Destaques Atualidade
Compartilhe esta notícia:
12/03/2020 Arquidioce de BH Edição Descanse em paz, dom Sebastião Roque Saudade e Fé na Ressurreição
F/ Arquidioce BH
"No silêncio e na esperança estará a sua força (Is 30,15)"

Dom Walmor, arcebispo de Belo Horizonte, os bispos auxiliares, o clero e todos os evangelizadores da Arquidiocese de Belo Horizonte se unem aos familiares e amigos de dom Sebastião Roque Rabelo Mendes, neste momento de dolorosa despedida. Dom Sebastião Roque faleceu na manhã desta quarta-feira, dia 11 de março, aos 90 anos. Uma vida dedicada ao Povo de Deus, à evangelização.

Após se tornar bispo auxiliar emérito da Arquidiocese de Belo Horizonte, em 2004, por completar o limite de idade estabelecido no direito canônico – 75 anos -, dom Roque passou a residir e a evangelizar no interior de Minas Gerais, em Itapecirica, sua cidade Natal. Lá, era carinhosamente chamado pelo povo de “dom Zicó”.

Dom Walmor, em missão no Estado de Roraima, ao expressar a sua gratidão a Deus pela vida de dom Sebastião Roque, cita importante passagem do Livro de Isaías: “‘No silêncio e na esperança estará a sua força (Is 30,15)’. Eis passagem que bem traduz o caminho missionário de dom Roque que, com a sua vida, ensinou a importância da busca por Deus, no itinerário do silêncio e da oração, e, a partir deste encontro com o Sagrado, a viver com alegria, movido pela fonte infinita de esperança”.

VELÓRIO EM BELO HORIZONTE: 

O velório de dom Roque foi na Paróquia Sagrada Família, a partir das 13h, com Missa às 15h. Endereço: Rua Costa Monteiro,  767 – Belo Horizonte – Tel: 3461-1079.

O corpo seguiu às 19h para Itapecirica (MG).

 

DOM SEBASTIÃO ROQUE: VIDA E MISSÃO

Nascido no dia 9 de outubro de 1929, em Itapecerica (MG), filho de Cesário Mendes de Cerqueira e Maria Raymunda Rabello Mendes, dom Roque ingressou no Seminário Menor de Belo Horizonte em 1942, onde estudou Teologia e Filosofia. Pelas mãos de dom Antônio dos Santos Cabral foi ordenado padre em 8 de dezembro de 1954, na Igreja Nossa Senhora das Dores, no bairro Floresta. Na mesma paróquia foi vigário cooperador em 1955 e 1956.De 1956 a 1960 foi diretor espiritual da Juventude Estudantil Feminina. Até 1969 exerceu também as funções de capelão do Corpo de Bombeiros, do Sanatório de Belo Horizonte e do Colégio Santa Maria Minas, além de pároco da Igreja Sagrada Família.

Em 1969 foi para Roma, onde formou-se em Teologia e Pastoral pela Universidade Pontifícia Lateranense. Em 1971 foi para Jerusalém, onde estudou a Sagrada Escritura. Voltou ao Brasil em 1972, assumindo a Paróquia Senhor Bom Jesus do Horto, deixando o cargo com a sua nomeação episcopal, em 14 de agosto de 1985, assumindo o governo da Diocese de Leopoldina, MG. Foi responsável pelo Setor Ministérios e Vocações do Regional Leste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no período de 1987 a 1989. Em 6 de junho de 1989 foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.

No dia 15 de dezembro de 2004, o Papa João Paulo II aceitou o pedido de renúncia de dom Roque, por motivo de idade. De acordo com o Código de Direito Canônico, os bispos devem apresentar pedido de renúncia do ofício à Santa Sé quando completam 75 anos de idade. Dom Roque  havia celebrado 75 anos em 9 de outubro de 2004.

Fonte: Arquidioce de BH

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS