Variedades Pastoral Familiar
Compartilhe esta notícia:
29/12/2019 Pe. Jacob, MSF. Edição 3919 Percepção sincronizada
F/ Unsplash
"Também não se coloca vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem"

Nem sempre temos a sensibilidade necessária para perceber, não apenas os sinais do Reino, mas, sobretudo, o seu acontecer diário. Por vezes, como os discípulos de João Batista, ainda não estamos suficientemente afinados com as coisas de Deus. Ficamos bem mais preocupados com as aparências e exterioridades que com o essencial.

Os discípulos do Batista, mais que bem intencionados, aproximaram-se de Jesus e Lhe perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os Teus discípulos não?” Mt 9,14. Eles, em vez de perceberem Jesus, e Nele, a grande manifestação do Reino e se alegrarem com a Sua presença, estavam mais preocupados com coisinhas como o jejum.

 

Aguçar a percepção

Disse-lhes Jesus, certamente, não sem certa surpresa: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles?” Mt 9,15. Com certeza, eles ficaram devendo. Com certeza, ainda não tinham a percepção suficiente para descobrirem o alcance dessa colocação do Nazareno.

Por isso mesmo, o Mestre tenta aguçar a sua perspicácia ao revelar-lhes: “Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão” Mt 9,15. Talvez, nem mesmo assim, tenham chegado ao que Jesus deles estava esperando.

O Nazareno, então, aproveita a oportunidade para ajudá-los a perceberem que algo novo e bem distinto estava acontecendo: “Ninguém coloca remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda” Mt 9,16.

Para melhor ainda ressaltar a mensagem, o Mestre aduz: “Também não se coloca vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem” Mt 9,17.

Jesus queria que os Seus seguidores estivessem muito conscientes de que o Primeiro Testamento já pertencia ao passado. Contudo, desejava que todos tivessem a clareza necessária para perceberem que o Reino de Deus estava chegando. Na verdade, ele já estava presente. Por isso mesmo, acrescenta que “vinho novo se coloca em odres novos, e assim os dois se conservam” Mt 9,17.

 

Especial para sacerdotes.

Enquanto Jesus estava mostrando a presença do Reino e a atuação de Deus na vida do povo, os judeus estavam mais preocupados com práticas religiosas tradicionais como o jejum. Mesmo que a história e a tradição, bem como as práticas religiosas em geral, possuem seus valores, convém cultivar uma sensibilidade mais acurada para percebermos o que existe de mais importante nos valores do Reino. Estes estão presentes no dia a dia. Se assim não agirmos, corremos o risco de reduzir, até mesmo a Eucaristia, a uma mera prática religiosa. Corremos assim o risco de estarmos apenas colocando remendo novo em pano velho.

Ainda hoje esta mensagem é por demais importante e significativa. Quantas vezes perdemos tempo em discussões inúteis e estéreis. Em vez de tentarmos aprofundar o que, de fato, interessa em evangelização, ficamos discutindo este ou aquele vocábulo e criando obstáculos à verdadeira atuação do Espírito Santo. Com isso, estaremos colocando remendo novo em pano velho..

 

 

Sugestão para o Diálogo Diário:

- Encaro as mudanças, especialmente na Liturgia e na Catequese, como oportunidades para uma verdadeira atualização do Reino?

- Como me sinto? O que penso? O que faço? Como estão minhas Necessidades e o que proponho fazer para melhorar?

 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS