Destaques Em cima da hora
Compartilhe esta notícia:
30/09/2022 Dione Afonso | PUC Minas Edição 3951 Seu voto, uma extensão do seu ser
F/ Pixabay
"Estamos diante de um pleito eleitoral que muitos o chamam de um campo de guerra, infelizmente. Por que atingiu esse nível? O seu voto é extensão do que você é. E, por isso, torna-se relevante você se perguntar: por quem você está votando?"

Não me considero um jornalista, mesmo quando alguns me qualificam como tal. Enquanto formador de opinião, acredito que não dizer algo agora pode se comparar à omissão ou apatia ou ainda à traição.

Estamos diante de um pleito eleitoral que muitos o chamam de um campo de guerra, infelizmente. Por que atingiu esse nível? O seu voto é extensão do que você é. E, por isso, torna-se relevante você se perguntar: por quem você está votando?

Se você vota pela ecologia, pela Amazônia, pela saúde básica, por segurança pública, por políticas públicas para a juventude, pela cultura, pelo livro, pelo ENEM, pela educação.

Se você vota pensando nos quase 700 mil mortos, vítimas da Covid-19, pelos mais de 30 milhões de brasileiros que passam fome no país, pelos mais de 240 mil estudantes que tiveram que abandonar a escola por falta de condições; pelos desempregados que colocam o Brasil em 5° lugar no ranking mundial.

Seu voto mostra que sua ação pela paz, sua opção pelo pobre, pequeno e vulnerável, sua abertura para o diferente e seu respeito e Ética pelo próximo são valores que habitam em você e fazem parte do que você é e vive. O voto é pessoal, sim. Mas ele não é um ato isolado. Votar é dar ao outro a chance de viver.

Sim! Eu escolhi não me omitir e nem ser indiferente neste momento. Um cidadão brasileiro consciente (e jornalista) é alguém que tem empatia e ética em suas ações e eu tenho os dois.

Leia também:
Dia das eleições - Dom Paulo Peixoto
Eleições, como manter a coerência entre a fé cristã e o voto
Emilce Cuda: A Economia de Francisco já está em andamento...

Sinodalidade e missão: onde estão os jovens?

Latino-americanos da Economia de Francisco

Manifestação do ser

Uso dos bens

"Demos passos para que a Igreja possa dar passos"

Economia de Francisco e Clara: uma resposta a partir dos territórios

"Ser a expressão da misericórdia e do amor do Papa com os pobres"

Enfrentamento ao tráfico de pessoas

Grito dos excluídos: Deus nos ouve...

Tempo de sonhar, política para o bem comum

Seguir Jesus no caminho de sua missão

Catedra universitária Dom Cláudio Hummes

Camapanha eleitoral 2022

Só irmão, só...?

Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS