Formação Leigos
Compartilhe esta notícia:
01/12/2020 Pe. José Herval Ferreira Edição 3931 Missionário incansável Homenagem de O LUTADOR a outro LUTADOR: João da Silva Resende
F/ Arquivo O Lutador
" Grupo de Reflexão é para fazer a Palavra de Deus circular na comunidade, no bairro, no córrego todo... “Ide e fazei discípulos!” – disse Jesus (Mt 28,19). É esse trabalho humilde que encanta e atrai as pessoas. "

 

Pe. José Herval Ferreira*

O Ir. João Rezende completa 80 anos de idade. É toda uma vida dedicada ao Anúncio da Boa Nova do Reino de Deus! Seu itinerário é um legado que enriquece a nossa Igreja.

Início da vibração missionária

João Rezende nasceu de uma família profundamente religiosa. Sua piedosa mãe, a conhecidíssima Dona Dina lá de Dores do Indaiá, o marcou profundamente. Desse modo, no aconchego de sua casa, João Rezende foi sentindo desde criança, o pulsar do coração de Deus. Ainda adolescente, João Rezende entrou para o seminário dos missionários dos missionários sacramentinos de Dores do Indaiá. Adolescente alegre, estudioso, foi logo se manifestando como um vocacionando de Deus.

Na sua juventude João Rezende levou muito a sério seus estudos e os apelos de Deus para a missão. Nesse período de formação, João Rezende vibrava com as experiências missionárias no meio do povo. Seus colegas viam que João acalentava em seu coração uma forte inquietação missionária. Realmente, ele era movido pela Palavra de Deus, segundo as linhas Concílio Vaticano II. Concluídos seus estudos, optou pela vida religiosa consagrada na Congregação dos missionários sacramentinos.

Uma itinerância fecunda

João Rezende sempre residiu em Minas, formando comunidade com outros irmãos religiosos, particularmente com o Irmão Alípio Jacintho da Costa, na Casa do Mobom em Dom Cavati-MG. O Ir. Denilson Mariano sempre ao seu lado, ou em sintonia com ele.  

A partir de sua residência religiosa em Dom Cavati, a sua atuação missionária foi acontecendo em muitos lugares, a começar por Minas e Espírito Santo. Em seguida, dedicou-se muito ao Mato Grosso, nas Dioceses de Sinop e Diocese de Cáceres. Também em Rondônia e em muitos outros lugares ou regiões onde sua contribuição era solicitada. Uma itinerância muito fecunda.

Na Casa do Mobon, juntamente com uma equipe ampliada, João Rezende ministrava e continua ministrando muitos cursos de formação para leigos. Impressionante que se trata de cursos para missionários leigos. Eis aí um dos valores de sua experiência missionária na formação de leigos missionários. Eis aí o seu legado para as gerações novas.

Hoje, ele comemora seus oitenta anos de vida, dos quais quarenta de luta constante pela formação de comunidades de discípulos missionários em muitos lugares.

Preocupação com o futuro da vida religiosa

Impressionante em João Rezende é o seu entrosamento com tantos pensadores de nossa Igreja. João sempre fez questão de não se isolar dentro de uma eclesiologia um tanto duvidosa. Para não nos determos em citações de nomes desses muitos pensadores, lembramos o Frei Carlos Mesters, seu grande amigo e muito conhecido por suas reflexões bíblicas.

Palavras sensatas de uma religiosa educadora: participando de um curso para leigos realizado pelo João Rezende em Rondônia, uma religiosa educadora, muito inteligente e perspicaz foi se empolgando com tudo que via e ouvia durante o curso. Na hora de um intervalo, conversando com o João Rezende, ela demonstrou sua preocupação e euforia. Preocupação, por ver nossa Igreja muito amarrada a padre e religiosos. Euforia, por ver o João Rezende empenhado num promissor trabalho com leigos. E, concluiu a irmã: “Diante de todas essas colocações do João Rezende e do surgimento de missionários leigos, fico a pensar na validade de determinadas religiosas liberadas que ainda querem substituir os leigos... Estou vendo o quanto não vale a pena irmãs substituindo leigos como acontece não raramente”. – Ótima reflexão da irmã que, ouvindo leigos maduros, manifestou sua preocupação com o futuro da vida religiosa.

Grupo de Reflexão faz a Palavra circular

A atuação missionária do João Rezende foi sempre firmada na Palavra de Deus que “é viva e eficaz” (Hb 4,12). Palavra saborosa e atraente, disse o profeta Jeremias: “Quando encontrei tuas palavras, alimentei-me, elas se tornaram para mim uma delícia e alegria do coração” (Jr 15,16). João transmite a todos o gosto e paixão pela Palavra de Deus.

Em sua metodologia, João Rezende foca muito os grupos de reflexão onde os participantes sentem como Deus é bom. No grupo vivo, um vai passando para o outro as suas experiências de Deus. Até as crianças passam para os adultos as suas experiências do bom Deus. Sim, no grupo vivo todos vão “provando” Deus como se prova um alimento saboroso. E, com o salmista, uns vão dizendo para os outros irmãos: “Provai e vede como o Senhor é bom” (Sl 33/34,9).

João Rezende sempre insistiu que o Grupo de Reflexão é para fazer a Palavra de Deus circular na comunidade, no bairro, no córrego todo... “Ide e fazei discípulos!” – disse Jesus (Mt 28,19). É esse trabalho humilde que encanta e atrai as pessoas. Forma leigos adultos comprometidos com a evangelização. Leigos conscientes de que o Reino de Deus é um reino de semente e de semeadores. De pessoas maduras e sempre dispostas a “sair semeando” (Mt 13,1).

Missionário incansável

Por todo esse testemunho do João Rezende, missionário incansável, obrigados, Senhor! Nosso irmão João Rezende foi tomado por Deus para o bem do povo de Deus. Que as inúmeras comunidades que tanto o amam, o digam. Eu também o digo, amparado nas palavras de Jesus:

João, fique alegre, muito alegre mesmo, pois o seu nome está escrito no céu (Lc 10,20).

*Paróquia São Sebastião de Espera Feliz.

 Leia também:

O Som da cor e as sementes da coragem
Tornamo-nos aquilo que escolhemos, para o bem ou o mal

Existem padres na Amazônia?
“Nossa vida está sempre por um fio”
Consciência negra com D. José Maria Pires
Contra o racismo, a favor da vida para todos

Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador em primeira mão.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS