Formação Espiritualidade
04/12/2020 Dom Paulo Mendes Peixoto Edição 3931 Dom do profetismo
F/ Arquivo O Lutador
"Não conseguimos medir a extensão do trabalho profético e missionário dedicado à evangelização. Foi sempre incansável em suas atividades e preocupado com uma Igreja atuante e comprometida com a vida cotidiana, unindo fé e vida."

Dom Paulo Mendes Peixoto

 A vida é um dom de Deus concedido a cada ser humano. Para uns ela vem enxertada de muitas virtudes, que se desabrocham no caminho de sua história para beneficiar as comunidades. Assim vem acontecendo na pessoa do Irmão Sacramentino, João Resende, que completa 80 anos de existência neste próximo dia 27 de dezembro de 2020, com mais de 40 anos de serviço na Igreja.

Conheço o João Resende há mais de 40 anos, desde meus tempos de Seminário, e acompanhei bem de perto sua trajetória, principalmente na Diocese de Caratinga. Ele pertence a Congregação dos Padres Sacramentinos de Nossa Senhora e sempre colocou sua vida a serviço da evangelização. Foi um verdadeiro formador de lideranças leigas através de constantes Encontros Formativos.

Na cidade de Dom Cavati, Diocese de Caratinga, MG, está a Casa do Mobon (Movimento da Boa Nova), ponto de referência e atuação do João Resende. Eu mesmo fui ali inúmeras vezes para participar de algum encontro formativo assessorado por ele. E como fazia bem seu jeito de evangelizar, suas dinâmicas, os conteúdos apresentados com fundamentação bíblica e conhecimentos gerais.

Agora o João Resende colhe mais um fruto de sua vida. A Igreja se alegra por tantos benefícios que ele já realizou no campo da evangelização, no incentivo às Comunidades Eclesiais de Base, no despertar de tantos Grupos de Reflexão Bíblica em muitas Diocese do Brasil. Legado de vida muito bonito e fecundo, com visão de Igreja dos dias de hoje, conforme com o pensamento do Papa Francisco.

Tenho uma admiração toda especial pelo João Resende. Bebi muito das riquezas de seus ensinamentos, de sua simplicidade e paixão pela vida de comunidade. Agora, nos seus 80 anos de vida, conseguimos enxergar uma história com um acúmulo de tantos bens realizados, que confirmam a beleza do dom da vida e o exercício das virtudes que Deus lhe concedeu para exercício de seu profetismo.

São realmente muitos os motivos para louvar e agradecer a Deus pelas atividades do João Resende. Não conseguimos medir a extensão do trabalho profético e missionário em seus 40 anos dedicados à evangelização. Foi sempre incansável em suas atividades e preocupado com uma Igreja atuante e comprometida com a vida cotidiana, unindo fé e vida. Parabéns João e que Deus o abençoe.

Arcebispo de Uberaba.

Leia também:
Sementes de um mundo novo
Piracema: força de vida e esperança
Os warao e a Fratelli Tutti

Missionário Incansável

O Som da cor e as sementes da coragem

Tornamo-nos aquilo que escolhemos, para o bem ou o mal

Existem padres na Amazônia?
“Nossa vida está sempre por um fio”
Consciência negra com D. José Maria Pires
Contra o racismo, a favor da vida para todos

Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador em primeira mão.

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS