Destaques Sociedade
Compartilhe esta notícia:
23/05/2023 Denilson Mariano Edição 3959 Nasce a Escola Fé e Política do MOBON
F/ Guilherme GV
"Com esta Escola de Fé e Política o anseio é ajudar a responder ao apelo do Papa Francisco: “Convido uma vez mais a revalorizar a política, que é uma sublime vocação, é uma das formas mais preciosas de caridade, porque busca o bem comum” (Fratelli Tutti, n. 180)."

MOBON – Movimento Boa Nova, localizado em Dom Cavati, na Diocese de Caratinga – MG, sempre primou pela formação dos cristãos leigos e leigas, enfatizando a necessária comunhão com o Magistério Eclesial e seu engajamento na Igreja Local. Desde antes o Concílio Vaticano II, mas sobretudo, após a sua realização e a consequente nova visão da Igreja como “Povo de Deus”, o MOBON por meio de cursos de formação, empenha-se para que o laicato se torne sujeito da ação evangelizadora na Igreja e na sociedade (cf. Mt 5,13-14).

Depois de termos participado do Seminário Nacional das Escolas de Fé e Política, em março de 2023, firmou-se o sonho e os passos para a Criação de Fé e Política do MOBON. Assim, em sintonia com a coordenação do CEFEP – Centro de Formação Fé e Política Dom Helder Camara -, com apoio de seus assessores, a convite de Denilson Mariano, João Miguel, Rodrigo Marzano e Edimar Rosa, foi possível realizar um seminário para a criação desta escola.

Seminário de criação aconteceu nos dias 05 a 07 de maio na casa do MOBON, em Dom Cavati-MG. Contamos com a participação de lideranças religiosas, sociais e políticas, um grupo representativo de vários setores, somando mais de 60 participantes. Dom Emanuel Messias de Oliveira, Bispo Diocesano, não podendo estar presente, foi representado por Pe. João Batista de Oliveira, da Paróquia de Tarumirim e Pe. Jamir Pedro Sobrino, da Paróquia de Ferverdouro.Na ocasião, foi apresentada uma análise de conjuntura sócio eclesial, por Durval Ângelo, assessor do CEFEP e membro da Comissão Nacional de Fé e Política. Tivemos um painel para explicitar como vem sendo trabalhada a Doutrina Social da Igreja em várias frentes e diferentes formatos. Neste Painel o CEFEP foi representado por Rodrigo Marzano. O CNLB –  Conselho Nacional do Laicato do Brasil -, foi representado por sua presidente Nacional, Sônia Oliveira; o Movimento Nacional de Fé e Política teve como representante Durval Ângelo e MOBON fez-se representar por João Resende, um de seus mais antigos colaboradores. Com este painel pode-se fazer uma memória da articulação fé e política em formas diferentes, concomitantes e complementares.

Na ocasião também se fez a apresentação de uma minuta para o funcionamento da Escola, em sintonia com as orientações do CEFEP e, de forma participativa e dialogal, foram colhidas sugestões práticas e teóricas para dar corpo à iniciativa da Escola. Como forma de registrar o acontecimento foi lavrado um ato de criação da Escola Fé e Política do MOBON com intenção de atender ao âmbito da diocese de Caratinga e outras dioceses vizinhas, abraçando os vários municípios que as integram. Este ato de criação foi assinado pelos presentes durante o encontro.Por fim, foi composta uma comissão para dar andamento nos trabalhos de organização da escola, entre outras coisas: montar a grade, articular as matrículas, organizar a assessoria e recursos para o seu funcionamento. Esta comissão conta com representantes do MOBON: Denilson Mariano (Coordenador); João Resende (Vice Coordenador) e Marilza Araújo (Tesoureira); um assessor do CEFEP, Rodrigo Marzano (Coordenador Pedagógico). Também foi eleito um Conselho Consultivo formado por membros de cada uma das foranias da Diocese de Caratinga: Ana, Adriana da Silva (Ipanema); Sueli Maria Martins Freitas (Caratinga); José Eugênio Pereira (Inhapim); Gilmar Alves dos Santos (Carangola); Paulo Roberto Corrêa (Manhumirim); a representação da Diocese de Governador Valadares no conselho coube ao Guilherme Gonçalves de Brito. Para Assistente Espiritual foi escolhido o Pe. Jamir Pedro Sobrinho.

Com esta Escola de Fé e Política o anseio é ajudar a responder ao apelo do Papa Francisco“Convido uma vez mais a revalorizar a política, que é uma sublime vocação, é uma das formas mais preciosas de caridade, porque busca o bem comum” (Fratelli Tutti, n. 180). Para isso queremos contar e somar forças com o CEFEP e com grupos, pastorais, organismos e associações que se colocam em sintonia com a defesa da vida, da justiça e da fraternidade sempre no cuidado com nossa “Casa Comum”.

Confira também no site do CEFEP: Nasce a Escola fé e política do MOBON

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS