Variedades Símbolos
12/07/2020 Antônio Carlos Santini Edição 3926 POMBA - Símbolos da Bíblia (2)
F/ Agua viva
"A pomba voltou para Noé ao entardecer, e eis que ela trazia, no bico, um ramo novo de oliveira! (Gn 8,11) "

SÍMBOLOS DA BÍBLIA - POMBA

 

 No Evangelho de São Mateus, no exato instante em que Jesus era batizado no Jordão, João Batista viu que os céus se abriam e, na forma visível de uma POMBA, o Espírito de Deus descia sobre Jesus.

São Justino interpreta o batismo do Senhor como uma repetição do dilúvio: Cristo é o novo Noé, iniciando nova humanidade. A pomba de Gn 8 seria, pois, a figura antecipada do Espírito Santo. O mesmo Espírito que participa da criação e da regeneração do homem. Habitante dos ares e com movimento próprio, a pomba é um dos símbolos dinâmicos do Espírito divino, ao lado do fogo, do vento, da água, do azeite que escorre na unção.

Algumas telas que representam o batismo de Jesus mostram uma ave negra que foge diante da chegada da pomba. Sem dúvida, uma referência ao dilúvio, quando o corvo voltou sem nenhum sinal de vida.

Hoje, a pomba é a logomarca universal da paz. Antes, porém, de assumir este valor simbólico, a pomba já aparece, ao fim do dilúvio, como o anúncio do desarmamento de Deus, que se decide a firmar uma aliança definitiva com a humanidade (cf. Gn 9,9-11). Não admira que algumas passagens do Antigo Testamento tragam a figura da pomba como imagem de Israel, povo de Deus (cf. Sl 68[67],14; Os 7,11).

Vale notar a maneira diferente como agiu Jesus, ao purificar o Templo e expulsar cambistas e animais com um chicote improvisado, mas tratando os vendedores de pombas com especial deferência (cf. Jo 2,15-16). Tinham sido as pequenas pombas a “oferenda dos pobres” por ocasião da apresentação de Jesus no Templo (cf. Lc 2,24). Sacrificadas em lugar do primogênito, eram o preço de seu resgate.

Os arrulhos da pomba inspiraram os poetas em seu lirismo amoroso. Mesmo o salmista suspira, desejando ter “asas de pomba” para voar e encontrar refúgio no Senhor. No Cântico dos Cânticos, os primitivos autores cristãos viram a imagem da alma que o Esposo procura na noite. A iconografia cristã desenhou a pomba em cálices, paramentos e vitrais.

Enfim, o próprio Jesus recorreu à imagem da pomba para nos aconselhar a simplicidade. (ACS)

Alguns textos bíblicos: Lv 5,7; Sl 55[54],7; Sl 74[73],19; Ct 2,14; 6,9; Is 59,11; Mt 10,16; Jo 1,31.

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS