Destaques Em cima da hora
27/10/2021 Arquidiocese BH Edição 3941 Papa nomeia Pe. Joel bispo auxiliar da Arquidiocese de BH
F/ Arquidioce de BH
"A nomeação de monsenhor Joel Maria dos Santos para o ministério de bispo auxiliar na Arquidiocese de Belo Horizonte muito contribuirá com a nossa missão de Proclamar a Palavra de Deus, na rede de comunidade de fé de nossa amada Arquidiocese – mais de 1500 comunidades, em 28 municípios, em uma população de mais de 5 milhões de habitantes."

O monsenhor Joel Maria dos Santos foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte pelo Papa Francisco. O anúncio da nomeação ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 27 de outubro. O arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, agradeceu ao Papa Francisco e manifestou a sua alegria com a nomeação: Um dom para a nossa amada Arquidiocese de Belo Horizonte, em seu ano jubilar Centenário, na vivência do caminho sinodal convocado por nosso Santo Padre.

Filho de Noraldino Maria dos Santos e Luiza Izabel dos Santos, monsenhor Joel nasceu em 8 de fevereiro de 1966, em Belo Horizonte (MG). Possui formação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas e Teologia pelo instituto Dom João Resende Costa da mesma universidade, onde também cursou  Psicologia. Possui especializações lato sensu em Teologia Pastoral, Ciências da Religião e Hermenêutica Bíblica, todas pela PUC Minas.

Foi ordenado Diácono em 15 de maio de 1993 e  Presbítero no dia 14 de maio de 1994. É vigário episcopal para Ação Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte e pároco solidário da Paróquia Santíssima Trindade, bairro Gutierrez.

 

Eis a mensagem especial de dom Walmor sobre a nomeação

Amado irmão, amada irmã,

Saúde e paz

Quero, de modo muito especial, expressar a minha união e gratidão ao amado Papa Francisco,  ao acolher hoje,  com especial alegria, a nomeação de monsenhor Joel Maria dos Santos como mais um bispo auxiliar na Arquidiocese de Belo Horizonte. Um dom para a nossa amada Arquidiocese de Belo Horizonte, em seu ano jubilar Centenário, na vivência do caminho sinodal convocado por nosso Santo Padre – o Papa Francisco.

A nomeação de monsenhor Joel Maria dos Santos para o ministério de bispo auxiliar na Arquidiocese de Belo Horizonte muito contribuirá com a nossa missão de Proclamar a Palavra de Deus, na rede de comunidade de fé de nossa amada Arquidiocese –  mais de 1500 comunidades, em 28 municípios, em uma população de mais de 5 milhões de habitantes.

Nossa gratidão, reverência e profunda comunhão com o amado Papa Francisco. O Povo de Deus na Arquidiocese de Belo Horizonte, também agradecido ao “sim” do monsenhor Joel Maria dos Santos, o recebe com muita alegria, em comunhão com o seu ministério. Um tempo bonito para a Igreja ao viver o caminho sinodal, em meio a desafios enormes da vida humana, do nosso tempo e da nossa sociedade brasileira, esse irmão dá o seu “sim” para proclamarmos a Palavra de Deus, juntos, e anunciarmos o Reino, o Reino de Deus, para marcar a sociedade com o “sabor do Evangelho”.

Com apreço, reverência e na alegria de crer em Jesus Cristo, caminhemos juntos, fortalecendo sempre mais a nossa amada Arquidiocese de Belo Horizonte, na condição de servidores da vida, da verdade, promovendo a justiça e defendendo os direitos. Um grande abraço na alegria deste dia e desta singular experiência para todos nós. Deus abençoe o monsenhor Joel Maria dos Santos, seus familiares, especialmente o seu papai, muito enfermo, o senhor Noraldinho, e nós possamos caminhar juntos na alegria do serviço. Deus abençoe todos. O nosso caminho seja fecundo. Grande abraço, na alegria deste anúncio tão importante para a vida de nossa Igreja, para a vida de monsenhor Joel Maria dos Santos, para a vida do amado Povo de Deus. A Mãe da Piedade nos proteja, nos acompanhe e nos inspire neste caminho.

Fonte: Arquidiocese de BH

Leia também:
Dia Nacional do Leigo 2021
Que o sonho de Deus brilhe para nós

MOBON, a busca da animação bíblica

Papa João Paulo I, milagre reconhecido

CEBs e Sinodalidade

Assembleia Eclesial: um sopro do Espírito

Assembleia Eclesial, uma novidade...

Lançamento da SIREPAM

Domingo do Palavra

Risco de instrumentalização do Cristianismo
Migração e povos indígenas

Poesia: o teu olhar

A vida não é mercadoria...

Redação: "Pátria Madrasta Vil"

O risco de instrumentalização do Cristianismo

Missão, Palavra, Serviço e Cuidado com a Criação

Manual Oficial para o Sínodo Bispos

Material para a V Jornada Mundial dos pobres

Ousadia para inculturar a fé e a espiritualidade
Trazer a verdade do que acontece

Na força da Eucaristia: XVII Capítulo Geral Sacramentino

Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador em primeira mão.
 

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS