Formação Juventude
25/05/2020 Frt. Dione Afonso, SDN Edição 3924 Os jovens estão nas lives
F/ Pixabay
"Isolar-se e evitar o máximo de contato com outras pessoas. Sair ás ruas somente o necessário."

Frt. Dione Afonso, SDN / dafonsohp@outlook.com

 Vivemos tempos de difícil. Nós estamos experimentando um momento que jamais imaginaríamos viver. A pandemia do COVID-19 forçou-nos a nos recolocar em nossas vidas e a lutar, juntos, contra um vírus letal que está destruindo nossa humanidade. Neste período que se iniciou no fim de fevereiro aqui no Brasil, recebemos orientações de nos mantermos em nossas casas. Evitar aglomerações, reuniões e celebrações em público. Em casa, cuidar dos mais frágeis como crianças e idosos. Isolar-se e evitar o máximo de contato com outras pessoas. Sair ás ruas somente o necessário. As igrejas de portas fechadas. Missas e adorações passam a ser transmitidas pelos Meios de Comunicação Social. Catequeses, grupos de jovens, atendimento às confissões, casamentos... foram suspensos por tempo indeterminado.

 Criativos em novas formas de proximidade

O Papa Francisco não tem medido esforços para estar junto de nós nesse momento de dor e de isolamento social. Ele quer estar o mais perto que ele puder. Numa de suas homilias em Santa Marta, ele nos pede que “neste tempo, pensemos em novas formas de proximidade” e, que deixemos que isso “seja suscitado pelo próprio Espírito Santo de Deus”, reza o pontífice.

O papa usa e dá credibilidade à nossa criatividade. Não demorou muito e ele se retirou na biblioteca do Vaticano, onde ele passou a transmitir através de seus canais de comunicação, a oração do Angelus, a Oração do Papa e suas intenções... Do outro lado da tela nós também acompanhamos com o coração sintonizado no canal da fé, no canal do Papa.

De diversos cantos do mundo, muitos jovens entraram ainda com mais presença nas Redes Sociais. Eles estão agora habitando as lives de cada dia. Grupos de jovens se reúnem através desses aplicativos. Artistas promovem shows de suas próprias casas. Tudo isso para que possamos estar ainda mais próximos. Agradecemos aos mais diversos jovens e seus grupos que se encontram quase todos os dias pelas Redes Sociais para partilharem a fé e refletirem a Palavra. Isso é belo da parte de vocês. Não é hora de se isolar nos quartos, mas é tempo de se unir com o próximo e usar os Meios de Comunicação ao nosso alcance para difundir cada vez mais o bem!

Não deixe de conferir o App do Papa voltado especialmente para a juventude. Se ainda não tem, não deixe de baixar para o seu celular o Click to Pray. Um canal em que o pontífice se conecta com você e você se une às orações de jovens de todo o mundo. O App foi lançado na celebração da última JMJ, e o interesse do papa era de criar laços cada vez mais próximos para que possamos nos unir na mesma fé. Bom! Não há um momento mais oportuno do que este, não é mesmo?

 Criativos no amor

Através de seu twitter, o papa também tem se mantido próximo de nós. Ele pede constantemente que, estando juntos, reunidos em família, possamos viver em harmonia aprendendo a superar a ansiedade desse tempo. Que saibamos desenvolver entre os nossos, “formas criativas de demonstrar amor com quem mais amamos”. Que “o Senhor ajude as famílias a descobrirem novas expressões de amor nesta situação, que é uma oportunidade para reencontrar os afetos na família com criatividade. Rezemos juntos para que as relações na família floresçam sempre para o bem”, [Twitter de 16 de março].

Esse é um momento oportuno, porque estamos em família para rezar juntos. Pense em quanto tempo faz que sua família não tinha essa oportunidade de todos estarem juntos.

“Se o permitirem” – afirma o papa – “gostaria de conversar com vocês por alguns instantes, neste período de dificuldades e de sofrimentos. Eu os imagino em suas famílias, enquanto vivem uma vida evitando ao máximo o contato. Mesmo isolados, o pensamento e o espírito podem ir longe com a criatividade do amor. Isto é necessário hoje: a criatividade do amor”.

A Rede Mundial de Oração do Papa, à qual são confiadas as intenções de oração, escolhem com quase um ano de antecedência os temas para cada mês. Mas em meio ao período de pandemia de coronavírus que estamos vivendo, a Rede lançou um vídeo extraordinário no dia 24 de março, em que o Papa pede para rezar pelos doentes e os que sofrem, e agradece também a “todos os homens e mulheres de boa vontade que rezam por este momento, todos unidos, sem distinção de tradição religiosa a que pertençam”.

 Tempo de nos manter em alerta

Não obstante, é preciso também estar sempre em alerta para os perigos e os vícios da internet. O Papa Francisco não deixa de nos alertar quanto ao mal-uso das Redes Sociais e ao uso excessivo. Agora, com um tempo propício para o ócio, é preciso manter relações saudáveis e de sincera fraternidade com os filhos, os irmãos, os pais, idosos, com toda a família reunida.

Rezar em casa, talvez, seja nesse momento, não uma chance, mas um tremendo desafio. Há quanto tempo não se fazia isso? E agora, somos “forçados” a sentar na mesma mesa e a partilhar a vida e a oração. Não se intimidem. Voltem para a mesa. Sejam criativos! Curtam juntos uma boa playlist seja no spotify ou seja naquele antigo aparelho de som que está na sala. Sintonizem numa mesma fé. Mesma esperança. Mesmo amor. Isso é ser criativos!

O “drama do vício”, segundo o papa, não se refere apenas à dependência de drogas, do álcool e cigarro, que continuam sendo as mais comuns na sociedade. Hoje, esse drama assume formas diferentes e novas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a OMS, o crescente uso de Internet, computadores, smartphones e outros dispositivos eletrônicos está associado não apenas a benefícios para usuários, mas também a casos documentados de uso excessivo, que podem levar a diferentes vícios com consequências negativas para a saúde.

 Partilhe sua experiência: você jovem, se seu grupo continua se reunindo pelas redes, fazendo suas lives, compartilhe com o O Lutador. Queremos estar cada vez mais próximos de vocês. Basta usar a #OLutadorJovem.

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS