Destaques Atualidade
28/09/2021 Luis Miguel Modino Edição 3940 Lançamento do SIREPAM: Sistema de Informação para conhecer melhor a Pan-Amazônia
F/ REPAM
"O objetivo é obter um diagnóstico da realidade do território em diferentes níveis, principalmente eclesial e socioambiental. As informações podem ajudar a formulação de planos e ações pastorais, respondendo ao Sínodo para a Amazônia, que insiste em realizar um trabalho evangelizador baseado na realidade local."

Anos atrás, a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) iniciou um enorme trabalho para conhecer um pouco mais sobre a realidade eclesial, social e ambiental desta imensa região. O Mapeamento, como esta iniciativa foi chamada, foi o primeiro passo de algo que foi lançado em 27 de setembro de 2021: o Sistema de Informação sobre a Realidade Eclesial da Região Pan-Amazônica (SIREPAM).

É uma plataforma bilíngue, em espanhol e português, hospedada no site da REPAM, que contém todas as informações coletadas no processo de Mapeamento realizado em todas as jurisdições eclesiásticas da região Pan-Amazônica. Dentro do sistema é possível encontrar gráficos, tabelas e dados em geral para cada eixo e questão do Mapeamento, organizado por Jurisdições Eclesiásticas, Regionais (no caso do Brasil), países e toda a região Pan-Amazônica.

No SIREPAM, as informações estão organizadas em diferentes temas: dados sobre a presença da Igreja na Amazônia; paróquias, padres, religiosos, diáconos e líderes comunitários; dados sobre organizações da sociedade civil; realidade social; povos indígenas e comunidades tradicionais; formação e métodos pastorais numa perspectiva itinerante; direitos humanos e defesa internacional; justiça socioambiental e Bem Viver; e comunicação para transformação social.

Com as informações fornecidas pela plataforma, o objetivo é obter um diagnóstico da realidade do território em diferentes níveis, principalmente eclesial e socioambiental. Neste sentido, as informações reunidas no SIREPAM podem ajudar como ponto de partida e guia para a formulação de planos e ações pastorais, respondendo assim ao pedido do Sínodo para a Amazônia, que insiste em realizar um trabalho evangelizador baseado na realidade local.

Como informa a própria REPAM, este é um instrumento que abre a possibilidade de estabelecer estratégias de ação comunitária diante dos problemas e ameaças da Amazônia e de seus povos e, ao mesmo tempo, oferece apoio às iniciativas de organizações estatais, locais ou internacionais diante das exigências e exigências socioambientais.

O lançamento aconteceu em vídeo com a participação do secretário executivo da REPAM, Irmão João Gutenberg Sampaio, e Diego Aguiar, que é o articulador da Rede Eclesial Pan-Amazônica. Em sua intervenção, eles enfatizam a importância da informação na vida da Igreja e explicam brevemente o conteúdo e o funcionamento, que serão atualizados à medida que surgirem novas informações, tanto em nível pan-amazônico como nas mais de 100 igrejas particulares localizadas na região pan-amazônica.

Luis Miguel Modino – Padre diocesano de Madri, missionário fidei donum na Amazônia, residindo atualmente em Manaus – AM. Faz parte da Equipe de Comunicação da REPAM. Correspondente no Brasil de Religión Digital e colaborador do Observatório da Evangelização e em diferentes sites e revistas.

Leia também:
Domingo do Palavra
Risco de instrumentalização do Cristianismo
Migração e povos indígenas

Poesia: o teu olhar

A vida não é mercadoria...

Redação: "Pátria Madrasta Vil"

O risco de instrumentalização do Cristianismo

Missão, Palavra, Serviço e Cuidado com a Criação

Manual Oficial para o Sínodo Bispos

Material para a V Jornada Mundial dos pobres

Ousadia para inculturar a fé e a espiritualidade
Trazer a verdade do que acontece

Pablo Richard: Força espiritual da Palavra de Deus

Somos um em Cristo Jesus

Na força da Eucaristia: XVII Capítulo Geral Sacramentino

Migrantes e refugiados: eu não, nós

Nós decidimos como tratar refugiados

Setembro mês da Bíblia

Parlamentares católicos na busca do diálogo

Sete anos da REPAM - Rede Eclesial Pan-Amazônica

Não ao Marco Temporal

Mensagem conjunta para o cuidado com a criação


Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador em primeira mão.
 

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS