Formação Missão
Compartilhe esta notícia:
18/01/2022 VATICAN NEWS Edição 3944 O desejo de receber o Papa na Amazônia e nas Missões jesuíticas No encontro dos dois vice-presidentes da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, com o Papa falou-se de um possível a retorno de Francisco ao Brasil visitando dois extremos do país.
F/ Vatican News
"O desejo de ver o Papa novamente em solo brasileiro. Francisco, que fez sua primeira viagem internacional ao Brasil em 2013 por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, expressou o desejo de retornar ao país. Dom Mario e dom Jaime, convidaram o Pontífice a visitar regiões importantes e muito significativas do país: a Amazônia e as Missões Jesuíticas. "

Durante o encontro da vice-presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com o Papa Francisco, um convite especial para uma segunda visita do Santo Padre ao país. O arcebispo de Porto Alegre dom Jaime Spengler e o bispo de Roraima dom Mário Antônio da Silva, foram recebidos por Francisco nesta quinta-feira (13/01), em audiência privada no Vaticano. O presidente da CNBB, dom Walmor de Oliveira, não viajou devido à situação provocada pelas enchentes na Bahia e em Minas Gerais. Já o secretário-geral dom Joel Portella Amado, não participou do encontro por ter contraído Covid-19.

De acordo com os bispos entre os temas abordados no encontro, um deles foi o desejo de ver o Papa novamente em solo brasileiro. Francisco, que fez sua primeira viagem internacional ao Brasil em 2013 por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, expressou o desejo de retornar ao país. Dom Mario e dom Jaime, um do estado ao extremo norte e outro do extremo sul do Brasil, respectivamente, convidaram o Pontífice a visitar regiões importantes e muito significativas do país: a Amazônia e as Missões Jesuíticas. 

Amazônia

Dom Mário afirmou que o Papa Francisco tem a Amazônia no coração desde a V Conferência Geral dos Bispos da América Latina e Caribe, que ocorreu em 2007, em Aparecida (SP). Na época, o então cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio – hoje Papa Francisco – foi um dos relatores do ‘Documento de Aparecida’. Posteriormente, explica dom Mário, “escrevendo a [encíclica] ‘Laudato si', ele olhou para o mundo todo, para todo o planeta, mas com uma consideração muito específica à nossa querida Amazônia”, afirmou o bispo.

 

Para o bispo de Roraima, aos quatro sonhos abordados pelo Papa na encíclica – social, cultural, ecológico e eclesial –, pode-se acrescentar um quinto: esperar a visita de um Papa. “É um sonho que a gente não tem data, mas também já tem no coração e na oração”, disse. “Creio que o Papa Francisco não pensa diferente – acrescenta o bispo. Na sua grande vontade de não apenas ser presença e fazer história, mas conviver com a realidade do chão, das pessoas, das comunidades, da Amazônia, na Amazônia”.

Missões Jesuíticas

O Papa já expressou diversas vezes seu desejo de voltar ao Brasil. Em uma ocasião específica, ao voltar de uma viagem internacional – lembra dom Jaime Spengler –, o Santo Padre afirmou que gostaria de conhecer o Sul do país, em especial a região onde ocorreram as Missões Jesuíticas no Rio Grande do Sul. Tendo em vista essa possibilidade levantada por Francisco, o arcebispo da capital gaúcha, renovou o convite para que ele possa visitar o Estado

Dom Jaime, que é o primeiro vice-presidente da CNBB, disse que o Papa deixou a questão em aberto. Francisco teria lembrado que sua agenda para 2022 está repleta de compromissos e viagens internacionais, mas não descartou a possibilidade. “Podemos imaginar que tudo isso está um pouco no coração do Papa”, afirmou Spengler.

Na entrevista à Rádio Vaticano-Vatican News, o arcebispo definiu que a filosofia que orientou as missões jesuíticas naquela região, foi “algo extraordinário”. Além disso, dom Spengler levantou a possibilidade de uma possível visita “conjugada” do Papa ao Brasil: “certamente seria muito bonito uma visita a esta região [das Missões], talvez também à região Amazônica”. “Creio que no momento que nós vivemos, também em termos ecológicos, temos muito a aprender do que foram as reduções jesuíticas e qual era o objetivo destas mesmas reduções”, acrescenta dom Jaime.

Leia também:
Enchentes: ser uma presença humana e solidária
CNBB visita o Papa Francisco

Meu quintal, minha cesta

1. Superar o ambientalismo
2. Adotar uma nova Cosmologia
3. Uma nova visão do mundo
4. Uma nova visão de nós mesmos
5. Uma nova espiritualidade
6. Uma conversão ecológica

7. Praticar uma ecologia integral
Nasce a
 fundação Sacalabriniana
As mulheres na Igreja e o diaconato feminino
Reconstruir a vida e a sociedade com saúde para todos

Para a Paz em 2022

Sinodalidade e Missão da Igreja

Espírito Renovado

22 missinários mortos em 2021

Solidariedade aos atingidos pelas enchentes

Senso Moral na pós-verdade

Jesus x Papai Noel: uma reflexão necessária

Desmond Tuto: um grade guerreiro da justiça

Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador em primeira mão

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS