Variedades Extras
18/05/2020 VATICAN NEWS Edição 3924 Na Índia, a "Semana Laudato si'", por um amanhã melhor
F/ Vatican News
"Enquanto o mundo se encontra paralisado por causa da pandemia da Covid-19, recolocamos nossa confiança em Deus e fazemos a nossa parte para construir um mundo melhor."

 

“Enquanto o mundo se encontra paralisado por causa da pandemia da Covid-19, recolocamos nossa confiança em Deus e fazemos a nossa parte para construir um mundo melhor. Somos uma família unida com Deus, com a humanidade, com a criação: cuidamos uns dos outros, pelas futuras gerações”, afirma padre Mendanha, exortando os batizados indianos a levar a sério um caminho de reflexão e de ação, seguindo os critérios indicados na Laudato si’
 “Como comunidade católica na Índia queremos refletir, rezar, discutir e agir por um amanhã mais justo e sustentável”: foi o que disse à agência missionária Fides o responsável pelo setor arquidiocesano para o ambiente de Mumbai (ex-Bombaim), na costa ocidental da Índia, padre Joseph Gonsalves, contando como a Igreja indiana celebra o 5º aniversário da Carta encíclica “Laudato si’” do Papa Francisco sobre o cuidado da casa comum, vivendo, de 16 a 24 de maio, a especial “Semana Laudato si’”.

Por um estilo de vida sustentável

O setor arquidiocesano para o ambiente preparou um breve opúsculo sugerindo várias atividades para grupos e famílias, mesmo no período de isolamento, imposto para conter a difusão do coronavírus. Aconselham-se comportamentos e iniciativas de sensibilização por um estilo de vida sustentável durante o ano inteiro, para pais, jovens, estudantes

Enquanto isso, o religioso Redentorista padre Ivan Mendanha realizou uma série de vídeos que refletem sobre o documento do Papa Francisco:

“Junto a uma reflexão diária sobre um diferente aspecto da tutela da Criação fornecemos também atividades que podem ser praticadas todos os dias, durante a semana de 16 a 24 de maio. Nós nos unimos para proteger a nossa Casa comum”, disse padre Ivan.

Confiança em Deus e compromisso com o próximo

Entre as várias comunidades religiosas engajadas na sensibilização, os Jesuítas indianos relançaram a importância da encíclica Laudato si’ para as escolas, recomendando toda uma série de recursos e ações.

Proteger e promover um ambiente sadio sobre a Terra

Os estudantes são encorajados a se unirem a “Tarumitra” (“Amigos das árvores”), grande organização estudantil na Índia, que tem como missão “proteger e promover um ambiente sadio sobre a Terra”.

O movimento estudantil foi concebido e lançado pelos Jesuítas da província de Patna, em 1998, e agora é um projeto da Conferência dos jesuítas do sul da Ásia. O movimento cobre uma rede de centenas de escolas superiores e de colégios em toda a Índia.

Por uma visão do mundo amiga da terra

Na Semana Laudato si’ todos os membros são convidados a difundir uma sensibilidade ecológica e promover uma espiritualidade e uma visão do mundo que sejam “amigas da terra” e não considerem a “Casa comum” um ambiente a ser explorado.

(Fides) Via Vatican News

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS