Formação Espiritualidade
Compartilhe esta notícia:
27/10/2021 Pe. Euclides Ernesto Campos, SDN Edição 3941 Sacramentinos: missionários do Reino inspirados em Maria Reflexão nascida no contexto do XVII Capítulo Geral SDN
f/ Arquivo SDN
"Para o nosso fundador Nossa Senhora é modelo de vida espiritual, a serva especial do Senhor, aquela que nos apresenta Jesus, a salvação para a humanidade: a Maria Virgem de Belém, dos Reis Magos e a Maria Virgem do Calvário... é, de fato, nossa mãe e mestra de vida espiritual."

“Deve ser um distintivo de nossa humilde Congregação um amor apaixonado pelo Santíssimo Sacramento (...)”. É assim uma de muitas outras preces oracionais que fazem parte da tradição sacramentina recebida de nosso Pai Fundador Pe. Júlio Maria de Lombaerde.

Somos filhos espirituais

Nós como Sacramentinos de Nossa Senhora trazemos esse sinal. Esse é o nosso modo de orar e todo modo verdadeiro, autêntico de orar é também o modo de crer - “Lex Orandi, Lex Credendi” (o que rezamos revela o que cremos) – grande adágio da tradição da Igreja Santa e Católica. Oramos porque temos necessidade de falar com Deus; oramos porque essa é uma expressão do desejo de nosso fundador que foi quem compôs estes Louvores numa expressão forte de amor, e de seu Coração missionário.

Esta Fé transbordava do seu coração de missionário e de sacerdote. Somos filhos espirituais do Pe. Júlio Maria, e também esta seja a expressão de nosso Ser. O missionário belga, naturalizado brasileiro, diga-se de passagem, enviado em missão junto com outros confrades para as terras de missão no Brasil no ano de 1912. Ele chegou no Recife, passou por Natal, região norte do país na Cidade de Macapá, e de volta em seu itinerário voltou ao Sudeste – Minas Gerais – onde terminou sua carreira de pastor e missionário ardoroso. Seu itinerário missionário é um apelo a todos nós. Fazer da vida um caminho da missão. 

O padre Júlio Maria foi pai e fundador de três Congregações religiosas para a Igreja de Cristo: duas Congregações femininas e uma outra Congregação de padres e irmãos missionários. A nossa Congregação masculina nasceu nas terras mineiras de Manhumirim – cidade do antigo Rio Pirapitinga e campos de lavoura de café. Foi a cidade oferecida ao nosso fundador pelo primeiro bispo de Caratinga-MG, Dom Carloto Fernades  da Silva Távora (1863-1933) e aceita de prontidão.

Padre Júlio Maria nos contagiou a todos com os seus compromissos com o Reino dos Céus, um arauto do Evangelho cristão, um servidor dos pobres, um apóstolo de Maria e da Eucaristia. Para o nosso fundador Nossa Senhora é modelo de vida espiritual, a serva especial do Senhor, aquela que nos apresenta Jesus, a salvação para a humanidade: a Maria Virgem de Belém, dos Reis Magos e a Maria Virgem do Calvário. Nossa Senhora, nossa Mãe, a Santíssima Virgem é, de fato, nossa mãe e mestra de vida espiritual.

Missionários do Reino

Isto nos ensina a ser missionários do Reino de Deus a modo mariano, Marial. Também são estes arroubos de emoção e de fé verdadeiras que nos fazem mover com disposição ao caminho da missão de Cristo e da Igreja. De fato, esta espiritualidade cultivada e vivida pelo nosso Fundador se torna um caminho espiritual válido e eficaz para nossa missão hoje. Amor à Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo foi isto que viveu e fez o nosso Pai na fé; amor abrasado pela graça divina que o fez um homem profícuo e frutuoso em seu ministério na Igreja e em seu Serviço a todos os que conhecerem a sua vida e tradição.

Clamamos com fé a Deus por toda nossa Congregação dos Missionários que sai recentemente de seu XVII Capítulo Geral realizado na cidade de Manhumirim, pedimos a proteção constante e bençãos de Maria Virgem, a mãe da Eucaristia sobre nossos anseios de sermos “eucaristizados e eucaristizantes” para a vida do mundo. E para os apelos da Igreja hoje.      

Leia também:
Encontro da Rede CLAMOR
Papa nomeia Pe. Joel Bispo auxiliar de BH

Dia Nacional do Leigo 2021

Que o sonho de Deus brilhe para nós

MOBON, a busca da animação bíblica

Papa João Paulo I, milagre reconhecido

CEBs e Sinodalidade

Assembleia Eclesial: um sopro do Espírito

Assembleia Eclesial, uma novidade...

Lançamento da SIREPAM

Domingo do Palavra

Risco de instrumentalização do Cristianismo
Migração e povos indígenas

Poesia: o teu olhar

A vida não é mercadoria...

Redação: "Pátria Madrasta Vil"

O risco de instrumentalização do Cristianismo

Missão, Palavra, Serviço e Cuidado com a Criação

Manual Oficial para o Sínodo Bispos

Material para a V Jornada Mundial dos pobres

Ousadia para inculturar a fé e a espiritualidade
Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador em primeira mão. 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS