Roteiros Pastorais Roteiros Catequéticos
06/06/2019 Ir. Martha e Sirlei Edição 3913 O que é mais importante na sua vida? 21/06/2019
F/ Fano
"Maria escolheu a melhor parte."
  1. O que é mais importante na sua vida? (21/06)

Objetivo: Descobrir que o mais importante na vida é viver o projeto de Jesus.

Material: Bíblia, canudinho para cada criança - imagem de Jesus.

 

1 – Ver (a realidade)

- Dinâmica: Cada criança recebe um canudinho. As crianças serão divididas em dois grupos que se colocarão em fila. Diante de cada fila, a uma distância de mais ou menos 5 metros marque um circulo no chão. Ao dar o sinal o primeiro da fila vai, coloca seu canudinho dentro do circulo, volta e toca no segundo da fila e vai para o final da fila. O que foi tocado vai, deixa seu canudinho dentro do círculo, volta e toca o seguinte. E assim, todos vão deixando seu canudinho indo para o final da fila. Quando chegar novamente a vez do primeiro, este vai ao círculo, pega todos os canudinhos e volta entregando um canudinho para cada colega. Nesse momento formarão no chão uma figura geométrica com os canudinhos de cada um.

Conversar sobre a dinâmica e refletir que só foi possível montar a figura geométrica com a colaboração de todos. Precisamos aprender a dar nossa parcela de contribuição. Se tirarmos um canudinho - faltará aquele "pedaço".

 

- Experiência de Vida: Convidar as crianças a dialogar sobre os serviços da comunidade. Falar sobre a alegria de servir a Deus na comunidade, destacar que os leigos tem compromissos particulares: são pessoas que trabalham, são casados, mães e continuam prestando serviços voluntários na comunidade e nas pastorais.

 

2 – Iluminar (Ensinamentos de Jesus)

- Canto de aclamação:

Leitura: Lucas 10,38-42

O (a) catequista lê o texto dando ênfase, lendo com boa pontuação.

 

Perguntar:

  1. a) Em casa de quem Jesus foi recebido?
  2. b) Como se chamavam as duas irmãs?
  3. c) O que fez Marta? E Maria?
  4. d) O que Marta falou para Jesus?
  5. e) O que Jesus respondeu?

 

Para refletir: Os cristãos devem preocupar-se em realizar as atividades, mas também abrir o coração para escutar Jesus na oração. É preciso fazer as coisas de modo novo. A Palavra de Jesus nos orienta o que e como fazer. Deus nos pediu que entramos em comunhão com Ele e com o seu projeto de vida. As ações saem como frutos deste contato com Deus. Assim o que é mais importante: Escutar a palavra ou realizar atividades? O importante é viver a espiritualidade, estar em sintonia com Cristo na oração e no serviço à comunidade. O trabalho voluntário sem finalidades interesseiras é o gesto de amor na participação do projeto de Jesus. Recebemos muitos dons de Deus. Prestar serviços à comunidade é uma manifestação de agradecimento a Deus.

 

Guardar no coração: "Maria escolheu a melhor parte."

 

3 – Celebrar

- Oração: Fazer um circulo, colocar no centro a Bíblia aberta e uma imagem de Jesus. Fazer alguns momentos de silêncio para escutar Jesus. Depois cada um expressa um agradecimento.

- Canto: "Eis-me aqui, Senhor (bis) Prá fazer tua vontade, prá viver do teu amor (bis).

 

4 – Agir

- Compromisso: Procurar fazer uma visita ao santíssimo e onde não houver, tirar um tempo para rezar um pouco na capela da comunidade.

- Final: Rezar o Pai Nosso e Ave Maria. Terminar o encontro com um canto alegre.

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS