Destaques Igreja Hoje
18/06/2019 VATICAN NEWS Edição 3913 Novos Beatos

Igreja terá um novo beato brasileiro, Pe. Donizetti Tavares de Lima

 

Na audiência ao prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Cardeal Angelo Becciu, no sábado 6 de abril, o Papa Francisco reconheceu o milagre por intercessão do Venerável Servo de Deus Pe. Donizetti Tavares de Lima, que será beatificado, e as virtudes heroicas do Servo de Deus Frei Damião de Bozzano.

O sacerdote diocesano brasileiro nasceu em 3 de janeiro de 1882, em Cássia, MG. Filho de Tristão Tavares de Lima e de Francisca Cândida Tavares de Lima, teve 8 irmãos. Quando Donizetti tinha quatro anos de idade, sua família mudou-se para a cidade de Franca, SP onde fez o curso primário e foi aprendendo os rudimentos da música. Aos 15 anos de idade foi matriculado no curso preparatório do antigo Seminário Episcopal de São Paulo e, depois de três anos, cursou o colégio em Sorocaba, voltando em 1900 para o Seminário. No dia 12 de julho de 1908, foi ordenado sacerdote em Pouso Alegre, MG.

Foi pároco em Pouso Alegre, Jaguariúna, Vargem Grande do Sul e Tambaú, SP, aonde chegou no dia 12 de junho de 1926.

Trabalhou por 35 anos em Tambaú até o dia 16 de junho de 1961, quando faleceu aos 79 anos de idade por complicações cardíacas.

Padre Donizetti espalhou por Tambaú diversas obras sociais, dentre as quais a fundação do asilo São Vicente de Paulo e da Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Tambaú. Criou também a Congregação Mariana, a Irmandade das Filhas de Maria e o Círculo Operário Tambauense.

  

Frei Damião de Bozzano e as Santas Missões

Francisco também reconheceu as virtudes heroicas do Servo de Deus Frei Damião de Bozzano, no século Pio Giannotti, sacerdote professo da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Ele agora torna-se Venerável. O frade capuchinho nasceu em Bozzano, na Itália, em 5 de novembro de 1898, e morreu em Recife, no Brasil, em 31 maio de 1997.

Frei Damião chegou ao Brasil em 1931 e radicou-se em Recife. Dedicou-se às populações mais pobres do país e às Santas Missões durante os seus 66 anos de vida religiosa.

As Santas Missões eram um tempo forte de graça e conversão. A cidade parava para ouvir e celebrar a Palavra de Deus proclamada por Frei Damião. Durante a semana da Missão havia encontros específicos com homens, mulheres, jovens, catequeses para as crianças, visitas aos doentes e encarcerados.

A Missão começava geralmente na segunda-feira e encerrava-se no domingo com a procissão dos motoristas e a bênção dos automóveis pela manhã, e à noite, o grande sermão com os últimos conselhos do missionário.

Fonte principal: Vatican News

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS