Formação Missão
30/03/2021 Emerson Sbardelotti Edição 3934 Não temer a perseguição Santo Oscar Romero testemunho, profecia e esperança
F/ VisualHunt - John Donaghy
"Deus não caminha por aí sobre charcos de sangue e de torturas. Deus caminha sobre caminhos limpos de esperança e de amor..."

No dia 24 de março de 2021, comemoramos em toda a América Latina e Caribe os 41 anos de martírio de São Oscar Romero. Trazer presente a memória deste mártir é fazer a nossa memória não esquecer quem hoje ainda derrama seu sangue em favor da defesa da vida, neste momento sombrio em que o Brasil se aproxima de 300 mil mortes por COVID-19. 

Infelizmente, a data ainda não consta do Diretório Litúrgico da CNBB, mesmo Oscar Romero tendo sido canonizado oficialmente por Francisco em outubro de 2018. Romero continua sendo excluído e discriminado mesmo depois de santo. Para mim, fica claro que, o martírio de Romero não foi e não é compreendido pelas mesmas pessoas que nunca aceitaram ou reconheceram a sua doação em favor da defesa da vida! O seu seguimento a Jesus de Nazaré.

As palavras de São Oscar Romero ecoam nos corações e mentes de quem entende que o Evangelho de Jesus de Nazaré só tem um objetivo: “que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Por isso resgato algumas destas palavras recolhidas no livro de Pablo Richard: A força espiritual da palavra de Dom Romero (Paulinas, 2004); e no livro da Irmandade dos Mártires da Caminhada: Ofício dos Mártires da Caminhada Latino-Americana (Paulus, 2004). Que possamos rezar todas estas palavras, cantar com o coração esperançoso todas estas palavras. Que elas nos fortaleçam na caminhada para os dias que virão:

“A perseguição é algo necessário na Igreja. Sabem por quê? Porque a verdade sempre é perseguida. [...] A Igreja que cumpre com seu dever não pode viver sem ser perseguida”

São Oscar Romero, rogai por nós! São Oscar Romero, presente!

“Deus não caminha por aí sobre charcos de sangue e de torturas. Deus caminha sobre caminhos limpos de esperança e de amor”

São Oscar Romero, rogai por nós! São Oscar Romero, presente!

“Se alguém vive um cristianismo muito bom, mas que não se conecta com nosso tempo, não denuncia as injustiças, não proclama o Reino de Deus com valentia, não combate os pecados da humanidade, que consente, para estar de bem com certas classes sociais, com os pecados dessas classes, está pecando, está traindo sua missão, não está cumprindo seu dever. A Igreja existe para converter as pessoas, não para dizer que tudo o que fazem está bom; por isso, naturalmente, desagrada. Todo aquele que nos corrige, desagrada”

São Oscar Romero, rogai por nós! São Oscar Romero, presente!

“Enquanto houver mães que chorem o desaparecimento de seus filhos, enquanto houver tortura em nossos centros de segurança, enquanto houver abuso de gananciosos na propriedade privada, enquanto houver esta desordem espantosa, irmãos, não pode haver paz, e continuarão acontecendo os fatos de violência e sangue. Com repressão não se resolve nada. É necessário tornar-se racional e escutar a voz de Deus, organizar uma sociedade mais justa, mais de acordo com o coração de Deus”

São Oscar Romero, rogai por nós! São Oscar Romero, presente!

“A Palavra é força. A Palavra, quando não é mentira, leva a força da verdade. Por isso há tantas palavras que já não têm força em nossa pátria, porque são palavras-mentira, porque são palavras que perderam sua razão de ser”.

São Oscar Romero, rogai por nós! São Oscar Romero, presente!

 “Há um critério para saber se Deus está perto de nós ou se está longe: todo aquele que se preocupa com o faminto, com o maltrapilho, o pobre, o desaparecido, o torturado, o prisioneiro, com todos esses corpos que sofrem, está perto de Deus. ‘Chamarás o Senhor e ele te escutará’. A religião não consiste em rezar muito. A religião consiste nessa garantia de ter meu Deus perto de mim porque faço o bem aos meus irmãos. A garantia de minha oração não está em dizer muitas palavras; a garantia de minha prece é muito fácil de conhecer: como me comporto com o pobre? Porque ali está Deus”

São Oscar Romero, rogai por nós! São Oscar Romero, presente!

Quando falamos da Igreja dos pobres, não estamos fazendo uma dialética marxista, como se a outra fosse a Igreja dos ricos. O que estamos dizendo é que Cristo, inspirado no Espírito Santo de Deus, disse: ‘O Senhor me enviou para evangelizar os pobres’ – palavras da Bíblia – para dizer que, para escutá-lo, é necessário fazer-se pobre”

São Oscar Romero, rogai por nós! São Oscar Romero, presente!

“Os fatos concretos, Deus não os despreza. Querer pregar sem referir-se à história em que se prega não é pregar o Evangelho. Muitos gostariam de uma pregação tão espiritualista que deixasse os pecadores como estão, que não dissesse nada aos idólatras, aos que estão de joelhos diante do dinheiro e do poder. Uma pregação que não denuncia as realidades pecaminosas, no seio das quais se faz a reflexão evangélica, não é Evangelho. Aduladores há de sobra, sobram falsos profetas, sobram – em tempos conflitivos como os nossos – os que pensam e escrevem mentiras, os que têm sua palavra vendida. Porém não é essa a verdade”

São Oscar Romero, rogai por nós! São Oscar Romero, presente!

“Gostaria de fazer uma chamada, de maneira especial, aos homens do Exército, concretamente às bases da guarda nacional, da polícia, dos quartéis. 

"Vocês são irmãos, são de nosso próprio povo, matam a seus próprios irmãos camponeses. Porém, diante de uma ordem de matar que um ser humano dê, deve prevalecer a lei de Deus, que diz: NÃO MATAR. Nenhum soldado está obrigado a obedecer a uma ordem contra a lei de Deus. Uma lei imoral, ninguém tem de cumpri-la. Já é tempo de recuperarem sua consciência e obedecerem antes à sua consciência do que à ordem do pecado. A Igreja, defensora dos direitos de Deus, da lei de Deus, da dignidade humana, não pode ficar calada diante de tanta abominação. Queremos que o governo leve a sério que de nada servem as reformas se estão manchadas com tanto sangue. Em nome de Deus, pois, e em nome deste povo sofrido, cujos lamentos sobem até o céu cada dia mais tumultuosos, suplico-lhes, rogo-lhes, ordeno-lhes: PAREM A REPRESSÃO!"

"A Igreja prega uma libertação tal como temos estudado hoje na Bíblia Sagrada, uma libertação que tem, acima de tudo, o respeito à dignidade da pessoa, a salvação do bem comum do povo e a transcendência que olha, acima de tudo, a Deus, e somente de Deus deriva sua esperança e sua força”

São Oscar Romero, rogai por nós! São Oscar Romero, presente!

“Cristo nos convida a não ter medo da perseguição porque, creiam irmãos, aqueles que se comprometem com os pobres têm que seguir o mesmo destino dos pobres. E em El Salvador já sabemos o que significa o destino dos pobres: ser desaparecidos, ser torturados, ser capturados, aparecer cadáveres...

Estas mortes, ao invés de apagar em nós o ardor da fé, entusiasmam ainda mais o  vigor de nossas comunidades...

Me alegro, irmãos, de que nossa Igreja seja perseguida, precisamente por sua opção preferencial pelos pobres e por tratar de encarnar-se no meio deles.

Seria triste que, em uma pátria onde se está assassinando tão horrorosamente, não contássemos também entre as vítimas com sacerdotes. São testemunho de uma Igreja encarnada nos problemas do povo... Aqueles que caem na luta, contanto que tenha sido por amor sincero ao povo e buscando a verdadeira libertação, devemos considera-los para sempre presente entre nós...

Quero assegurar a vocês e peço suas orações para ser fiel a esta promessa: que não abandonarei meu povo, mas correrei com ele todos os riscos que meu ministério exige... Tenho sido frequentemente ameaçado de morte. Devo dizer-lhes que como cristão não creio na morte mas sim na ressurreição. Se me matarem, ressuscitarei no povo salvadorenho. Isso lhes digo sem nenhum orgulho, mas com a maior humildade... Como pastor estou obrigado por lei divina a dar minha vida por aqueles que amo, que são todos os salvadorenhos, mesmo por aqueles que vão me matar. Se chegarem a cumprir as ameaças, desde já ofereço a Deus o meu sangue pela redenção e salvação de El Salvador...

O martírio é uma graça que não creio merecer. Mas se Deus aceita o sacrifício de minha vida, que meu sangue seja semente de liberdade e sinal de que a esperança será em breve uma realidade...”

São Oscar Romero, rogai por nós! São Oscar Romero, presente!

Que possamos cantar com a voz suave e firme:

 

PROFECIA

(Reginaldo Veloso)

 Oscar Romero, Oscar Romero, Oscar Romero!
“Se me matam, vou ressuscitar na luta do meu povo”.

  1. Do coração da América ferido,
    eu vi de sangue ondular um rio...
    Era semente o sangue, era de Cristo,
    e fecundava a terra em seu cio.
  1. Do coração da América ferido,
    espigas vi brotar no chão florido
    e a primavera fez-se estio amigo
    e cem por um frutificou o trigo!
  1. Do coração da América ferido,
    ouvi largar e ecoar um grito
    mortal, me ressoava ao ouvido,
    mas foi de parto a dor de tal gemido!
  1. Do coração da América ferido,
    eu vi o sol raiar com novo brilho...
    No mundo pelo sangue redimido,
    da liberdade eu vi nascer o Filho!

 

Que as palavras e o testemunho de São Oscar Romero da América permaneçam em nós, em nossos corações e mentes, que não nos deixem dormir em paz, impulsionando-nos a lutar cada dia mais pela defesa da vida e nunca deixarmos a profecia cair.

São Oscar Romero, rogai por nós! São Oscar Romero, presente!

Emerson Sbardelotti

Simplex agricola ego sum in regnum vitae.

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto do arquivo Emerson Sbardelotti.

 Notas:

1 RICHARD, Pablo. A força espiritual da palavra de Dom Romero. São Paulo: Paulinas, 2005, p.11.
2 Idem, p. 12.
3 Idem, p. 12.
4 Idem, p. 14.
5 Idem, p. 15.
6 Idem, p. 17.
7 Idem, p. 25.
8 Idem, p. 29.
9 Idem, p. 32-33.
10 IRMANDADE DOS MÁRTIRES DA CAMINHADA. Ofício dos Mártires da Caminhada Latino-Americana. São Paulo: Paulus, p. 178-179.
11 Idem, p. 109.

Fonte: Amerindiaenlared

 

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS