Destaques Em cima da hora
Compartilhe esta notícia:
07/12/2020 Ana Maria de Sena; Laiza Dutra; Lucimere Leão Edição 3931 São José de Brumadinho celebra o compromisso de preservar a vida
F/ Arq. Mariana
"Atentos, vigilantes e se organizando, a Comunidade de Fé de São José de Brumadinho vive seu advento, nesta pandemia, cerceados pela Vale, vencendo o isolamento e o medo, confiantes de que Deus os conduz e que São José fica!"

Neste segundo Domingo do Advento, 6 de dezembro, às 9h, a Comunidade de Fé de São José de Brumadinho, em Barão de Cocais, se reuniu ao redor da Mesa da Palavra e do Pão, para celebrar o compromisso de preservar a vida, a história e a unidade do povo que reside na região.

Uma missa foi presidida por Dom Vicente Ferreira, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, referencial da CNBB para o tema da Ecologia Integral, e concelebrada pelo padre Antônio Silva, mais conhecido por Nequinho, padre João Batista (Diocese de Caratinga), Diácono Geraldo Evangelista (Diocese de Itabira- Coronel Fabriciano).

A celebração contou com a presença de membros da Comissão de Meio Ambiente da Província de Mariana, da Comissão Pastoral da Terra, da Caritas Diocesana de Itabira Coronel/Fabriciano, da Caritas Brasileira Regional Minas, da Rede Igreja e Mineração, do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) e do Fórum Permanente em Defesa da Bacia do Rio Doce.

Preocupação na comunidade

No dia 18 de novembro a Vale anunciou a elevação do nível de emergência para 02 da Barragem Norte Laranjeiras localizada na comunidade de Brumadinho (Barão de Cocais), planejando a evacuação de 10 famílias que residem na zona de auto salvamento. Este anúncio tem causado desespero nas famílias diretamente atingidas e em toda a comunidade de Fé da região, pois dentro da Zona de Auto Salvamento está localizado o Santuário de São José de Brumadinho, onde há o relato de um milagre em 1742.

O santuário recebe mensalmente muitos devotos que vêm expressar a sua fé e agradecer as graças alcançadas por intermédio de São José. Para melhor se organizar, a Comunidade de São José do Brumadinho elegeu uma Comissão de Fé, luta e resistência pela permanência do Santuário no seu território de origem, confiantes numa Igreja ao lado do povo.

O comparecimento dos moradores da localidade e de toda região, foi celebrado como sinal profético de resistência, ressaltou Dom Vicente na missa. Padre Nequinho assumiu junto com as comunidades a permanência do Santuário neste território em Defesa da Vida.

Atentos, vigilantes e se organizando, a Comunidade de Fé de São José de Brumadinho vive seu advento, nesta pandemia, cerceados pela Vale, vencendo o isolamento e o medo, confiantes de que Deus os conduz e que São José fica!

No final da celebração, Dom Vicente provocou a comunidade:

“Onde queremos São José? Eu não ouvi, onde queremos São José?

E o povo: Aqui! Aqui!

Eu não ouvi, onde nós queremos São José?

Aqui, Aqui!

Viva São José de Brumadinho!

Viva São Jose de Brumadinho!”

Colaborou: Ana Maria de Sena- Comunicadora Caritas- Diocese de Itabira Coronel Fabriciano.

Laiza Dutra (CPT, comissão do meio ambiente)

Lucimere Leão (Caritas, comissão do meio ambiente)

 Fonte Arquidiocese de Mariana

Leia também:
Os Ricos e a solidão
Em defesa das populações ameaçadas

Pela unidade dos cristãos
Dom e profetismo
Sementes de um mundo novo
Piracema: força de vida e esperança
Os warao e a Fratelli Tutti

Missionário Incansável

O Som da cor e as sementes da coragem

Tornamo-nos aquilo que escolhemos, para o bem ou o mal

Existem padres na Amazônia?
“Nossa vida está sempre por um fio”
Consciência negra com D. José Maria Pires
Contra o racismo, a favor da vida para todos

 Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador em primeira mão.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS