Roteiros Pastorais Leitura Orante
Compartilhe esta notícia:
20/02/2021 Frt. Dionei Pego, SDN Edição 3933 LEITURA ORANTE DA BÍBLICA COM OS JOVENS I DOM Quaresma: "Foi tentado por Satanás, e os anjos o serviam"
F/Reprodução: CNP
"Jesus vencendo a tentação, anuncia o Evangelho de Deus, a salvação e dá início ao Reino de Deus. Portanto, diante dessa realidade, exige-se do homem uma mudança de mentalidade que vem da sua fé. "

Foi tentado por Satanás, e os anjos o serviam

[1° domingo da quaresma]

 

Ambiente: começando o tempo litúrgico da quaresma, somos convidados a conversão, na prática do jejum, oração e caridade. Vamos começar a semana em sintonia com a Palavra de Deus, convido você para nossa leitura orante. Prepare seu ambiente. Escolha um lugar reservado, um “deserto” que propicia a entrar em sintonia com Deus. Silencio, bíblia na mão, uma vela acesa, cartaz da Campanha da Fraternidade 2021, comece fazendo um pequeno exercício de respiração. Isto! Num lugar e posição adequada, entre em sintonia com Deus.

 

Oração Inicial:

 

  • Invocação da Santíssima Trindade...
  • Oração do Espírito Santo...
  • Ler atentamente o texto: Jesus é investido da forca do Espírito Santo para realizar sua obra messiânica. Acompanhe comigo o trecho de Marcos 1, 12-15.
  • Momento meditativo. Vamos criar uma cena desta narrativa. Jesus vencendo a tentação, anuncia o Evangelho de Deus, a salvação e dá início ao Reino de Deus. Portanto, diante dessa realidade, exige-se do homem uma mudança de mentalidade que vem da sua fé. Faça ressoar no seu interior algumas expressões desta narrativa de Jesus. Qual palavra ou frase lhe chamou mais a atenção? Destacamos algumas:

 

  • O Espírito levou Jesus para o deserto.
  • Ele ficou no deserto quarenta dias, e aì foi tentado por Satanás.
  • Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo.
  • Convertei-vos e crede no Evangelho.

 

Retomando o texto:

A narrativa de hoje é um forte convite a conversão, o Reino de Deus está presente, mudai de vida, façais o que o Evangelho nos propõe. Cristo não permite ambiguidades, só há um caminho para o homem, a conversão. Conversão é afastar-se do caminho rotineiro, caminho errado e voltar-se para outra direção, a direção de Deus. É um esforço de libertação e continuo.

A conversão é uma atitude que nos envolve por um todo, não só como renuncia ao pecado, mas principalmente como um novo caminho orientado para o futuro. A conversão implica uma crise de fé e termina numa profunda experiência de Deus. Será que estamos prontos a crer no Evangelho? Estamos dispostos a deixar para trás as nossas futilidades, acúmulos, hipocrisia e falsidades e levar a sério a Aliança com Deus?

Sendo assim, iniciemos o período quaresmal com o convite a conversão, como indivíduos e comunidades, crer no evangelho, ou seja, nos libertar de qualquer coisa que nos atrapalhem a seguir o caminho de Jesus Cristo. Somos chamados a confiar plenamente nas palavras de Jesus Cristo, seguir o caminho que Ele indica, passando pelo sacrifício da cruz e visando a libertação da Páscoa. Façamos desse tempo, um grande exame de consciência, deixar de lado tudo aquilo que não é necessário para mim, centra-se mais em Cristo. Que façamos igual a passagem do profeta Joel, “rasgai os vossos corações, e não as vossas roupas, retornai a Iahweh, vosso Deus, porque ele é bondoso e misericordioso, lento para a ira e cheio de amor, e se compadece da desgraça” (Joel 2,13).

 

Vamos rezar?!

“Deus da vida, da justiça e do amor, Nós Te bendizemos pelo dom da fraternidade e por concederes a graça de vivermos a comunhão na diversidade. Através desta Campanha da Fraternidade Ecumênica, ajuda-nos a testemunhar a beleza do dialogo como compromisso de amor, criando pontes que unem em vez de muros que separam e geram indiferença e ódio. Torna-nos pessoas sensíveis e disponíveis para servir a toda a humanidade, em especial, aos mais pobres e fragilizados, a fim de que possamos testemunhar o Teu amor redentor e partilhar suas dores e angustias, suas alegrias e esperanças, caminhando pelas veredas da amorosidade. Por Jesus Cristo, nossa paz, no Espírito Santo, sopro restaurador da vida. Amém!” (CFE-2021)

 

Contemplando:

Vamos curtir a presença de Deus. Concentre seus pensamentos na situação que estamos passando em nosso mundo, situação essa que poderiam ser um pouco aliviada, se tivesse pessoas mais convertidas e comprometidas com a vida, principalmente com a questão da pandemia, reze por aqueles jovens abandonados por um sistema doentio, que clamam por compaixão.

 

Ação: Inspirados pela palavra do Evangelho: Convertei-vos e crede no Evangelho. Nessa semana, comecemos com atitudes básicas de conversão: de não falar mal dos colegas, de não maltratar e ridicularizar as pessoas, causar menos intrigas por coisas bobas, ser mais solidários, ficar atentos aos mais necessitados e etc.

Fique em paz. Que Deus te abençoe.

 

Ouça essa Leitura Orante também nas Redes Sociais:

 acesse o perfil da Juventude Sacramentina no Instagram e reze junto com outros jovens. Curta nossa página e compartilhe com seus amigos e grupos de jovens.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS