Destaques Em cima da hora
Compartilhe esta notícia:
22/05/2023 Luis Miguel Modino - CELAM Edição 3959 Continuar a aprofundar o que já está a ser feito na nova estrutura do CELAM Entrevista com Dom José Luis Azuaje, Vice Presidente do CELAM
F/ L M Modino
"O primeiro desafio é continuar a aprofundar o que já está a ser feito na nova estrutura do CELAM. [...] Como alguns bispos acabaram de dizer, é uma estrutura flexível. Ou seja, pode haver coisas, assim como podem sair coisas, assim como podem chegar outros elementos. Penso que esta é uma prioridade."

A 39ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe elegeu Dom José Luis Azuaje, arcebispo de Maracaibo (Venezuela), como primeiro vice-presidente. Nesta entrevista, ele fala-nos das perspectivas da missão que a Igreja do continente lhe confia. Faz também um balanço do caminho percorrido no processo de renovação e reestruturação deste organismo, que conhece bem como coordenador do Conselho do Centro de Programas e Redes de Ação Pastoral, serviço que assumiu durante os últimos quatro anos.

Está a assumir um novo serviço na Igreja da América Latina e Caribe, no CELAM. Porque é que é importante assumir estes serviços de animação, coordenação e promoção da vida eclesial e pastoral no nosso continente?

Quando somos chamados ao serviço pastoral, é um chamamento, uma interpelação que nos é feita num contexto global, de serviço, de dedicação, de generosidade, de tempo, porque afinal quase todos nós somos bispos de uma Igreja local, que temos de servir, e fazemo-lo sempre com uma motivação fundamental, que é servir o Povo de Deus através das nossas instituições.

Neste caso, servir as nossas conferências episcopais através do Conselho Episcopal Latino-Americano, porque essa é a sua essência. A essência do CELAM é o serviço às conferências episcopais, um serviço que é fundamental, que é o serviço da comunhão e da colegialidade dos bispos. Isto não implica que se vá para um serviço eclesial, porque nós, o nosso trabalho nas diferentes dioceses, vicariatos apostólicos, ou outra organização da Igreja, fazemo-lo em função de todo o Povo de Deus, e é isso que nos anima tantas vezes a assumir estes serviços com a confiança de que o Espírito de Deus esteve presente em tantos irmãos que através de um voto manifestam a sua preferência.

Dom Miguel Cabrejos, presidente do CELAM para o período 2019-2023, disse que o CEPRAP, Centro de Redes e Ação Pastoral, pode ser considerado o coração do CELAM e dos seus quatro centros. No âmbito dos processos de renovação e reestruturação do CELAM, algo que lhe foi confiado na Assembleia de Tegucigalpa em 2019, o que significou para si poder animar e acompanhar esse centro?

Antes de mais, uma grande aprendizagem, porque foi algo que nasceu da experiência de muitos, mas nós não tínhamos nada. Quando se criaram os centros, e com a metodologia de trabalho em rede e de articulação, isso não estava a funcionar com o CELAM anterior, o CELAM anterior funcionava através de departamentos, que muitas vezes não se relacionavam entre si, embora se fizessem muitas coisas e se fizessem muitas coisas valiosas. Mas nós olhamos para as novas instituições inteligentes, que têm que trabalhar sobretudo num processo de articulação e de trabalho em rede.

Tem sido um processo de aprendizagem que temos vindo a aprender, a fazer, e isto também aconteceu durante a pandemia. Temos de ter em conta que a pandemia nos marcou a todos e que, no âmbito da pandemia, não deixámos de trabalhar, porque esta nova estrutura nasceu nestes dois anos de pandemia. Tem sido um processo de aprendizagem, mas também de grande conexão, como o Papa indica, porque tudo está interligado com as diferentes redes e instituições que estão ativas na América Latina e que trabalham para o Povo de Deus.

Neste caso, a Confederação de Religiosos e Religiosas da América Latina (CLAR), a Caritas América Latina, e muitas outras instituições, bem como as próprias Conferências Episcopais nas diferentes comissões que precisámos de ponderar. O CEPRAP tem uma riqueza imensa, porque assume os dois temas fundamentais do CELAM, que é a Igreja sinodal em saída e o desenvolvimento humano integral e a ecologia integral. São os dois temas fundamentais que o CELAM, na sua articulação, assumiu para a mesma estrutura pastoral. Esta tem sido uma dinâmica de muita interligação, de muitas relações, de muito diálogo, de muita escuta, de muito discernimento para que possam ajudar a elaborar elementos e propostas pastorais favoráveis para o Povo de Deus.

Para além do cargo que cada um exerce, todos constituem a Presidência do CELAM. Numa Igreja sinodal, que nos chama a caminhar juntos, também aqueles que dão o tom e animam a vida pastoral como Presidência, que são chamados a viver e a praticar esta sinodalidade, quais são os desafios que enfrentam como Presidência neste próximo quadriénio?

O primeiro desafio é continuar a aprofundar o que já está a ser feito na nova estrutura do CELAM. Só temos esta estrutura há dois anos, vemos que está a consolidar-se, mas é necessário aprofundá-la e recordar que não é uma estrutura fechada, é uma estrutura aberta. Como alguns bispos acabaram de dizer, é uma estrutura flexível. Ou seja, pode haver coisas, assim como podem sair coisas, assim como podem chegar outros elementos. Penso que esta é uma prioridade.

Em segundo lugar, o acompanhamento das Conferências Episcopais. Ter uma estrutura, ter uma instituição mais consolidada em termos de organização do serviço, facilitará também o acompanhamento das diferentes conferências episcopais. Há diferentes conferências episcopais, umas com uma estrutura muito orgânica, muito complexa, outras com uma dinâmica mais flexível, menor, e como alguns bispos disseram, muitos deles fazem parte de duas ou três comissões episcopais, porque num país pode haver oito ou dez bispos, mas noutro, como o Brasil, há mais de 300 bispos. Temos de olhar também para a realidade de cada uma das conferências episcopais. O CELAM também é chamado a servir e acompanhar esses processos das conferências episcopais.

A dinâmica da eclesialidade implica também acompanhar alguns outros elementos, como temos procurado fazer nos últimos anos, um trabalho em rede, onde tudo se integra e onde todos os que participam na vida pastoral da América Latina têm a sua importância. Ninguém é descartado, mas, pelo contrário, é assumido e integrado num trabalho que poderíamos chamar de acordo com as questões que estão a surgir na América Latina. Por exemplo, conseguimos a criação, e no próximo ano a REPAM celebrará o seu décimo aniversário, depois a reede CLAMOR, a REMAM, a CEAMA, a Rede do Aquífero Guarani e do Gran Chaco, e algumas outras plataformas de direitos humanos e democracia.

Estes são elementos que estão integrados no âmbito do serviço do CELAM. O CELAM presta os seus serviços em colaboração com as conferências episcopais, mas também numa dinâmica mais ampla em termos da eclesialidade da Igreja em toda a América Latina e Caribe.

Dom Jaime Spengler, o novo presidente do CELAM, insistiu na necessidade de dar continuidade ao processo iniciado nos últimos anos. Para quem fez parte deste processo como coordenador do conselho do Centro de Programas e Redes de Ação Pastoral do CELAM, por que é que é importante dar continuidade?

Porque os tempos estão a levar-nos a mudar estruturas; em Aparecida já nos estavam a pedir para mudar estruturas ultrapassadas. As instituições que permanecem com as mesmas estruturas durante muito tempo, talvez se tornem mais cómodas, mas tornam-se mais autorreferenciais, como nos diz o Papa. Fazer mais do mesmo e levar a cabo um processo de muito ativismo, mas que não deixa processos. É importante levar adiante o que já foi iniciado, porque numa dinâmica de articulação ninguém é excluído e isso ajuda numa dinâmica de processos.

A localização é fundamental, porque se pode dar um curso sobre qualquer assunto, vai-se ao curso e não fica nada. O que nós queremos realmente é que haja processos, que os processos aconteçam ao longo do tempo, e que esses processos tenham uma vitalidade tal que sejam plantados em muitos lugares da América Latina e do Caribe. Isso dá-nos a garantia de que não é apenas o CELAM, mas muitas instituições, conferências episcopais, comissões episcopais de diferentes áreas que estão envolvidas, e isso gera comunhão e um trabalho sinodal de caminhar juntos.

Como primeiro vice-presidente, o que diria aos seus irmãos bispos, que afinal foram os que o elegeram, e ao Povo de Deus que vive a sua fé no continente latino-americano e caribenho?

A primeira coisa que lhes diria é o que o Papa pede, rezem por nós, porque realmente estes tempos para a América Latina e o Caribe e também para a Igreja peregrina são tempos de muitos desafios e, por isso, a oração é fundamental. Não é uma questão de atirar um para o ringue, mas também de acompanhamento. Precisamos de muita solidariedade e precisamos de um caminho sinodal, um caminho em conjunto, um sentido sinodal. Fala-se muito de conversação espiritual, e precisamos disso. Por outras palavras, precisamos de um processo de escuta, de discernimento, porque, no fim de contas, esta Igreja é feita por todos nós, guiados pelo Espírito Santo, e, acima de tudo, as decisões devem ser sempre tomadas em conjunto, isso é fundamental. Mas dá-nos uma motivação, que é o sentido espiritual com que assumimos este serviço.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS