Variedades Extras
Compartilhe esta notícia:
09/04/2020 Pe. Rodrigo Ferreira da Costa, SDN  Edição 3923 NOVA ÁREA MISSIONÁRIA SACRAMENTINA Pe. Geraldo Magela de Lima Mayrink, SDN  
Arquivo SDN
"A Igreja no Brasil “assume o compromisso de formar comunidades que vivam como Casa da Palavra, do Pão, da Caridade e da Ação Missionária..."

 

 PARÓQUIA SANTA LUZIA,  

A Paróquia Santa Luzia, situada no bairro Promorar, Teresina-PI, tem aproximadamente 15 mil famílias, subdivididas em 5 comunidades. A Paróquia foi criada em 12/12/2012, com o intuito de melhor atender aos desafios da evangelização, pois sendo uma realidade de periferia na qual a cidade cresce desordenadamente, aumenta a falta de emprego, de moradia, de saneamento, etc. acompanhado por um alto índice de violência e tráfico de drogas. 

A Paróquia Santa Luzia ainda antes de ser paróquia foi evangelizada pelos padres Fidei Donum da diocese de Verona – Itália, que deixaram uma grande marca missionária no coração dos paroquianos. Ainda hoje, eles são lembrados com muito carinho pela comunidade. Essa marca missionária pode ser vista pela participação dos féis nas celebrações, encontros e eventos paroquiais.

A Paróquia Santa Luzia é muito dinâmica em sua ação pastoral evangelizadora. Temos uma média de uns 25 grupos contando entre pastorais, movimentos e serviços, isso faz com que a paróquia viva uma intensa movimentação diária de reuniões, encontros de formação, retiros e celebrações. Temos também a presença das Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora (Salesianas), que acompanham e animam as comunidades e pastorais, sendo verdadeiras missionárias no meio do povo. Penso que o maior desafio pastoral será nos envolver e acompanhar todos esses grupos, pastorais, movimentos e serviços, a fim de que possam manter a comunhão paroquial em torno de um projeto comum.

Após ouvir cada grupo separadamente e perceber a necessidade de um projeto paroquial que esteja em sintonia com as Diretrizes da evangelização da Igreja no Brasil que “assume o compromisso de formar comunidades que vivam como Casa da Palavra, do Pão, da Caridade e da Ação Missionária” (DGAE, 2019-2023, n. 129), nós lançamos o nosso sonho de sermos uma PARÓQUIA REDE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS que se alimentam da PALAVRA e da EUCARISTIA, que vivam o testemunho alegre da CARIDADE e que saem apressadamente em MISSÃO a exemplo de Maria (cf. 1,39).

Estamos cientes de que serão muitos os desafios para sermos essa PARÓQUIA REDE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS, principalmente num contexto de cultura urbana, na qual predominam o individualismo, o indiferentismo, a violência e a exclusão. É preciso coragem e ousadia para fazermos uma profunda conversão pastoral. Essa conversão implica na formação de pequenas comunidades que vivam a experiência da proximidade, do encontro, do cuidado e da responsabilidade com o outro. Porém, temos percebido no olhar da nossa liderança, um brilho de fé e esperança.

Outro desafio enorme é o econômico. Somos uma Paróquia pobre, que não se sustenta com a partilha do dízimo e ofertas, ou seja, ainda somos uma paróquia dependente dos festejos dos padroeiros, isso nos impede, pelo menos de início, de fazermos maiores investimentos na missão evangelizadora. Porém, não temos dúvidas de que a experiência da partilha nos fará superar este desafio, pois onde tem partilha nada falta (cf. At 4,36-37).

Estamos muito entusiasmados com essa nova experiência missionária e contamos sempre com as orações dos irmãos sacramentinos presentes em outras áreas de missão. Aqui perto de nós, somos agraciados com a amizade e a alegria contagiante das nossas queridas Irmãs Cordimarianas, que nos ajudam a sentir a beleza de sermos Família Julimariana, unidos pelo laço do Amor-Sacrifício, sob o manto materno de Maria.

Outra boa notícia, a partir do dia 25 de março próximo, iniciaremos um programa de rádio diário na Rádio Comunitária Verona FM 106,5 que fica situada na paróquia vizinha a nossa. O programa FÉ & VIDA, será de segunda a sexta-feira das 11h30 às 12h00 que poderá ser acompanhado também pela internet.

Desde já, agradecemos a solidariedade para a missão e as orações de cada irmão e irmã. Que a Virgem e Mártir Santa Luzia, interceda por nós!

Abraços a todos,

 Fonte: Coisa Nossa nº 228 - Mar/Abr 2020, p. 6

 

 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS