Variedades Família Julimariana
Compartilhe esta notícia:
15/10/2019 Ir. Tarcísia de Oliveira, SNS Edição 3916 Peregrinação a Casa Mãe das Irmãs Sacramentinas
F/ Sacramentinas de Nossa Senhora
F/ Sacramentinas de Nossa Senhora
"A Visão Sacramentina é uma obra de grande valor pintada na parede da Capela do Seminário! Realmente, o Fundador era um homem esperançoso. Desejava uma multidão de religiosas/os nas suas Congregações. "

Peregrinação a Casa Mãe das Irmãs Sacramentinas

Irmã Tarcísia de Oliveira, SNS.

 

Celebrando os 90 Anos de história da Congregação das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora, a Congregação programou visitas a Casa Mãe, em Manhumirim, MG, lugar de sua fundação. Entrevistada por Lurdinha, funcionária da Casa Madre Beatriz, Irmã Tarcísia sintetiza de forma bela, simples e profunda, o que vivenciou.

 

Lurdinha: Irmã Tarcísia, por que esta volta a Casa Mãe em Peregrinação?

Esta peregrinação faz parte das Comemorações dos 90 Anos de Fundação de nossa Congregação. Outras motivações também nos impulsionaram: Rever, celebrar e agradecer a Deus o início de nossa formação à Vida Religiosa Consagrada. A Casa Mãe tem um lugar privilegiado em nosso coração. As Irmãs foram organizadas em grupos, conforme as distâncias das residências. Sentimo-nos felizes! A programação nos levou a rezar, contemplar tudo.

 

Lurdinha: Valeu a pena realizar esta peregrinação?

Valeu! Esta volta às fontes é salutar, entusiasma, aquece o coração e nos aproxima de Deus. Já podemos pensar numa próxima volta a Manhumirim. Deus sabe e quer. Mesmo com 96 anos, espero esta desejada oportunidade!

 

Lurdinha: Pessoalmente, como a senhora se sentiu?

Louvo a Deus não só por voltar a Casa Mãe, mas, por rever todas as obras realizadas pelo Fundador Padre Júlio Maria De Lombaerde. Suas construções constituem um grande patrimônio de arte. Dá prazer contemplá-las! Como é bom perceber o esforço das Irmãs e dos Padres em conservá-las!

Madre Beatriz Frambach, nossa Cofundadora, desenvolveu grande sensibilidade para com a natureza e as obras construídas. Deixou para nós este testemunho de amar e valorizar tudo.

Como estão bonitos os jardins do Colégio Santa Terezinha! Flores e folhagens por todos os lados! Esta natureza bonita educa o sentimento das crianças e jovens que ali estudam.

Pedagogicamente, o Colégio está atualizado. Todas/os trabalham com amor. O Carisma da Congregação vai se alargando. Nossas Constituições dizem que devemos nos dedicar às crianças e aos jovens, transmitindo-lhes uma educação que forme o coração e alimenta a inteligência. É assim que expresso a minha volta a Casa Mãe.

 

Lurdinha: O que me diz do Hospital Padre Júlio Maria, do Santuário e do Seminário?

Com muita alegria lhe digo: O Hospital está bem aparelhado, os doentes bem assistidos, as Irmãs e as Equipes trabalham com dedicação e o acolhimento é muito eficiente. O atendimento aos pobres é prioritário.  O Santuário Bom Jesus é um grande monumento religioso! As obras artísticas são de grande valor religioso e cultural. Nosso Missionário Padre Júlio Maria procurou representar por meio de cenas bíblicas, o Carisma Sacramentino ao longo do Santuário. Com Maria, Mulher Eucarística, ao lado do Sacrário, completou toda a espiritualidade Sacramentina.

Destacam-se no Santuário os restos mortais do Fundador, dentro de uma urna dignamente preparada. O futuro vai se tornar presente dentro deste Santuário. Ele será Centro de Romarias. Confiemos no Senhor! Do Seminário Apostólico, destaco o Memorial, o quarto do Fundador e a pintura da Visão Sacramentina, riquezas de história. A Visão Sacramentina é uma obra de grande valor pintada na parede da Capela do Seminário! Realmente, o Fundador era um homem esperançoso. Desejava uma multidão de religiosas/os nas suas Congregações.

 

Lurdinha: Irmã Tarcísia, uma palavra final sobre esta experiência de Peregrinação.

Esta Peregrinação abriu caminho para outras que virão! Nosso coração, cheio de esperança já se prepara para outros grandes acontecimentos. Agradeço a Coordenação Geral que planejou tudo. Considero um momento de graça!  Meu muito obrigado às Irmãs da Casa mãe e a Equipe Educativa do Colégio Santa Terezinha. Estas duas Comunidades nos receberam com muito carinho, alegria, surpresas... Gratidão!

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS