Roteiros Pastorais Roteiros Catequéticos
Compartilhe esta notícia:
16/09/2019 Ir. Mª Martha Johanning, Sirlei Maria Cichelero Edição 3915 Ser fiel - 22/09 ROTEIROS CATEQUÉTICOS
F/FANO
"O discípulo de Jesus defende e vive a verdade e a partilha. Ele é capaz de renunciar ao que possui para ser fiel ao projeto de vida para todos."
  1. Ser fiel

 

Objetivo: Perceber que a honestidade deve começar pelas pequenas coisas da vida.

Material: Bíblia (colocar numa mesa com toalhas, flores e velas).

 

1 – Ver (a realidade)

- Dinâmica: Contar a seguinte piada: Joãozinho, na escola: - Professora... - Que é Joãozinho? Eu queria falar uma coisa muito importante do meu pai... - E o que tem seu pai? - Sei não... Ele disse que, se eu tirar zero de novo, "alguém" vai levar uma surra e eu não queria assustar a senhora... Questionar a atitude de Joãozinho (sinceridade, fidelidade ao estudo, reconhecer o seu erro, desviar a verdade).

 

- Experiência de Vida: Contar a estória: Castor Dentuço.

Vendo o sofrimento dos seus amiguinhos da floresta, com o calor que fazia, o castor Dentuço resolveu fazer-lhes uma surpresa. Pediu algumas pedrinhas do quintal do Coelho Preguiçoso, palha do galinheiro de D. Galinha, flores do jardim da Gatinha Cheirosa e a pá do Esquilo Dominó. Todos perguntaram insistindo: O que vai fazer? Queriam saber tudo. O Castor Dentuço quase ficou zangado: Esperem até o momento exato. Finalmente, depois de alguns dias de trabalho incessante, o Castor Dentuço convidou-os a irem conhecer o "segredo", construíra uma grande piscina, utilizando a pá, a palha, as flores, as pedras e a água do rio de sua propriedade. Todos se alegraram. Dali em diante iam ter momentos felizes, de união e de paz, graças ao amor, ao trabalho e à humildade do Castor Dentuço.

Comentar: Dentuço foi fiel aos seus amigos e a ele próprio, conservando o grande segredo. Por isso conseguiu a grande felicidade para todos.

 

2 – Iluminar (Ensinamentos de Jesus)

- Canto de aclamação:

- Leitura: Lucas 16, 1-13 (ler com expressão)

Perguntar:

  1. a) Em que devemos ser fiéis? Por quê?
  2. b) Quais os dois senhores que não podem juntos merecer nossa fidelidade?
  3. c) O que acontece com quem é fiel nas pequenas coisas?

 

Para refletir: Jesus quer que sejamos capazes de realizar algo para o bem da comunidade. Isso exige de nós decisão, sinceridade e fidelidade. O acúmulo exagerado de riqueza quase sempre é sinal de roubo e prejudica os outros. O que sobra para quem acumula, está faltando para os outros. A pessoa fiel é de confiança, Jesus confia o seu projeto do Reino de Deus a nós e quer que estejamos abertos à partilha. O discípulo de Jesus defende e vive a verdade e a partilha. Ele é capaz de renunciar ao que possui para ser fiel ao projeto de vida para todos.

 

Guardar no coração: "Quem é fiel nas coisas pequenas também será nas grandes".

 

3 – Celebrar

- Oração: Formar um círculo, colocar a mão sobre a sua Bíblia e repetir: Querido Jesus, / quero ser fiel e sincero, / quero seguir seu projeto de vida, / fique sempre comigo com sua força, / assim eu posso seguir o caminho de justiça. / Quero viver a fraternidade e a partilha.

 

4 – Agir

- Compromisso: Lembrar de se perguntar antes de dormir: Em que fui fiel a Jesus durante este dia? Em que eu posso melhorar?

 

- Final: Terminar o encontro com um canto alegre.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS