Variedades EMM
08/10/2019 Pe. Serginho, Arialda e Zé Edição 3916 EMM a serviço da igreja
Intersemana para sacerdotes realizado na diocese de Joinville-SC., outubro/2015
Intersemana para sacerdotes realizado na diocese de Joinville-SC., outubro/2015
"Tenho 52 anos de sacerdócio. Uma das coisas que me ajudou muito a ser apaixonado por esta igreja, foi viver interligado com os casais do EMM. "

EMM a serviço da igreja

O Encontro Matrimonial Mundial (EMM) é um movimento da Igreja Católica e a serviço da Igreja. Sua missão é “Proclamar o valor dos sacramentos do matrimônio e da ordem sagrada na igreja e no mundo.” O carisma é “Fé através do Relacionamento”, isto é, está voltado ao relacionamento: casais, sacerdotes, religiosos/as em relacionamento verdadeiro e profundo. Completa-se com a vivência da Intersacramentalidade, onde cada sacramento possa elevar o outro. A ferramenta utilizada é o diálogo através de sentimentos.

 

O que o EMM oferece aos casais?

O EMM oferece um Fim de Semana (FDS) de vivência de vida. Os participantes experimentam uma profunda reflexão sobre si mesmo, descobrindo-se com profundidade e investindo em sua autoestima. Após olhar-se para si mesmo, caminham no sentido de encontrarem-se um ao outro, dialogando sobre áreas importantes de seu relacionamento. Esta experiência traz eficiência numa comunicação aberta e verdadeira. O Fim de Semana é concluído direcionando-se os dois à Deus.

Após o Fim de Semana, é oferecido aos casais, comunidades de apoio para que fortaleçam os novos valores trazido do FDS. Também é oportunizado a vivências de outras formações para reabastecimento e fortalecimento no relacionamento e na fé. Espera-se que os casais se integrem à Igreja, nas diferentes pastorais, servindo como casal, sinal vivo do Sacramento do Matrimônio. Para os filhos dos casais pertencentes ao movimento, são oferecidos retiros para crianças, adolescente e jovens adultos, sempre voltados à comunicação semelhante a que os pais aprenderam durante o FDS, ao relacionamento familiar e a presença de Deus.

 

O que o EMM oferece aos Sacerdotes?

Os sacerdotes são convidados a viverem as mesmas experiências verdadeiras e profundas juntamente com casais, trazendo amor e alegria no servir. O EMM oferece uma formação chamada “Intersemanas”, que é um momento exclusivo para os sacerdotes, onde terão a oportunidade de trabalhar seu relacionamento, sua vocação, suas necessidades. Oportunidade para o homem sacerdote olhar sua humanidade, buscando assim a sua santidade. O setor: Área Sacerdote, está direcionada ao acolhimento e apoio aos sacerdotes, sejam eles participantes ou não do movimento.

Eis o depoimento de Frei Daniel Heinzeno, capuchinho: “Tenho 52 anos de sacerdócio. Uma das coisas que me ajudou muito a ser apaixonado por esta igreja, foi viver interligado com os casais do EMM. Há quarenta anos, faço parte deste movimento e uma das coisas marcantes, foi o Intersemana. Nos ajuda na vivência do sacerdócio e no entendimento da vida dos casais. Então não perca, se você puder participe desse encontro de sacerdotes orientados pelo Movimento do EMM. [...] eu posso dizer que eu nunca me arrependi por ter participado e também por ter trabalhado com os sacerdotes. Paz e Bem! Um grande abraço.”

 

O que o EMM oferece aos religiosos e religiosas.

As mesmas experiências ricas e libertadoras que são oferecidas aos casais e sacerdotes. O EMM oferece ainda uma formação especifica para religiosos/as em um contexto de retiro. Nesta formação é visto como está o relacionamento, a comunicação, a autoestima, a espiritualidade e principalmente a sua interação no plano do mundo e no plano de Deus.

 

O que o EMM oferece aos seminaristas.

Formação, convivência e acolhimento. Uma formação específica onde são apresentados valores, como o do diálogo e da escuta, que os ajudarão em sua vida como futuros sacerdotes em sua caminhada de evangelização.

 

O que o EMM oferece às paróquias:

Oferece casais e sacerdotes felizes e amorosos no servir. O EMM oferece uma série de formações para pais e filhos, casal, família, formação de liderança, a presença de Deus em nossa vida, entre outra mais. O EMM é serviço e como tal está inserido na pastoral familiar e pronto para ajudar em sua paróquia. Outras informações poderão ser encontradas no site: www.encontromatrimonial.com.br;

Facebook - @encontromatrimonialmundial-brasil

 

Pe. Serginho, Arialda e Zé

Área de Serviço Nacional Sacerdotes

asnsacerdotes@encontromatrimonial.com.br

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS