Destaques Atualidade
Compartilhe esta notícia:
13/01/2022 Luis Miguel Modino - Regional Norte 1 Edição 3944 Pastoral Ticuna transfronteiriça, avançar numa Igreja com rosto amazônico
F/ By L M Modino
"Assumiram compromissos: celebrar de forma inculturada todo Domingo; fazer catequese e rezar o terço toda semana; cuidar melhor da natureza (ecologia); cuidar dos jovens formando grupos e lutando juntos contra o alcoolismo; continuar a preparar e enviar mais missionários/as ticuna para ajudar as comunidades e Paróquias mais enfraquecidas; rezar mais pelas vocações e organizar melhor a pastoral vocacional ticuna."

O Sínodo para a Amazônia ajudou a Igreja da região a tomar consciência da necessidade de acompanhar a vida dos povos que habitam em países diferentes. O Documento Final, no número 13 afirma que “territórios de circulação indígena tradicional, separados por fronteiras nacionais e internacionais, exigem uma pastoral transfronteiriça capaz de compreender o direito à livre circulação destes povos”.

Essa pastoral transfronteiriça tem sido um empenho na Diocese do Alto Solimões. A paróquia de Belém do Solimões, que acompanha o povo ticuna, vem dando passos para fazer realidade uma Igreja intercultural. De 4 a 8 de janeiro de 2022, 204 ticunas de 27 comunidades, que fazem parte do Vicariato Apostólico de Leticia (Colômbia) e da Diocese do Alto Solimões, se reuniram para participar do 2º Encontro Geral da Pastoral Ticuna, coordenado pelos Frades Menores Capuchinhos, e as Missionárias da Imaculada e os Missionários de Guadalupe.

O encontro aconteceu na paróquia São Francisco de Assis, comunidade de Belém do Solimões, dentro da Terra Indígena EWARE. Nele participaram Ministros da Palavra, Catequistas, Agentes do Dízimo, Jovens, coordenadores, Missionários, Caciques, tanto homens quanto mulheres.

Ao longo de 5 dias, tem sido um momento de partilhas, escutas dos desafios de cada comunidade, trabalhos em grupo, e formações em torno a 4 pilares: Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária. Ao longo do encontro foi valorizada a língua e cultura ticuna, com instrumentos musicais indígenas, celebrações, terço e louvores todo dia. O encontro também refletiu sobre o Sínodo 2021-2023, que tem como tema “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”, sendo encaminhado tudo o que foi refletido aos bispos da Dioceses do Alto Solimões, Dom Adolfo Zon, do Vicariato Apostólico de Leticia, Dom José de Jesús Quintero Díaz e ao Papa Francisco.

No final do encontro, as comunidades presentes assumiram compromissos para viver neste 2022, entre outros: celebrar de forma inculturada todo Domingo; fazer catequese e rezar o terço toda semana; cuidar melhor da natureza (ecologia); cuidar dos jovens formando grupos e lutando juntos contra o alcoolismo; continuar a preparar e enviar mais missionários/as ticuna para ajudar as comunidades e Paróquias mais enfraquecidas; rezar mais pelas vocações e organizar melhor a pastoral vocacional ticuna.

Buscando uma melhor articulação e se fortalecer como povo ticuna católico em nível diocesano e transfronteiriço, foi planejado e aprovado um calendário pastoral para 2022, onde serão realizadas formações bíblicas para os Ministérios e Sacramentos como também encontros em prol da ecologia, da cultura e da luta contra os problemas juvenis (o alcoolismo, a violência e o suicídio...) educando para a feliz sobriedade.

A grande participação tem sido motivo de alegria para os organizadores do encontro, que tem vivido este momento como uma grande celebração. Uma oportunidade para amadurecer uma Igreja com rosto indígena e missionário, um desafio e uma dificuldade, mas que aos poucos vai dando passos que ajudam a torna realidade uma das propostas do Sínodo para a Amazônia.  

 Leia também:
SOS, o planeta em crise
1. Superar o ambientalismo
2. Adotar uma nova Cosmologia

3. Ter uma nova visão do mundo
As mulheres na Igreja e o diaconato feminino

Reconstruir a vida e a sociedade com saúde para todos

Para a Paz em 2022

Sinodalidade e Missão da Igreja

Espírito Renovado

22 missinários mortos em 2021

Solidariedade aos atingidos pelas enchentes

Senso Moral na pós-verdade

Jesus x Papai Noel: uma reflexão necessária

Desmond Tuto: um grade guerreiro da justiça

Sexualidade e amor conjugalIncômoda mensagem de natal
Bendito o fruto do teu ventre...

Ecos e perspectivas da Assembleia Eclesial

A dor do suicídio
Enfrentamento ao tráfico humano

Assembleia Eclesial, grande avanço

Os bispos devem comportar-se como os fiéis
Assembleia Eclesial: Esperança entre luzes e sombras

Sinodalidade: envolver todos os sujeitos
Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador em primeira mão.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS