Roteiros Pastorais Roteiros Catequéticos
Compartilhe esta notícia:
27/03/2019 Fonte: Secretariado diocesano de catequese – Santarém [Com adaptações] Edição 3908 Rito para apresentação das crianças da primeira comunhão
Fano
"Senhor Jesus, que estais no meio de nós, fazei crescer nestas crianças sentimentos de encanto, de alegria e de reconhecimento pelo grande dom da Eucaristia; sentimentos de fé e de adoração."

1. Introdução

1.1. As sugestões pastorais que apresentamos destinam-se às crianças que, frequentando a catequese, se preparam para participar plenamente na Eucaristia. Trata-se de uma proposta que prepara, de forma simples e experimental, a celebração da Primeira Comunhão.

1.2. O breve rito inspira-se no Ritual da Iniciação Cristã dos Adultos

1.3. Pretende-se que a criança perceba que está em processo de iniciação cristã, se reconheça como parte da comunidade e sobretudo tome consciência do sacramento que vai receber.

1.4. Desejamos que as palavras e os gestos correspondam à situação e necessidade espiritual das nossas crianças.

1.5. Este rito terá de ser adaptado nas comunidades que têm grande número de crianças em preparação para a Primeira Comunhão.

1.6. Os párocos analisarão as possíveis adaptações bem como o tempo oportuno da celebração. Em colaboração com os catequistas, deverão estudar o acolhimento das crianças, dos pais e padrinhos e a disposição dos seus lugares.

1.7. Importa, sobretudo, que as palavras e os gestos tenham beleza e dignidade.

 

2. Admissão das crianças à comunhão

2.1. As crianças que se apresentam para receber este sacramento são acompanhadas pelos pais e padrinhos de batismo e pelo catequista. Poderão ser acolhidas, antes da celebração, pelo  celebrante ou pela assembleia com uma palavra, canto ou gesto.

2.2. Depois da homilia, o catequista apresenta as crianças que se preparam para ser admitidas à Primeira Comunhão.

Catequista: “Querido Padre, apresento-lhe as crianças que desejam participar plena e  conscientemente na Eucaristia.” O catequista diz o nome de cada criança e ela aproxima-se,  do celebrante, com os seus pais e padrinhos

Celebrante: O que vocês desejam da Igreja neste dia, em especial?

Catequizandos: Quero receber Jesus em minha vida e em meu coração

Celebrante: Queres comungar Jesus, o Pão da Vida, pela primeira vez?

Catequizandos: Sim, quero.

Celebrante: E porque o queres fazer?

Catequizandos: Porque quero ser mais amigo de Jesus e desejo crescer na fé.

Celebrante: Caros amigos, Vós já acreditais em Jesus e quereis preparar-vos para recebê-Lo pela primeira vez na Eucaristia. Pela Eucaristia unir-vos-eis mais a Jesus Cristo e amá-Lo-eis de todo o coração. É com grande alegria que aceitamos os vossos propósitos.  Vou agora perguntar aos vossos pais e padrinhos se eles estão dispostos a acompanhar-vos e a guiar-vos para Cristo.

Celebrante: Caríssimos pais e padrinhos: Os vossos filhos desejam continuar a preparar

-se para a sua primeira Comunhão. Estais dispostos a ajudá-los cada vez mais na sua adesão a Cristo?

Pais e Padrinhos: Sim, estou.

Celebrante: E Vós, comunidade, sabeis que estas crianças precisam de ser ajudadas pela nossa fé para aprofundarem a vida cristã. Pergunto-vos pois, a vós, que sois seus amigos e companheiros: estais dispostos a ajudá-los neste seu caminhar para Jesus Cristo?

Pais e Padrinhos: Sim, estou.

Celebrante: Senhor Jesus, que estais no meio de nós, fazei crescer nestas crianças sentimentos de encanto, de alegria e de reconhecimento pelo grande dom da Eucaristia; sentimentos de fé e de adoração na Tua presença permanente. E permiti que, alimentadas pelo Pão da Vida, elas se deixem transformar cada vez mais por Vós, que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo.

 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS