Roteiros Pastorais Leitura Orante
24/06/2019 Mariano Edição 3911 Dai-lhes vós mesmos de comer!
F/ recantodoespiritosanto.com.br
"Jesus aponta que solução para a fome do povo não está no dinheiro, (Mc 6,37), mas na partilha do pouco que tinham..."

Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mc 6,37)

Invocação à Trindade e Oração do Divino Espírito Santo.

 

A - SITUANDO O TEXTO:

L.1.: O Evangelho de Marcos é o primeiro dos quatro a ser escrito. Marcos mostra que através das ações de Jesus se manifesta a vontade do Pai para os seus filhos e filhas. Jesus transforma as relações humanas entre as pessoas e as relações com o poder. O verdadeiro poder está na capacidade de servir. Marcos apresenta a obra de Jesus que deve ser continuada por seus seguidores, a serviço da vida plena para todos. Vamos, com calma e atenção, ouvir o que o Senhor vem nos falar.

Todos (cantando): Fala, Senhor, fala, Senhor/ Palavra de fraternidade!/ Fala, Senhor, fala, Senhor/ és luz da humanidade!

 

B - O QUE O TEXTO DIZ EM SI.

Ler na Bíblia: Marcos 6,30-44.

Chave de Leitura:

  1. Diante da fome do povo, o que os discípulos pedem a Jesus?
  2. O que Jesus responde aos discípulos?
  3. De onde veio a solução para saciar a fome?
  4. O que este texto tem a dizer para nós diante da CF 2019?

 

C - O QUE O TEXTO DIZ PARA NÓS.

L.2.: No texto acima, enquanto os discípulos querem despedir o povo, Jesus procura atender os famintos. Acordou para os discípulos sua missão: “Vós mesmos, dai-lhes de comer.” (Mc 6,37). Depois ordenou que “todos se assentassem” (Mc 6,39), insistindo na reorganização do povo (Mc 6,40). Jesus aponta que solução para a fome do povo não está no dinheiro, (Mc 6,37), mas na partilha do pouco que tinham: “Quantos pães tendes?” (Mc 6,38). A solução do combate à miséria se encontra na autodoação,  na atitude de doar a vida, na busca da justiça do Reino de Deus.

Todos (cantando): Eu vim para que todos tenham vida. Que todos tenham vida plenamente.

L.3 A Campanha da Fraternidade deste ano nos desafia a reforçar a democracia participando mais ativamente da sociedade. A Igreja encoraja e estimula os leigos e leigas para serem sal da terra e luz do mundo nos espaços políticos e coletivos de decisão. A sociedade civil organizada, as comunidades, movimentos e pastorais não podem se calar diante dos desmandos, escândalos e desrespeito em que os agentes políticos e as grandes corporações tem apresentado ao “cuidar” do que é público.

Todos (cantando): Eu vim para que todos tenham vida. Que todos tenham vida plenamente.

L.4.: O Papa Francisco em sua Carta sobre a Santidade nos adverte: “Quando encontro uma pessoa a dormir ao relento, numa noite fria, posso sentir que este vulto seja um imprevisto [...], um problema que os políticos devem resolver e talvez até um monte de lixo que suja o espaço público. Ou então posso reagir a partir da fé e da caridade e reconhecer nele um ser humano com a mesma dignidade que eu, uma criatura infinitamente amada pelo Pai, uma imagem de Deus, um irmão redimido por Jesus Cristo. Isto é ser cristão!” (Gaudete et Exultate nº 98).

Todos (cantando): Eu vim para que todos tenham vida. Que todos tenham vida plenamente.

 

D - O QUE O TEXTO NOS FAZ DIZER A DEUS. (Preces e Orações)

  1. Senhor, que a exemplo de Jesus, saibamos trabalhar a organização do povo e de nossas comunidades para superar o drama da fome de pão e de paz, rezemos:

Todos: Senhor, ensina-nos a repartir, para que o pão se multiplique!

  1. Senhor, que esta Campanha da Fraternidade produza os frutos que nossa sociedade precisa, rezemos.
  2. Senhor, ajudai-nos a promover a formação política dos membros de nossa Igreja, especialmente dos jovens, em vista do exercício da cidadania, rezemos:

(Outras preces espontâneas)

 

E - O QUE O TEXTO SUGERE PARA O MUNDO, HOJE

Qual a nossa ação concreta, pessoal e comunitária, nesta CF 2019?

 

F – Tarefa Concreta:

Participar de outros cursos de formação ligados à CF 2019.

Pai nosso, Ave-Maria e pedido de Bênção a Deus.

 

 

 

 

 

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS