Formação Juventude
Compartilhe esta notícia:
01/01/2018 Frt. Dione Afonso, SDN Edição 3915 O Homem de Aço e o Símbolo da Esperança JUVENTUDE [O papa Francisco, em suas diversas falas dirigidas aos jovens, confia a eles a virtude da esperança...
F/HeroisDaTeve
"Essa é a grande novidade que os produtores revelam: o ideal da esperança. O dom extraordinário que o Homem de Aço compartilha com toda a humanidade é a esperança, sobretudo a de salvação."

O HOMEM DE AÇO E O SÍMBOLO DA ESPERANÇA

Frt. Dione Afonso, SDN

Em 2013 o Diretor Zack Snyder trouxe para as telas do cinema o Homem de Aço [Man of Steel]. O Superman [Henry Cavill] é trazido de volta para o universo cinematográfico apresentando um Clark Kent mais próximo da natureza humana desmistificando aquela divindade afirmada pelos filmes anteriores.

Nessa produção encontramos um ideal de humanidade muito forte. Deparamo-nos com um Superman mais humano. Talvez, mais humano entre os próprios homens. Disposto a salvar a humanidade, mesmo que ele tivesse que inibir seus potenciais de “super-herói”. Clark Kent não era humano, mas sentia mais que um homem, e, nisso ensina-nos a ser mais humano mostrando a sua coragem de se sacrificar para salvar a humanidade.

É aqui que entra o símbolo da esperança que o Superman representa. Essa é a grande novidade que os produtores revelam: o ideal da esperança. O dom extraordinário que o Homem de Aço compartilha com toda a humanidade é a esperança, sobretudo a de salvação.

Clark Kent é do planeta Krypton. Destruído por rebeldes que lideraram um golpe contra seu verdadeiro pai, Jor-El [Russel Crowe]. Jor-El, ao perceber que, por conta da exploração dos recursos naturais do planeta Krypton, iria sucumbir. Ele tenta salvar seu filho Kal-El [o verdadeiro nome de Clark], enviando-o para a Terra, um planeta jovem e com um Sol cheio de energia vital. 33 anos depois, vivendo na Terra como filho de fazendeiros no Kansas, Clark, numa jornada para descobrir o propósito de sua existência, encontra-se com o seu passado. Jor-El era um homem de esperança e ele tinha a esperança de salvar seu mundo. Esperança que depositou em Kal-El, o “S”, que o Superman carrega no peito, em kryptoniano significa esperança. Ele é a chave para a salvação do mundo. Seu pai via em Krypton o que ninguém mais via. Agora, o Superman enxerga nos homens o que eles perderam de vista: a esperança. O mundo está sem esperança. Só respira vingança e morte.

Quando a Terra é ameaçada, Clark procura respostas para suas inquietações. Numa Igreja, ele recebe o seguinte conselho: “Clark, o primeiro passo deve ser dado somente na fé. E depois você decide se confia ou não”. E ele decide confiar nos homens.

Não seria esse primeiro passo que hoje nós precisamos dar? Ter fé, primeiramente de que podemos caminhar por um rumo diferente e contagiar os corações das pessoas com esse ideal da esperança que o Homem de Aço nos revelou. Papa Francisco, em suas diversas falas dirigidas aos jovens confia a eles a virtude da esperança: “É uma ajuda que eu peço a vocês, nos contagiar com a esperança juvenil, que está sempre disposta a conceder aos outros uma segunda chance”. O papa ainda afirma que “os corações dos jovens se sentem encorajados diante de grandes desafios”. Hoje, nós precisamos acreditar que no coração de cada jovem existe o potencial necessário para construir o mundo que tanto sonhamos. Em cada jovem, está cravado esse “S” de esperança no peito, e ele bate forte em busca de mudança, de lutar pra mudar uma realidade de dor e sofrimento. Hoje, realidade de corrupção, de falta de esperança, falta de perspectiva de futuro.

Que todos nós, sejamos portadores da esperança. Que não sejamos sementes do mal e da violência lançados no chão da nossa gente, plantada nos corações juvenis. “Temos fé que Jesus, com seu amor e misericórdia que permanecem para sempre, venceu o mal, venceu o pecado e a morte. Basta ir ao encontro Dele”, assim como Clark ousou ir... Estamos preparados pra dar esse passo?

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS