Variedades Extras
Compartilhe esta notícia:
01/06/2021 CNBB Edição 3937 Recém Criado Regional Leste III elege sua diretoria
F/ CNBB
"A criação do regional Leste 3, composto pela arquidiocese de Vitória e as dioceses de Cachoeiro do Itapemirim, Colatina e São Mateus, foi ratificada durante a 58ª Assembleia Geral da CNBB, em abril deste ano."

O regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio do Conselho Episcopal Regional (Conser), reuniu-se e realizou no dia 25 de maio a eleição de sua presidência para o triênio (2021-2023). O encontro ocorreu no Centro de Treinamento Dom João Batista, em Vitória (ES).

A presidência do regional Leste 3 ficou assim constituída:

Presidente: Dom Dario Campos, arcebispo de Vitória (ES);

Vice-presidente: Dom Paulo Bosi Dal’Bó, bispo de São Mateus (ES);

Secretário: Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo de Cachoeiro de Itapemirim (ES);

Secretário Executivo: Padre Roberto Marcelino de Oliveira.

Eleita e empossada, a nova presidência exercerá seu trabalho por um período de três anos, ou seja, de 25 de maio de 2021 a 24 de junho de 2023.

O presidente do regional Leste 3, dom Dario Campos, afirmou que “o sentimento é de serviço e disposição junto com os irmãos das demais Dioceses”. Já o vice-presidente, dom Paulo Bosi Dal’Bó, salientou que é chegada a hora “do novo jeito de ser Igreja e do novo jeito de ser regional, sendo uma grande oportunidade para que se dê maior visibilidade à beleza e à riqueza que temos na Igreja capixaba”.

Durante o encontro, os bispos e coordenadores de pastoral também concluíram a leitura e aprovação do regimento interno; a previsão mensal de despesas; definiram a data da próxima reunião e outros assuntos importantes para que o processo de estruturação aconteça de forma organizada.

O próximo passo da equipe será o de organizar as Comissões Episcopais de Pastoral que devem ser formadas por padres, leigos, diáconos, religiosos e religiosas.

O regional

A criação do regional Leste 3, composto pela arquidiocese de Vitória e as dioceses de Cachoeiro do Itapemirim, Colatina e São Mateus, foi ratificada durante a 58ª Assembleia Geral da CNBB, em abril deste ano.

A proposta para criação do regional Leste 3 teve início em 2019 e foi pauta da reunião do Conselho Pastoral do regional Leste 2 e submetida e aprovada pelo Conselho Permanente da CNBB em 2020.

A criação do regional Leste 3 tem por objetivos a colegialidade da ação comum, o estudo e aplicação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil; favorecer a construção de uma pastoral orgânica, a partir das características das Comunidades Eclesiais de Base, com os organismos de comunhão, marca evangelizadora da Igreja capixaba; coordenar as atividades em sintonia com a CNBB e a Santa Sé; e animar a dimensão social da evangelização a partir da realidade capixaba.

No projeto de criação, os bispos afirmam que estão conscientes de que o regional Leste 3 será o menor da CNBB, mas reafirmam a certeza de que a Igreja no Estado do Espírito Santo tem um modo peculiar, por isso sentiram a necessidade de tratar as questões regionais que impactam diretamente a ação evangelizadora nesse território.

Entre as oportunidades e forças vislumbradas com a criação do novo regional, o projeto aponta ainda o favorecimento para a criação de novas dioceses, a otimização das formações com o encurtamento de distâncias, melhor organização entre as coordenações de pastorais e movimento, a redução de custos etc.

Fonte: CNBB

Leia também:
O Sínodo requer paciência
Colômbia em chamas...
Carta do CELAM ao Papa Francisco

Sinodalidade: um processo construído aos poucos

Alegria e tristeza

O Espirito age a partir de baixo: o Sínodo
Mensagem dos Bispos do CELAM ao povo de Deus
Carta aberta dos bispos da Amazônia

O vírus da corrupção

CELAM busca estrutura mais adequeda

Uma Igreja mais missionária e evangelizadora

CELAM - Promoção do discipulado e da consciência missionária

Novas relações no seio da Igreja

Pessoas ou tijolos: o que importa mais

Crise na Colômbia: manifesto dos teólogos

Maria e o Espírito Santo

Parturientes do Novo - I Congresso de Teologia Pastoral

Sinodalidade, diálogo, discernimento

Desafio contínuo de trabalhar a humanização


Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador em primeira mão.
  

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS