Variedades Dicas de Português
03/10/2019 Edição 3916 Não Tropece na Língua FULANO, QUADRIÊNIO, USURÁRIO
F/Pixabay
F/Pixabay

Não Tropece na Língua

 

FULANO, QUADRIÊNIO, USURÁRIO

 

* Fulano, sicrano, beltrano

Existem três designações informais para pessoas que não se quer ou não se pode nomear: fulano, sicrano e beltrano. Não há necessidade de iniciar cada palavra com maiúscula. Aliás, o Acordo Ortográfico 2009 recomenda o uso da inicial minúscula nesses casos. Para uma referência isolada, só o primeiro termo é utilizado, às vezes acompanhado da expressão “de tal”, que estaria no lugar do sobrenome:

- Não vi o fulano que veio trazer a encomenda.

- Disse o primo que ele está namorando fulana de tal.

 

Para dois indivíduos indeterminados usa-se fulano e sicrano. Neste último, também a variante com l é usada: siclano, dada a analogia com fulano (cria-se uma rima):

- Tentaram subornar fulano e siclano.

 

Há controvérsia em relação à ordem em que devem ser ditos os três nomes: “fulano, sicrano e beltrano”, no entendimento de Celso Luft; “fulano, beltrano e sicrano”, de acordo com outros.

Quanto à origem das palavras, registra-se que:

- Fulano vem do árabe “ful?n”, que significa “certo (indivíduo)”, isto é, uma certa pessoa, um determinado indivíduo, alguém. Variantes: fulão e fuão, forma sincopada e adaptada de “fulan(o)”. No português arcaico se encontra a grafia foão.

- Beltrano veio provavelmente do nome próprio Beltrão, com o final modificado para rimar com fulano. Segundo o filólogo João Ribeiro, trata-se de nome usado nos romances de cavalaria como pessoa indefinida.

- Sicrano tem origem bastante vaga. Nos dicionários de etimologia se encontram várias hipóteses: pode ser que venha do latim “securu” (seguro), numa mistura final com fulano e beltrano; ou pode ter ocorrido o desfiguramento de algum nome próprio; ou mesmo pode ter sido criado por analogia às formas usadas em espanhol, zutano e citano, originárias do latim “scitu” (sabido, conhecido).

 

* Quadriênio = quatriênio

A cada quadriênio/quatriênio é feita a renovação da nossa diretoria através do voto secreto de todos os associados.

 

Quadriênio (período de quatro anos) é a forma original, do latim, e quatriênio é variação brasileira.

 

* Usurário, usuário

- Comporta-se como um usurário, apesar do dinheiro que acumula nos bancos.

- Os usuários das linhas intermunicipais ficaram revoltados como o novo aumento das passagens.

 

Chama-se usurário ao mesquinho, avaro, pão-duro. É também assim denominado o popular agiota, aquele que usura, isto é, que empresta dinheiro com juros exorbitantes. Usuário é quem usa, desfruta ou se beneficia de alguma coisa.

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS