Formação Família
14/02/2020 Pe. Sebastião Sant’Ana Silva, SDN Edição 3920 Pastoral Familiar e suas ricas propostas para 2020
F/ Facebook Pastoral Familiar
"A Pastoral Familiar tem procurado viver uma grande sintonia com a caminhada da Igreja no Brasil"

 

 

Promovido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), realizou-se em Belo Horizonte, de 8 a 10/11/2019, o III Encontro Nacional de Formação. O evento reuniu, no "Centro de Acolhimento São José", das Irs. Franciscanas Alcantarinas, coordenadores e assessores, nacionais e regionais. Éramos casais, religiosos (as), padres e bispos.

O tema – “Família, uma Casa em construção” – foi desdobrado e aprofundado sob diversos aspectos por competentes convidados. Pe. Rafael Solano – doutor em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma –, abordou e clareou diversos aspectos da Teologia Moral e Familiar. Os psicólogos do Instituto "Busca de Sentido" (de São José dos Campos-SP) – Yamara Parcelli e o casal Élisson e Edvane Santos, especialistas em Psicologia e Logoterapia Aplicada – enriqueceram o encontro com sua experiência profissional.

 

CF 2020 : Fraternidade e defesa da vida e as Diretrizes Gerais

A Pastoral Familiar tem procurado viver uma grande sintonia com a caminhada da Igreja no Brasil. As atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE 2019–2023) propõem que nossas famílias – uma casa sempre em construção – sejam edificadas e sustentadas sobre os pilares da PALAVRA, PÃO, CARIDADE E AÇÃO MISSIONÁRIA. Por esse motivo a Comissão Nacional (CNPF) sugere que as atuais Diretrizes sejam estudadas e aprofundadas em todos os grupos da Pastoral Familiar semeados pelo Brasil.

Da mesma forma, a Campanha da Fraternidade 2020 – cujo tema é “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34) –, seja assumida com entusiasmo contagiante pelos agentes da Pastoral Familiar. Materiais já disponíveis – Texto-base, Manual, Vídeos diversos etc. – nos convidam a sermos uma pastoral samaritana e atualizarmos os "pilares": viu, sentiu e cuidou. A vida está em jogo.

 

X Simpósio e XII Peregrinação Nacional das Famílias

Entre os eventos de destaque da Pastoral Familiar para 2020 estão o X Simpósio e a XII Peregrinação Nacional ao Santuário de Aparecida, SP. A Peregrinação nasceu da proposta de Dom Orlando Brandes, então arcebispo de Londrina-PR e presidente da CNPF, lançada no XII Congresso Nacional (5–7/09/2008, Rio de Janeiro). O objetivo da Peregrinação era dar maior visibilidade ao trabalho da Pastoral Familiar.

Iniciada com entusiasmo em 2009, à Peregrinação se somou, a partir de 2011, o Simpósio Nacional da Pastoral Familiar. O X Simpósio Nacional e a XII Peregrinação (23 e 24/05/20) serão precedidos pelo Encontro dos bispos e assessores (22/05), em Aparecida.

“Família e Educação” é o tema do X Simpósio e XII Peregrinação, a ser trabalhado por Dom Joel Portela, secretário da CNBB. Especialistas, como Dra. Ma. Inês C. Muller e outros, abordarão aspectos do tema central. A Missa oficial da XII Peregrinação será às 8h, domingo (24), na Basílica, e transmitida pela TV Aparecida.

 

Em agosto, Semana Nacional da Família e as Vocações

Ao comunicar esta rica agenda de eventos programados para a Pastoral Familiar em 2020, o secretário executivo da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, padre Crispim Guimarães, confirmou a já tradicional Semana Nacional da Família, celebrada em agosto. Neste ano, o tema – “Família e Vocações”será trabalhado pelo subsídio Hora da Família em edição especial. Por que edição especial?

Eis mais uma novidade: Pe. Crispim comunicou que em 2020 o Hora da Família terá edição mensal, com o foco na “Família, Casa da Palavra”.  O subsídio, produzido por uma equipe composta de 3 padres e 7 casais, tem em vista a reflexão semanal sobre as Diretrizes Gerais (DGAE 2019–2023). A reflexão será iluminada pelo Evangelho de cada domingo.

O Hora da Família mensal não quer concorrer com os subsídios diocesanos ou paroquiais já existentes, mas visa sobretudo ajudar as comunidades que não dispõem de semelhante material.   

 

XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar

Dom Wilson Tadeu Jonk, SCJ, arcebispo de Florianópolis, presidiu a primeira de 3 missas do encontro em Belo Horizonte. Aproveitou o momento para reforçar o convite já feito a todos pelo casal Coordenador Nacional – os catarinenses Luiz e Katia Stolf – para participarem do XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar, de 04 a 06/09/2020, em Florianópolis. Terá como tema “Amor Familiar: vocação e caminho de santidade” e como lema "Se não tivesse amor nada seria" (1Cor 13,2).

O Congresso Nacional reúne, a cada três anos, bispos, assessores, coordenadores de pastoral, movimentos e serviços familiares para refletir e planejar a evangelização da família. A 16a. edição oferecerá palestras, mesas redondas, painéis e testemunhos, com participação de bispos, sacerdotes e especialistas na área familiar. Florianópolis espera e acolhe os congressistas de braços abertos.

Como as vagas são limitadas, faça logo sua inscrição pelo site: http://congressopastoralfamiliar.org.br

 

Eventos e projetos futuros em favor da vida e da família

Com a ajuda dos membros da Comissão Episcopal Vida e Família da CNBB – Dom Armando Gutiérrez (Bispo de Bacabal, MA) e Dom Bruno Eliseu Versari (Bispo de Campo Mourão, PR) – padre Crispim Guimarães comunicou aos participantes do Encontro a vasta agenda de eventos previstos para 2020.

São cursos diversos como Projeto Esperança e Promoção e Defesa da Vida, reuniões de equipe de produção de subsídios e de coordenação, encontros de movimentos familiares e da Pastoral Familiar, Semana Nacional da Vida etc.

O secretário executivo da Comissão Nacional enumerou uma série de "projetos futuros" que poderão ser assumidos em parceria com outras pastorais e movimentos. Dom Bruno reforçou a proposta. "Repliquem esta formação com pessoas qualificadas; seus conteúdos são pertinentes e acessíveis" – finalizou o Pe. Crispim.

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS