Variedades Extras
Compartilhe esta notícia:
13/05/2020 Denilson Mariano da Silva Edição 3924 Maria: Casa da Palavra
F/ Vatican News
"Faça-se em mim segundo a Tua Palavra [Lc 1,38]"

 

Foi por meio de Maria que Deus veio morar entre nós. Assumiu a nossa humanidade, nosso corpo, nossas limitações e fragilidades. Maria abriu-se à vontade de Deus e o Espírito fez morada em seu ser. Maria torna-se a “Casa da Palavra” é por meio dela que a Palavra se fez carne e o Filho de Deus assumiu a condição e a natureza humana. Durante a sua vida, Maria guarda a Palavra e a medita em seu coração. Esta Palavra a torna ainda mais pronta para servir, mais atenta a necessidade de todos, mais discípula de Jesus e mais forte diante dos acontecimentos. As atitudes de Maria, a “primeira cristã” são atitudes que desdobram de sua acolhida à Palavra. Em Maria encontramos inspiração para melhor viver a nossa consagração ao Senhor. E, como estamos em tempo de quarentena, que nos deixemos conduzir por Deus, que Sua Palavra encontre espaço em nosso interior, que também nós sejamos verdadeira Casas da Palavra.

Em uma bela reflexão, Frei Carlos nos ajuda a compreender a grandeza de ser “Casa da Palavra”: Deus disse: "Que a terra produza relva, ervas que produzam semente, e árvores que deem frutos sobre a terra, frutos que contenham semente, cada uma segundo a sua espécie". E assim se fez” (Gn 1,11). Gritou o nome das plantas, e a Palavra venceu o deserto que mata e fez aparecer o verde e as plantas.

Estando pronta a casa, Deus criou o ser humano o morador da casa para tomar conta de tudo: “Então Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele domine os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todas as feras e todos os répteis que rastejam sobre a terra". E Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus ele o criou; e os criou homem e mulher.  E Deus os abençoou e lhes disse: "Sejam fecundos, multipliquem-se, encham e submetam a terra; dominem os peixes do mar, as aves do céu e todos os seres vivos que rastejam sobre a terra" (Gn 1,26-29).

A Palavra de Deus registrada na Bíblia, o segundo livro de Deus, tem uma dupla finalidade: Ela quer acordar dentro de nós a saudade que ficou da Palavra criadora que está em todos nós. Como dizia Santo Agostinho: “Tu nos fizeste para ti e o nosso coração estará irrequieto até que não descanse em ti”. Ela quer ajudar-nos a redescobrir a Palavra de Deus na natureza, na vida, nos fatos, nas pessoas, em tudo que nos acontece e assim fazer com que a Criação se torne, novamente, uma grande Teofania, a Casa da Palavra de Deus.”

Maria é casa que acolhe a Palavra e dá condições para que a Palavra se desenvolva e gere vida nova. Corremos o risco de pregar, explicar e aplicar a Palavra para aconselhar os outros, sem que valorizemos devidamente em nossa vida. Quanto mais nos abrirmos à Palavra de Deus, com sinceridade de coração e humildade, mais fecundos seremos, mais frutuoso será nosso ministério e nosso serviço de evangelização. Quando nos tornamos Casa da Palavra, e nos deixamos guiar pelo Espírito de Jesus inicia em nós a realização da promessa divina: “Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância” (João 101,10).”

Oração do Papa Francisco diante do sofrimento do povo com a Pandemia. “Ó Maria, Tu sempre brilhas em nosso caminho como sinal de salvação e esperança. Nós nos entregamos a Ti, Saúde dos Enfermos, que na Cruz foste associada à dor de Jesus, mantendo firme a Tua fé. Tu, Salvação do povo romano, sabes do que precisamos e temos a certeza de que garantirás, como em Caná da Galiléia, que a alegria e a celebração possam retornar após este momento de provação. Ajuda-nos, Mãe do Divino Amor, a nos conformarmos com a vontade do Pai e a fazer o que Jesus nos disser. Ele que tomou sobre si nossos sofrimentos e tomou sobre si nossas dores para nos levar, através da Cruz, à alegria da Ressurreição. Amém. Sob a Tua proteção, buscamos refúgio, Santa Mãe de Deus. Não desprezes as nossas súplicas, nós que estamos na provação, e livra-nos de todo perigo, Virgem gloriosa e abençoada.”

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS