Formação Leigos
Compartilhe esta notícia:
07/01/2019 Padre Serginho* Edição 3908 Papa Francisco e a Igreja mais leiga Convite...
Papa com uma família
laityfamilylife.va
"Nosso pensamento se volta para os leigos, à família e à vida, a quem desejamos oferecer sustento e ajuda para que sejam testemunhas ativas do Evangelho."

Que sejamos capazes de ampliar horizontes, dilatar corações e transformar estruturas…

A família do Encontro Matrimonial está em festa. No dia 6 de outubro deste ano, o papa Francisco nomeou 25 membros e 26 consultores para o Dicastério de Leigos Família e Vida. Dentre os membros, está o casal Daniel e Shelley EE, de Singapura – Indonésia, atual Casal internacional do Encontro Matrimonial Mundial.

Durante séculos, nas questões administrativas e pastorais, os papas contaram com a assessoria de bispos e cardeais mais próximos, ou através de Consistórios, Sínodos e Concílios. Com o tempo sentiu-se a necessidade de organizar organismos que, de forma permanente, provessem as diversas necessidades. 

O Dicastério

Com a Constituição Apostólica Immensa aeterni Dei, de 22 de Janeiro de 1538, o papa Sisto V, deu à Cúria Romana a sua configuração formal, instituindo um conjunto de 15 Dicastérios (Secretarias). Desde então, diversas reformulações foram feitas. Após o Concílio Vaticano II, o papa Paulo VI, empreendeu reformas, com a Constituição Apostólica Regimini Ecclesiae universae a 15 de Agosto de 1967. Por sua vez, o papa João Paulo II, implementou nova reforma, através do decreto Pastor Bonus, de 28 de junho de 1988, ressaltando que "no exercício do poder supremo, pleno e imediato sobre a Igreja universal, o Romano Pontífice serve-se dos Dicastérios da Cúria Romana, que, por isso, trabalham em seu nome e com a sua autoridade, para bem das Igrejas e em serviço dos sagrados pastores" (Pastor Bonus, § 7).

Leigos, a Família e a Vida

Francisco, desde sua nomeação, vem implementando reformas. O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, foi criado por ele com a carta apostólica de 15 de agosto de 2016, na forma de Motu proprio (de próprio punho), Sedula Mater. Este Dicastério agrupou as competências e funções do Pontifício Conselho para a Família e do Pontifício Conselho para os Leigos.

Em sua Carta Apostólica, Francisco explica: “Providenciamos solicitamente para que os Dicastérios da Cúria Romana, estejam sintonizados com as situações do nosso tempo e se adaptem às necessidades da Igreja Universal. Particularmente, nosso pensamento se volta para os leigos, à família e à vida, a quem desejamos oferecer sustento e ajuda para que sejam testemunhas ativas do Evangelho no nosso tempo e expressão da bondade do Redentor”.

Ao convidar o casal Daniel e Shelley EE, entendemos que o papa Francisco nos convida a todos do EMM de um modo particular, a nos engajarmos colaborando nessa missão de ser “testemunhas ativas do Evangelho” através do nosso carisma de relacionamento.

* Pe Sérgio Henrique Garcia de Braga Mello - EED São Luís.

 

 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS