Destaques Mundo
Compartilhe esta notícia:
15/11/2022 Luis Miguel Modino Edição 3953 Dom Rafael Cob: Deve a Igreja se envolver com a Ecologia? "Aqueles que pensam que a Igreja não deve se envolver com a ecologia não descobriram o verdadeiro significado da Criação"
F/ REPAM-Brasil
"A tarefa missionária da Igreja hoje se torna mais visível através do acompanhamento dos povos em seu território. Acima de tudo, quando as ameaças, das quais o Papa Francisco lançou o alarme em Laudato Si, não são mais ameaças, mas realidades, como o extrativismo voraz na Amazônia e os danos que isto causa através do desmatamento e da poluição."

Dom Rafael Cob é bispo do Vicariato de Puyo, na Amazônia equatoriana, local onde se pode dizer que foi plantada a semente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), presidida por ele desde agosto passado. Uma missão para a qual ele pede a companhia do Senhor para que a leve a bom termo.

Missionário na Amazônia há décadas, ele reconhece que a missão tem mudado, a partir do fato de que "a perspectiva dos povos indígenas nos fez ver no próprio território que desafios eles têm". Uma tarefa missionária que "hoje se torna mais visível através do acompanhamento dos povos em seu território".

A REPAM desempenhou um papel importante no processo do Sínodo para a Amazônia, que por sua vez pode ser considerado como "um ponto de referência para que a Igreja, em nível universal, viva verdadeiramente esta dimensão de sinodalidade, onde o povo é, como nos pede o Concílio, o centro e o protagonista da evangelização", de acordo com seu atual presidente. A REPAM deve continuar sua missão de defender a vida e buscar alianças através do diálogo, mostrando à Igreja universal que esta defesa da vida "implica a defesa da vida da natureza, porque é uma parte inseparável da vida da pessoa humana".

Uma semente que nasceu em Puyo e que agora pede ao bispo de Puyo para ser seu presidente. Como o senhor vive este serviço de ser presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica que a Igreja da Amazônia lhe pede?

As coisas que são iniciadas com boas intenções são chamadas a continuar, e o trabalho que temos feito durante este tempo desde que a semente foi lançada em Puyo tem sido para servir esta Igreja Amazônica que teve um percurso ultimamente, desde que a REPAM nasceu até hoje com muitos desafios.

Quando se pede para continuar o trabalho que foi iniciado, é como aquelas palavras que dizem "o que Deus começou, Ele levará a bom termo". Isto é o que pedimos a Deus, que esta boa obra que foi iniciada no espírito do Senhor, Ele mesmo nos acompanhe para levá-la a bom termo.

Para alguém que foi missionário na Amazônia por décadas, como a missão na Amazônia mudou nos últimos anos e como a REPAM tem contribuído para isso?

Sim, mudou na medida em que a perspectiva dos povos indígenas nos fez ver no próprio território que desafios eles enfrentam, já que as circunstâncias de uma sociedade como a nossa, uma sociedade de consumo, uma sociedade materialista, uma sociedade onde os marginalizados não têm meios de fazer ouvir sua voz, encontraram na Igreja aquela voz amiga para que suas vozes possam ser ouvidas e, como nos foi dito no Sínodo, para ser um aliado de seus direitos.

A tarefa missionária da Igreja hoje se torna mais visível através do acompanhamento dos povos em seu território. Acima de tudo, quando as ameaças, das quais o Papa Francisco lançou o alarme em Laudato Si, não são mais ameaças, mas realidades, como o extrativismo voraz na Amazônia e os danos que isto causa através do desmatamento e da poluição.

Nossos povos sofrem em sua própria carne esta cobiça capaz de não respeitar os direitos dos povos, criando um desequilíbrio a nível planetário no cuidado desta casa comum que o Papa Francisco nos pede em Laudato Si. A Igreja já iniciou um trabalho que não era apenas para preservar ou simplesmente anunciar a Boa Nova, mas agora também para denunciar o mal que está ocorrendo nesta Amazônia. A voz profética da Igreja é mais evidente agora do que antes.

Nos primeiros dias de seu pontificado, o Papa Francisco disse que gostaria de uma Igreja pobre e para os pobres. O senhor acha que a Amazônia aceitou esta exigência que o Papa Francisco fez da Igreja universal?

Neste sentido, estamos trabalhando precisamente para acompanhar os pobres e fazer dos pobres aquilo de que o Papa Francisco falou, a luz da periferia que se tornou o foco central que ilumina a Igreja universal. Ainda há um grande desafio à nossa frente neste sentido de construir uma Igreja com os pobres e para os pobres.

O senhor viveu o Sínodo para a Amazônia, todo o processo, o senhor foi padre sinodal, e agora estamos vivendo o Sínodo sobre a Sinodalidade. Que influência poderíamos dizer que o Sínodo para a Amazônia está tendo sobre o processo sinodal atual?

É evidente que o Sínodo Amazônico tem sido, como disse o Papa, um laboratório para este Sínodo sobre a Sinodalidade. É um ponto de referência para a Igreja em nível universal viver verdadeiramente esta dimensão de sinodalidade, onde o povo é, como nos pede o Concílio, o centro e o protagonista da evangelização. Ainda precisamos tornar mais visível que o povo é o protagonista no trabalho de evangelização. Não apenas na piedade ou culto popular, mas sobretudo na vida cotidiana, com todos os seus problemas, todos os seus sofrimentos, todas as suas alegrias e esperanças.

Saber compartilhar e viver o sonho do povo é o que a Igreja amazônica está fazendo agora. O Papa Francisco em sua exortação Querida Amazônia nos pediu para fazer exatamente isso, para sonhar com uma Igreja com rosto amazônico, e os frutos e os passos estão realmente chegando. Ainda temos muito trabalho a fazer a nível da Igreja universal e da Igreja nesta bacia amazônica em que vivemos. Mas não há dúvida de que o Sínodo amazônico é um ponto de referência para o Sínodo sobre a Sinodalidade.

Fala do fato de que temos que continuar trabalhando. Como presidente da REPAM, cargo que o senhor só recentemente assumiu, mas já fazia parte da presidência como vice-presidente, como gostaria que a REPAM contribuísse para esses novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral que o Sínodo para a Amazônia tinha como objetivo?

A missão e a visão da REPAM nos dizem que estamos aqui para defender a vida e a vida das pessoas que vivem na Amazônia. A Amazônia é um ponto de referência em nível planetário como um espaço que deve ser cuidado, protegido e defendido. Neste sentido, a REPAM tem que continuar com sua missão e visão, e agora, após o Sínodo, com outras perspectivas que estão sendo reunidas com outros fatores e outros atores.

Um dos desafios é buscar novas alianças com muitos setores que têm o mesmo objetivo de cuidar de nossa casa comum. E para isso temos que nos abrir ao diálogo do qual o Papa Francisco tanto fala, que é uma das coisas que a REPAM sempre praticou, para nos abrir a esse diálogo a fim de buscar juntos caminhos de evangelização para a Igreja na Amazônia, mas também para a Igreja universal, porque o Sínodo amazônico não foi apenas para a Igreja local na Amazônia, mas também para se abrir à Igreja universal.

E a Igreja universal está vendo que os sonhos de Deus como Pai Criador, que nos deu esta Terra para que soubéssemos como cuidar dela e defendê-la, estão se tornando visíveis. E isto não pertence apenas à Igreja que vivemos na Amazônia, mas pertence à Igreja universal. A REPAM também visa a conscientizar e sensibilizar este cuidado pela Criação, que é um espaço que Deus nos deu para viver e viver com dignidade, para viver em plenitude, que é o que Jesus nos dizia, que devemos ter vida e vida em plenitude. A REPAM está tentando cumprir este objetivo em nossa Igreja na Amazônia, mas também para iluminar a Igreja universal.

E como podemos convencer a Igreja universal, especialmente certos grupos que dizem que cuidar da ecologia, dos povos indígenas e da Amazônia não é obra da Igreja?

Logicamente eles são aqueles que têm uma visão míope da missão da Igreja. A Igreja, e Jesus nos fala claramente, tem como missão a defesa da vida, e a defesa da vida implica a defesa da vida da natureza, porque é uma parte inseparável da vida da pessoa humana. O homem não pode viver sem a terra e a terra não pode viver sem o homem, são duas forças que se complementam e, como já foi dito muitas vezes, são dois lados da mesma moeda.

É muito claro que aqueles que pensam que a Igreja não deve se envolver nesta realidade da ecologia não chegaram a descobrir o verdadeiro significado da Criação dada por Deus à humanidade para que saibamos como agir, não de forma alguma, ou na forma como o extrativismo ou a poluição está agindo agora, mas para pensar nas gerações futuras. As gerações futuras serão capazes de nos julgar se não vivermos com preocupação com o futuro. A Igreja tem a missão de gerar esperança para as gerações futuras, e isto é feito com esta realidade de buscar na ecologia integral o futuro de nosso Planeta.

Leia também:
Cardeal Steiner: “Não tem sentido celebrar a Eucaristia num modelo de espiritualidade intimista”
COP27 - REPAM toma postura diante de “um percurso de hipocrisia climática”

Dia mundial dos pobres

Impulso no processo de reforma da Igreja Universal

REPAM grita pela Amazônia à COP27
50 anos do CIMI: Resistência...
7 anos do crime de Mariana, resultado de uma violência sistêmica

"Salvar a Amazônia é salvar a vida da humanidade"

Do silêncio ao êxtase

Dai-lhes vós mesmos de comer: VI Jornada Mundial dos Pobres

Documento da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

A CEAMA é um pequeno, mas gincantesco passo...

Cultura digital e desafios da evangelização

Cardeal Steiner beatifica a menina Benigna

Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS