Destaques Em cima da hora
22/09/2021 Mauro Passos Edição 3940 Pablo Richard – Peregrino da Palavra Mensagem da Presidência do CEHILA
F/ Amerindia
"Eu pelejei uma boa peleja, acabei a minha carreira, guardei a fé. (2 Tim 4, 7)"

A vida é feita de sonhos, surpresas, lutas, relações e encontros. A palavra “comunidade” era o elo entre Pablo Richard e a causa dos pobres. Teólogo da “palavra” – teve a experiência de Deus na vida, na simplicidade, no bom humor, na fé. Sua obra foi um movimento de entrega à causa do Reino de Deus na oração e no trabalho com os pobres, na atividade intelectual e nas lutas sociais. Não se emudeceu, depois do golpe do ditador Pinochet, no Chile, pois foi um lançador de ideias na América Latina. Nunca parou de ser cristão – pelejou a boa peleja. A busca da verdade teológica para Pablo Richard está na vida. No silêncio que se escuta, aprende e pensa.
Foi membro da Comissão de Estudos de História da Igreja na América Latina (CEHILA). Em nosso grupo, foi o estímulo alegre, o espírito lúcido, o “aguilhão” que não se deixa acomodar. Todos aprendemos com ele.
A geografia de sua obra é vasta – teologia, história, bíblia, pastoral. Com esperança, ele conclui seu livro – O movimento de Jesus depois da ressurreição: uma interpretação libertadora dos Atos dos Apóstolos – afirmando: “Agora, nós temos a palavra a fim de reconstruirmos os Atos dos Apóstolos no terceiro milênio”. Seu sonho? Mais que isso: o caminho do Evangelho – refundar a Igreja a partir das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e de outros espaços: comunitários, espirituais e intelectuais.
Combater o bom combate é dispor das coisas com o ardor da juventude; é reverenciar nelas o brilho da origem como faz a flor, cuja pujança ostenta a beleza que renasce de uma fonte que não seca. Assim, o justo, frente ao Outro, louva, engrandece e liberta, “pois Deus não fez a morte, não lhe dá prazer a perda dos vivos” (Sab 1, 13).
Amigo e teólogo Pablo, sua contribuição para a construção do Reino de Deus foi singular. Agora, tocado pela ternura do amor de Deus, viva a festa do seu olhar. Descanse na sombra do amor de Deus.

Mauro Passos
Presidente do CEHILA

Leia também:
Manual Oficial para o Sínodo Bispos
Material para a V Jornada Mundial dos pobres

Ousadia para inculturar a fé e a espiritualidade
Trazer a verdade do que acontece

Pablo Richard: Força espiritual da Palavra de Deus

Somos um em Cristo Jesus

Na força da Eucaristia: XVII Capítulo Geral Sacramentino

Migrantes e refugiados: eu não, nós

Nós decidimos como tratar refugiados

Setembro mês da Bíblia

Parlamentares católicos na busca do diálogo

Sete anos da REPAM - Rede Eclesial Pan-Amazônica

Não ao Marco Temporal

Mensagem conjunta para o cuidado com a criação

Inauguração de centro médico indígena

Um país onde todos possam se sentir à vontade

Sínodo 2023: lugar de comunhão, não de confronto

50 anos do Mês da Bíblia

Memória de Casaldáliga e desinvestimento em mineração

Campanha 'Solidariedade e Missão'

Vida humana e divina

Casaldáliga: Místico e profeta


Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador em primeira mão.
 

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS