidade cristã “em que se articulam os ministérios do presbítero, do diácono e dos leigos”.

A Igreja Católica em Portugal vai celebrar sua a Semana anual dos Seminários de 31 de outubro a 7 de novembro, com o tema ‘para estarem com Ele e para os enviar a proclamar’, inspirado numa passagem do Evangelho de São Marcos.

António Augusto Azevedo, bispo de Vila Real, assinala que esta semana é oportuna para “reconhecer” que os seminários são instituições marcantes em cada diocese, são lugares que “evocam memórias únicas, momentos e vivências inesquecíveis” do percurso pessoal e da história das Igrejas locais.

“É, sobretudo ocasião para tomar consciência da realidade atual, que, em alguns casos, não deixa de ser preocupante, dado o reduzido número de alunos. Diga-se, porém, que esta situação não é nova, mas tem sido constante nas últimas décadas”, acrescenta.

Neste contexto, o presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios destaca também “sinais promissores” e tendências que “alimentam a esperança”, como a percentagem “cada vez maior” de candidatos ao seminário provenientes de “novos meios sociais e culturais e com percursos pessoais diversificados”, que é um sinal “digno de referência”.

Na mensagem ‘Seminário: estar com Cristo para ser enviado’, D. António Augusto Azevedo indica que o seminário é “uma comunidade formativa”, onde cada membro tem a possibilidade de “estar com Cristo e de O seguir como discípulo”, experimentando a familiaridade com a sua pessoa e “aprofundando o conhecimento da sua palavra”.

O bispo diocesano refere que o seminário “sempre teve, e continua a ter”, um papel determinante no modo de ser presbítero em cada diocese, mas não esquece, nem diminui a importância da família ou da comunidade cristã, do meio escolar, do grupo de amigos, dos movimentos e outras realidades eclesiais, e a “influência crescente” do digital.

Para o responsável católico, é “indispensável” que todos os que fazem parte do seminário sintam “a comunhão, a atenção e o carinho de toda a comunidade diocesana”.

A Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios publicou online diversos materiais para a vivência da Semana de Oração pelos Seminários, como uma oração, a catequese com os adolescentes ‘Levanta-te… Há um convite para ti’, mistérios do Rosário e uma vigília de adoração.

CB/OC

Fonte: Ecclesia

Leia também:
Dia Nacional do Leigo 2021
Que o sonho de Deus brilhe para nós

MOBON, a busca da animação bíblica

Papa João Paulo I, milagre reconhecido

CEBs e Sinodalidade

Assembleia Eclesial: um sopro do Espírito

Assembleia Eclesial, uma novidade...

Lançamento da SIREPAM

Domingo do Palavra

Risco de instrumentalização do Cristianismo
Migração e povos indígenas

Poesia: o teu olhar

A vida não é mercadoria...

Redação: "Pátria Madrasta Vil"

O risco de instrumentalização do Cristianismo

Missão, Palavra, Serviço e Cuidado com a Criação

Manual Oficial para o Sínodo Bispos

Material para a V Jornada Mundial dos pobres

Ousadia para inculturar a fé e a espiritualidade
Trazer a verdade do que acontece

Na força da Eucaristia: XVII Capítulo Geral Sacramentino

Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador em primeira mão.
 

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS