Roteiros Pastorais Leitura Orante
10/10/2019 Ir. Denilson Mariano, SDN Edição 3916 Leitura Orante Nossos passos nos passos de Jesus “Quem ama o seu irmão permanece na luz.” (1Jo 2,10)
F/ Oblatos.com
F/ Oblatos.com
"Na contramão do caminho de luz, que é o amor, está o ódio o caminho das trevas. Ódio e ressentimento cegam, geram violência, sofrimento e morte"

Leitura Orante

Nossos passos nos passos de Jesus

“Quem ama o seu irmão permanece na luz.” (1Jo 2,10)

 

Busca da intimidade com Deus.

O recolhimento, o silêncio, a vontade sincera de escutar o que o Senhor tem a nos dizer. Um ambiente mais tranquilo, uma posição favorável para o corpo, a respiração profunda e lenta, tudo isso ajuda a criar um clima de oração e de busca da paz interior.

 

  1. Situando o texto.

Jesus, logo no início de sua vida pública chamou um grupo de discípulos para caminharem com ele. Foram chamados a colocar os seus passos nos passos de Jesus. Chamados a aprender a viver e a amar como Jesus. Este é o sentido do nosso seguimento a Jesus hoje. Ser cristão é colocar os nossos passos nos passos de Jesus. Não adianta falar bonito, fazer belas reflexões, falar em justiça se nossos passos vão na direção contrária. A 1ª Carta de João denuncia que aquele que diz que conhece a Deus, mas não segue os mandamentos, é mentiroso. Vamos ouvir o que o Senhor quer nos falar

Cantando: A Palavra de Deus é a Verdade, sua Lei, liberdade...

 

  1. O que o texto diz em si.

Chave de Leitura: 1João 2,1-11.

  1. Como sabemos se conhecemos a Jesus?
  2. Qual é o mandamento que recebemos?
  3. Quem anda nas trevas e quem anda na luz?
  4. Como está a prática do amor em nossas famílias e comunidades?

 

  1. O que o texto diz para nós.

- João nos mostra que a condição fundamental para sabermos se estamos ou não caminhando na luz é a vivência dos mandamentos. Sobretudo o mandamento do amor. Naquele tempo, na comunidade de João havia um grupo de pessoas mais apegados à doutrina, a um conhecimento, agarrados às “verdades da fé”, que seriam reveladas apenas para os escolhidos. Eles pensavam que a alma vinha de Deus e devia ser salva. O corpo era desprezado e tratado como causa do pecado. Para eles era muito difícil entender que Jesus se encarnou de verdade e que o amor deveria se manifestar através de ações de acolhida, misericórdia e solidariedade a favor dos irmãos e irmãs de dentro e de fora das comunidades. A carta de João afirma revela que nós conhecemos a Deus pelas ações. As idéias, a doutrina sozinha, não salva. Nossas ações é que revelam que nós somos de Deus.

Cantando: Deus é amor. Arrisquemos viver por Amor. Deus é Amor. Ele afasta o medo.

.

- A 1ª Carta de João nos apresenta três tipos de comportamentos: Primeiro, quem diz que conhece a Deus, mas não guarda seus mandamentos, é mentiroso. Obediência não é seguir ordens cegamente, mas caminhar na luz. Obediência é colocar os passos nos passos de Jesus. Segundo, quem diz que permanece em Deus, deve andar como Ele andou. O conhecimento de Jesus deve levar a viver como Ele viveu. Não basta apontar para a luz, o importante é caminhar na luz, ser luz “capaz de acender outras luzes”, como Jesus. Terceiro, quem diz que está na luz, mas odeia o irmão, na verdade, está nas trevas. João afirma que anda na luz quem ama o seu irmão. Esse é o maior critério da verdade.

Cantando: Deus é amor. Arrisquemos viver por Amor. Deus é Amor. Ele afasta o medo.

 

  1. O que o texto nos faz dizer a Deus?
  2. a) Senhor, ajudai-nos a colocar nossos passos nos passos de Jesus acolhendo os mais pobres e necessitados, rezemos:

Todos: Senhor, fazei-nos mais unidos.

  1. b) Senhor, que nossa fé não fique apenas em palavras e preces, mas se convertam em atitudes de solidariedade e de fraternidade, rezemos.
  2. c) Senhor, que sejamos praticantes da Palavra e não apenas ouvintes, rezemos.

(Outras preces espontâneas)

 

  1. O que o texto nos sugere para nossos dias?

Estamos colocando nossos passos nos jeito de Jesus amar ou cedendo ao ódio e à violência? Dê exemplos?

 

  1. Tarefa Concreta

Participar dos estudos do Mês da Bíblia em sua paróquia ou comunidade.

 

Encerramento: Na contramão do caminho de luz, que é o amor, está o ódio o caminho das trevas. Ódio e ressentimento cegam, geram violência, sofrimento e morte. Fazem mal para o corpo e para alma. Peça a Deus a graça de perseverar nos passos de Jesus....

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS