Roteiros Pastorais Leitura Orante
Compartilhe esta notícia:
13/02/2021 Frt. Dionei Pego, SDN Edição 3933 LEITURA ORANTE DA BÍBLIA COM OS JOVENS VI DOM Comum:
F/Reprodução: O Filho de Deus. Christopher Spencer, 2014 / Diamond Films
"No Evangelho de hoje, fica claro que não é Deus quem exclui, mas as nossas leis e instituições. Não é Deus que marginaliza alguém, talvez sejamos nós."

A lepra desapareceu e o homem ficou curado

[6° domingo do tempo comum]

 

Ambiente: Vamos começar a semana em sintonia com a Palavra de Deus, convido você para nossa leitura orante. Prepare seu ambiente. Silêncio, bíblia na mão, uma vela acesa, comece fazendo um pequeno exercício de respiração. Isto! Num lugar e posição adequada, entre em sintonia com Deus.

 

Oração Inicial:

F/Arte: Juventude Sacramentina

 

  • Invocação da Santíssima Trindade...
  • Oração do Espírito Santo...
  • Ler atentamente o texto: Continuamos meditando a missão de Jesus na Galileia. Na cura de hoje resume o fato que serve para dar a conhecer Jesus como homem. Acompanhe comigo o trecho de Marcos 1, 40-45.
  • Momento meditativo. Vamos criar uma cena desta narrativa. Faça ressoar no seu interior algumas expressões desta narrativa de Jesus, que um leproso suplica por uma cura e Jesus cheio de compaixão o atende. Qual palavra ou frase lhe chamou mais a atenção? Destacamos algumas:

 

  • Um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: Se queres tens o poder de curar-me.

  • Jesus cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: Eu quero: fica curado.

  • Não contes nada disso a ninguém!

  • Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade.

 

Retomando o texto:

Um leproso, de forma inesperada, aproxima-se de Jesus, põe-se de joelhos e lhe suplica: “Se queres tens o poder de curar-me”. Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero: fica curado!” (Mc 1, 40b-41) o gesto inesperado causa em Jesus surpresa e emoção. Não se recua diante do leproso. Diante da situação deste homem, Jesus se comove profundamente e transborda de ternura. Essa é a atitude primordial de Jesus, sempre inclinado à compaixão, para os menosprezados e indefesos, por isso, o limpa da doença e lhe devolve a dignidade.

Com um gesto proibido pela Lei, Jesus “estende a mão” ao pobre homem indefeso e toca a pele desprezada pelos puros. Esse gesto é uma transgressão da lei, ou seja, desrespeito à lei, que foi iniciada pelo leproso. A única coisa que move é a compaixão de querer que fique curado. O Deus encarnado em Jesus, quer limpar o mundo das exclusões, que é contra a compaixão do Pai. No Evangelho de hoje, fica claro que não é Deus quem exclui, mas as nossas leis e instituições. Não é Deus que marginaliza alguém, talvez sejamos nós. Portanto, não se pode excluir ninguém em nome de Jesus, pois o gesto de Jesus é de compaixão e não de exclusão.

Sendo assim, seguir Jesus não se pode negar a nenhum excluído e nem se horrorizar diante de nenhum impuro. A conduta principal para Jesus é a pessoa que sofre e não a lei, a norma. Se colocarmos a norma, a lei à frente da pessoa que sofre, os rejeitados, estamos indo contra os ensinamentos de Jesus. Colocar a norma, a lei a frente da pessoa é ir perdendo a sensibilidade, é viver sem compaixão.   

 

Vamos rezar?!

Pai amoroso ajuda-nos a sermos curados de muitas enfermidades, que atrapalha viver a vida dignamente, com saúde física e também mental. Faça-nos enxergar, que a doença da indiferença, do ódio, do preconceito, da discórdia e do abandono, acaba nos afastando do teu projeto. Ajuda-nos a vencer essas dificuldades, amém!

 

Contemplando:

Vamos curtir a presença de Deus. Concentre seus pensamentos em muitos jovens, que nesse momento suplica por ajuda, que estão em situações de dificuldades, privados de uma saúde física, e também em momentos de depressão, com saúde mental abalada. Pense neles, como Jesus cheio de misericórdia os acolhe e os quer bem.

 

Ação: Inspirados por Jesus que teve compaixão do leproso e o curou da sua enfermidade, nessa semana, verifique se alguns de seus amigos precisam de ser acolhidos. De alguma forma, oferece ajuda aos seus colegas que necessitam de você. Comece com um exercício simples, se importando com eles, mande mensagem, pregunte se estão bem, dê bom dia, converse, escute e oferece o “ombro amigo”.  

 

Fique em paz. Que Deus te abençoe.

 

Ouça essa Leitura Orante também nas Redes Sociais:

 acesse o perfil da Juventude Sacramentina no Instagram e reze junto com outros jovens. Curta nossa página e compartilhe com seus amigos e grupos de jovens.

 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS