Destaques Atualidade
Compartilhe esta notícia:
17/10/2022 Luis Miguel Modino Edição 3952 Dom Sergio Pérez de Arce, "Se os leigos sentem que apenas alguns decidem, isso os afasta" De 7 a 9 de outubro, o Chile realizou sua Terceira Assembleia Eclesial Nacional
F/ Marcus Tullius
"Buscando avançar na sinodalidade, que "não é apenas um discurso, mas uma prática que temos que fazer", Dom Pérez de Arce faz um chamado a superar o clericalismo e a falta de compromisso em alguns cristãos, para que a partir desta prática de sinodalidade, "possamos nos envolver e nos encantar com nossa Igreja"."

De 7 a 9 de outubro, o Chile realizou sua Terceira Assembleia Eclesial Nacional, na qual pouco mais de 600 pessoas se reuniram "numa atmosfera de fraternidade, oração e também de alegria", como reconhece Dom Sérgio Pérez de Arce. O bispo da Diocese de Chillán e Secretário Geral da Conferência Episcopal do Chile vê este momento como "um espaço de vida onde temos discernido caminhos de conversão".

O que se busca é "ser aquela Igreja mais sinodal, profética e esperançosa", algo que, embora não seja fácil, vai descobrindo intuições, ganhando em confiança mútua, algo essencial na Igreja, a fim de enfrentar os "grandes desafios da comunhão na Igreja e da missão", nas palavras do prelado chileno.

Buscando avançar na sinodalidade, que "não é apenas um discurso, mas uma prática que temos que fazer", Dom Pérez de Arce faz um chamado a superar o clericalismo e a falta de compromisso em alguns cristãos, para que a partir desta prática de sinodalidade, "possamos nos envolver e nos encantar com nossa Igreja".

O Secretário Geral do episcopado chileno vê o individualismo como uma ameaça à sinodalidade, ao caminhar juntos, assim como a dificuldade do clero em escutar. Diante disso, ele defende a necessidade de nos convencer "de que o Batismo nos dá identidade e nos torna membros da Igreja e corresponsáveis pela missão". Agora é necessário levar os desafios de volta à base, para "aceitar aquelas sugestões, intuições, que são relevantes para cada realidade".

Após um longo período de preparação, retardado pela pandemia da Covid-19, quais são suas impressões após a Assembleia Eclesial?

A primeira coisa a enfatizar é que isto faz parte de um longo processo, tem uma longa história e deve ter uma história para o futuro. Minha impressão e meu sentimento são de gratidão, pois é um momento bonito, um pouco mais de 600 pessoas que se encontraram em uma atmosfera de fraternidade, oração e alegria. Foi uma bela experiência, um espaço de vida onde discernimos caminhos de conversão, que foi o desafio, no que diz respeito às nossas relações dentro da Igreja e às nossas relações com a sociedade, com diferentes grupos e sujeitos da sociedade.

Tivemos resoluções, desafios concretos para sermos uma Igreja mais sinodal, profética e esperançosa. Obviamente, não é fácil colocar em prática muitas ideias e desejos, mas devemos manter certas intuições que são expressas por trás dos temas. Insisto que estou feliz, porque tem sido um espaço de encontro, de diálogo, de fraternidade e, finalmente, um caminho de discernimento dos caminhos do Espírito para nossa Igreja.

Além disso, algo que eu disse em um ponto da Assembleia, que fizemos progressos em um clima de confiança mútua, porque em uma crise como a que vivemos no Chile, o que foi violado em grande parte foi a confiança. Olhamos uns para os outros com distância, às vezes entre grupos católicos ou leigos com respeito à hierarquia, ou a hierarquia com respeito a certos grupos de leigos. Esta desconfiança, esta suspeita que às vezes surge, não estou dizendo que será superada da noite para o dia, mas fizemos progressos num clima de maior confiança, de reconhecimento de que todos estamos interessados em avançar em comunhão, em sinodalidade, porque amamos nossa Igreja.

Como essa confiança pode ajudar a construir o futuro da Igreja e da sociedade chilena, que, como o senhor diz, foi claramente afetada nos últimos anos?

A confiança na Igreja é essencial, falemos primeiro da Igreja, porque temos que enfrentar juntos a missão que o Senhor nos dá, o envio que Ele nos envia, e temos grandes desafios em relação à comunhão na Igreja e em relação à missão, e para isso precisamos caminhar como irmãos, integrando a diversidade de pontos de vista, de posições diante dos desafios. Para isso temos que acreditar que o outro tem uma boa intenção e que o que ele está propondo é para o bem da comunidade.

A partir deste diálogo, temos que encontrar o consenso necessário e as formas de animar a missão, a confiança é básica. A confiança também é muito quebrada na sociedade, não apenas no Chile, mas em grande parte da sociedade, e a Igreja tem que promover o diálogo, a importância do diálogo, do encontro. Agora no Chile, com relação ao processo político, à busca de uma nova Constituição, temos insistido muito na importância do diálogo, de chegar a acordos, de não deixar ninguém de fora. Temos que experimentar a mesma coisa na Igreja.

Uma Assembleia Eclesial que é uma expressão da sinodalidade, entre muitas outras. Podemos dizer que algo que não é novo, já que no Chile é a Terceira Assembleia Eclesial, está sendo fortemente relançado com base nas propostas do Papa Francisco?

A sinodalidade, a comunhão e o discernimento compartilhado não são novidade entre nós. Na América Latina, temos um caminho de busca comum, de envolvimento dos leigos, nada disso é novo. Mas precisamente para superar aqueles clericalismos que estão enraizados entre nós, e a falta de compromisso que às vezes é expressa em alguns cristãos, em alguns católicos, precisamos continuar insistindo na sinodalidade, em caminhar juntos.

Nesse sentido, se os leigos, se as pessoas não se sentem envolvidos, se sentem que apenas alguns decidem, ou apenas alguns assumem a liderança, logicamente isso os distancia. Não apenas falar de sinodalidade, mas também praticá-la e fazer caminhos de discernimento e assumir a missão em comum, é o que nos encorajará e nos ajudará a encontrar horizontes mais compartilhados. Neste sentido, a sinodalidade não é apenas um discurso, mas é uma prática que temos que colocar em prática.

A Assembleia, não somente esta assembleia, mas as assembleias diocesanas que ocorreram recentemente em nosso país, as assembleias em cada paróquia, em cada movimento, tudo isso é uma prática de sinodalidade que é essencial, e que finalmente nos permite envolver-nos e nos encantar com nossa Igreja.

Quais são as resistências que a Igreja chilena encontra neste caminho de sinodalidade?

Há uma realidade que não está apenas na Igreja, mas este individualismo que existe na sociedade também se expressa na Igreja como uma dificuldade para se comprometer; às vezes é difícil encontrar católicos comprometidos com serviços diferentes, que estejam dispostos a assumir responsabilidades. Esta é uma primeira limitação que devemos continuar a avançar com perseverança.

No que diz respeito à resistência, o clero, não todos, é claro, tem dificuldade de escutar mais, temos dificuldade de decidir em comum e não apenas por nós mesmos. Estas são práticas que temos que continuar desenvolvendo, e estamos tomando medidas, mas temos que reconhecer que é difícil. É mais fácil dizer que eu sou o pároco e é assim que vai ser feito, do que tomar um processo de participação em algumas decisões fundamentais.

Não há resistência, mas temos que estar mais convencidos de que o Batismo nos dá identidade e nos torna membros da Igreja e corresponsáveis pela missão. Lá temos que mudar o disco duro, os católicos em geral, para descobrir que o Batismo nos torna corresponsáveis pela missão da Igreja.

No final da Assembleia, o senhor falou sobre a necessidade de levar as decisões de volta às dioceses, paróquias, comunidades. Que medidas serão tomadas para trazer isso de volta às bases e aumentar os elementos positivos no caminho da Igreja no Chile?

Nesta assembleia, compartilhamos e chegamos a certas propostas que surgiram no diálogo. Obviamente, a Igreja não funciona como uma organização centralizada, onde uma ordem é dada e todos vão para lá, porque a Igreja é realizada principalmente nas igrejas locais. Dissemos que estas propostas voltam às igrejas locais que fizeram um caminho sinodal de busca, e lá, em cada igreja local, os órgãos pastorais, com o bispo, têm que fazer uma acolhida para aceitar aquelas sugestões, intuições, que são relevantes para cada realidade.

Na Assembleia dos Bispos em meados de novembro, vamos retomar esta síntese das propostas que foram feitas, vamos dialogar e espero que surjam alguns dinamismos que nos ajudem em nossa missão. Tivemos um encontro representativo do Povo de Deus, incluindo os bispos naquele povo, e agora temos que decidir o que ouvimos nesta assembleia, na escrita e no clima, no espírito que foi vivido. O que ouvimos de Deus, do Espírito, e nos colocamos a serviço do Senhor, porque Ele quer algo de nós. Nós bispos também temos que fazer esta acolhida e fazê-lo com generosidade, com um coração aberto e com o espírito de um pastor. O pastor acolhe, escuta e ajuda a estabelecer um horizonte de serviço para a comunidade.

Leia também:
Enfentamento do tráfico de pessoas
Pistas de ação a partir da X Assembleia dos OPD

Comunhão, participação e missão: eixos de unidade

70 anos da CNBB e abertura da X Assembleia dos Organismos do Povo de Deus

Pão, paz e fraternidade: os vinhos que hoje faltam no Brasil

60º Aniversário do Concílio Vaticano

Tecendo redes de esperança

Dia das eleições - Dom Paulo Peixoto

Eleições, como manter a coerência entre a fé cristã e o voto
Emilce Cuda: A Economia de Francisco já está em andamento...

Sinodalidade e missão: onde estão os jovens?

Latino-americanos da Economia de Francisco

Manifestação do ser

Uso dos bens

"Demos passos para que a Igreja possa dar passos"

Economia de Francisco e Clara: uma resposta a partir dos territórios

"Ser a expressão da misericórdia e do amor do Papa com os pobres"

Enfrentamento ao tráfico de pessoas

Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS