Roteiros Pastorais Leitura Orante
01/05/2020 Denilson Mariano da Silva Edição 3923 Cuidar e restaurar a vida Leitura Orante
F/ Catholic.net
"“Ide também vós para a minha vinha” (Mt 20,7b)"

Leitura Orante

Cuidar e restaurar a vida

 

  1. Situando o texto.

Na hora do acerto, o dono da vinha mostra uma justiça muito superior à justiça comum. Quem é justo retribui, a cada um, segundo o esforço ou segundo a produção. Quem produziu mais recebe mais, quem produziu menos recebe menos. Na parábola o Senhor da vinha paga a cada um segundo a sua necessidade. Por isso, quem começou cedo ou quem começou no fim do dia, tem o mesmo salário, pois todos têm a mesma necessidade. Vamos, com calma e atenção, ouvir o que o Senhor vem nos falar.

Todos (cantando): Fala, Senhor, fala, Senhor/ palavra de fraternidade!/ Fala, Senhor, fala, Senhor/ és luz da humanidade!

 

  1. O que o texto diz em si.

Chave de Leitura: Mateus 20,1-16.

  1. Quantas vezes o dono da vinha saiu para contratar trabalhadores?
  2. Quem reclamou na hora do acerto?
  3. Qual a justificativa do acerto?
  4. Temos coragem de agir como o senhor? Por quê?

 

  1. O que o texto diz para nós.

- Nesta parábola (Mt 20,1-11) encontramos um exemplo de justiça restaurativa. Aquele que chama os trabalhadores para sua vinha olha o ser humano de forma integral no desejo de contribuir com a restauração da sua dignidade, corrompida pela falta de trabalho. Cuidar da vida, ser justo, é também ter um bom coração. Os que reclamam na hora do acerto estão acostumados com o pagamento segundo a produção e não conseguem enxergar a necessidade dos outros. Esse é o jeito de Deus. Com Ele, aprendemos a bem julgar e agir no mundo para que todos e também tudo (incluindo toda a Criação de Deus) tenha vida.

Todos (cantando): Eu vim para que TUDO tenha vida. Que TUDO tenha vida plenamente (bis).

- A CF 2020 nos recorda que há uma justiça retributiva e outra restaurativa. Sob o olhar retribuitivo a justiça é vista meramente como punição. É a concretização da lei de talião: “olho por olho, dente por dente”. Por outro lado, a justiça restaurativa nasce de um novo olhar sobre a pessoa que errou e também sobre o conflito ao qual ela se encontra envolvida. Trata-se de uma alternativa ao sistema punitivo retributivo que tem apresentado poucos resultados e pouca eficiência no combate à violência. É preciso ver, ter compaixão e cuidar... A CF nos convida a um compromisso com a vida humana e com a vida no planeta.

Todos (cantando): Eu vim para que TUDO tenha vida. Que TUDO tenha vida plenamente (bis).

 

  1. O que o texto nos faz dizer a Deus?
  2. Senhor, ajudai-nos a desenvolver atitudes concretas de defesa e preservação da vida em nossas famílias e comunidades, rezemos:

Todos: Senhor, fazei de nós, guardiões da vida!

  1. Senhor, que saibamos lutar a favor de uma justiça restaurativa para superar o espírito de vingança e a violência em nossa sociedade, rezemos.

(Outras preces espontâneas)

 

  1. O que o texto nos sugere para nossos dias?

Com qual bacia vamos, de fato celebrar a páscoa: com a bacia de Pilatos (indiferença) ou com a bacia de Jesus(serviço)? Qual o gesto concreto a ser assumido a partir desta CF 2020?

 

  1. Tarefa Concreta

Desenvolver ações concretas a partir desta CF afim de superarmos as agressões à vida humana e à vida no planeta.

 

 

Encerramento: Pai Nosso, Ave-Maria.

Abençoe-nos o Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

 

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS