Variedades Extras
30/09/2019 VATICAN NEWS Edição Rede Eclesial Ecológica Mesoamericana (REEMAM) Cooperação solidária, o impacto e a visibilidade das ações em favor da ecologia integral.
F/ Vatican News
"A Rede Eclesial Ecológica Mesoamericana (REEMAM) pretende articular, nos processos de pastoral em conjunto, iniciativas eclesiais que cuidam da Casa Comum em seu corredor biológico que interconecta sete países: México, Honduras, Nicarágua, El Salvador, Guatemala, Costa Rica e Panamá."

 

 

Cidade do Vaticano

O presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), dom Héctor Miguel Cabrejos Vidarte, envia uma mensagem de vídeo aos participantes do encontro, programado de 29 de setembro a 3 de outubro, em Cidade do México, para a criação da Rede Eclesial Ecológica Mesoamericana (REEMAM). 

A Rede Eclesial Ecológica Mesoamericana deverá ter três aspectos importantes: transnacionalidade, eclesialidade e compromisso com a proteção da vida. Essas são as principais características a fim de unir esforços para proteger os direitos fundamentais daqueles que vivem no corredor biológico mesoamericano. O encontro reunirá os bispos dessa região.

Segue o texto da videomensagem de dom Miguel Cabrejos.

Estimados irmãos e irmãs,

participantes do encontro de fundação da Rede Eclesial Ecológica Mesoamericana (REEMAM).

Desejo enviar-lhes, através deste meio, uma saudação especial e minhas felicitações pela criação da Rede nesse encontro.

A Rede Eclesial Ecológica Mesoamericana, como a REPAM, pretende articular, nos processos de pastoral em conjunto, iniciativas eclesiais que cuidam da Casa Comum em seu corredor biológico que interconecta os sete países: México, Honduras, Nicarágua, El Salvador, Guatemala, Costa Rica e Panamá.

Laudato Sì nos recorda que “tudo está relacionado”. Por essa razão, a conectividade dos povos originários ancestrais, com bosques e água, na estrutura ecológica principal dessa parte do continente, a necessidade de agir juntos diante das mudanças climáticas, a consciência de partilhar riquezas comuns na biodiversidade e na tradição cultural e ao mesmo tempo enfrentar os graves problemas ambientais comuns, respalda a iniciativa de transcender as fronteiras e, como Igreja em saída, propiciar uma cultura do encontro nessa porção da Casa Comum.

O processo de criação da Rede Eclesial Ecológica Mesoamericana é incentivado pelo CELAM, pelo Secretariado Latino-americano e Caribenho da Caritas (SELACC) e pela equipe local da Caritas América Central-México (CAMEX). Desejo-lhe o que há de melhor em seu trabalho e o nosso apoio.

A REEMAM busca justiça, legalidade, promoção e tutela dos direitos humanos, a cooperação entre igrejas e instituições públicas em vários níveis, como prevenção de conflitos, o estudo e difusão da informação, o desenvolvimento humano integral, e o uso responsável e sustentável dos recursos naturais.

Procura também a cooperação solidária, o impacto e a visibilidade das ações em favor da ecologia integral.

Acompanho vocês com minhas orações e invoco o Deus Criador para que os ilumine e os encha de bênçãos.

Paz e bem

Fonte: Vatican News

Veja video

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS