Destaques Sociedade
Compartilhe esta notícia:
16/12/2022 Greenpeace Brasil Edição 3954 Dia da Favela: Brasil precisa de planos para adaptação climática e perdas e danos nas periferias “A questão climática assola as pessoas de maneira desproporcional, a exemplo das mulheres, pessoas negras, LGBTQIA+ e periféricas”, diz Greenpeace Brasil
F/ Peter Caton / Greenpeace
" No Brasil, uma recente pesquisa do Instituto Polis mostrou que os mais expostos a enchentes, inundações e deslizamentos em São Paulo (SP), Belém (PA) e Recife (PE) são pessoas negras, de baixa renda e que habitam regiões periféricas, em especial mães chefes de família."

Moradores de periferias e outros grupos em situação de vulnerabilidade social morrem 15 vezes mais por eventos climáticos extremos, segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), ligado à Organização das Nações Unidas (ONU). O órgão também alerta que o número de pessoas expostas a secas e enchentes em cidades deve dobrar até 2030 no mundo. No Dia da Favela, comemorado em 4 de novembro, o Greenpeace Brasil ressalta a urgência de governos criarem planos para adaptação climática e de perdas e danos nestas áreas urbanas, mais vulneráveis social e ambientalmente, com limitada capacidade de adaptação.

No Brasil, uma recente pesquisa do Instituto Polis mostrou que os mais expostos a enchentes, inundações e deslizamentos em São Paulo (SP), Belém (PA) e Recife (PE) são pessoas negras, de baixa renda e que habitam regiões periféricas, em especial mães chefes de família.

“A questão climática assola as pessoas de maneira desproporcional, a exemplo das mulheres, pessoas negras, LGBTQIA+ e periféricas. Durante a tragédia que assolou Petrópolis, no Rio de Janeiro, por exemplo, 60,6% do total de vítimas da enchente e deslizamentos de terras eram mulheres. Os governos precisam levar em consideração questões de gênero e raça e garantir diversidade entre seus governantes para a criação de políticas públicas efetivas, que tornem nosso país verdadeiramente justo e inclusivo.”, diz Daniela Costa, gerente de Clima e Justiça do Greenpeace Brasil.

 É preciso ouvir a favela!

A jovem ativista Amanda da Cruz Costa, 26 anos, moradora de Brasilândia, bairro periférico na Zona Norte de São Paulo, que sofre com enchentes e alagamentos, percebeu na faculdade que era direito de todos e todas ocupar os espaços de decisão sobre a agenda climática.

“Em 2017, eu comecei a desenvolver um projeto de pesquisa na universidade sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável com ênfase na ação climática. Eu percebi que os problemas climáticos globais estavam impactando diretamente a minha comunidade, e comecei a me engajar no tema. Nesse mesmo ano, recebi uma bolsa para representar a juventude brasileira na COP23, em Bonn”, conta Amanda.

Na volta ao Brasil depois de ver de perto como são realizadas as negociações durante a Conferência das Partes (COP), Amanda fundou o coletivo Perifa Sustentável, onde jovens da periferia produzem conteúdo sobre as mudanças climáticas.

A exemplo da história da Amanda, o Greenpeace Brasil defende que a Justiça Climática só será de fato “justa” se os povos dos territórios periféricos forem incluídos nos espaços de tomada de decisão e em todos os níveis de negociação sobre a agenda climática global e doméstica. Para isso, é essencial estabelecer metas para maior participação política desses povos, garantindo que diferentes perspectivas sejam ouvidas e atendidas nas estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Assessoria de imprensa Greenpeace Brasil imprensa.br@greenpeace.org | ?+55 92 99480-3580 | +55 11 99752-7924


O Greenpeace Brasil é uma organização ativista ambiental sem fins lucrativos, que atua desde 1992 na defesa do meio ambiente. Ao lado de todas as pessoas que buscam um mundo mais verde, justo e pacífico, a organização atua há 30 anos pela defesa do meio ambiente denunciando e confrontando governos, empresas e projetos que incentivam a destruição das florestas.

Leia também:
Os 21 anos de combate à AIDs
Que Reino é esse?

Ano vocacional

Da arte de traduzir

Um espaço para responder aos apelos que sentimos

Sempre caminhem juntos - Papa Francisco

REGCHAG, grande notícia para a Igreja

Missão de humanizar

Construir o novo

Visita ad limina e encontro com Francisco

Rosaura González - em algumas congregações, o abuso ainda é um tabu

"Que Deus possa ser visibilizado no meio de nós"

III Anos Vocacional: "carismas que Deus dá a cada um"

Cardeal Steiner: “Não tem sentido celebrar a Eucaristia num modelo de espiritualidade intimista”

COP27 - REPAM toma postura diante de “um percurso de hipocrisia climática”

Dia mundial dos pobres

Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS