Variedades ADCE
08/01/2020 Wesley Figueiredo Edição 3918 Construindo um novo Brasil ADCE Brasil e Uniapac reuniram empresários, acadêmicos e influenciadores
F/ Wagner Costa
"Esperamos contribuições efetivas que levem à construção de um novo Brasil, formado por uma sociedade mais ética e democrática"

Congresso Nacional 2019: Construindo um novo Brasil

ADCE Brasil e Uniapac reuniram empresários, acadêmicos e influenciadores na sede da FIEMG para discutir os problemas do país

Líderes e influenciadores dos setores empresarial, acadêmico, governamental, jurídico e ambiental do país marcaram encontro na sede da Fiemg nos dias 26 e 27 de setembro, para participarem do Congresso Nacional 2019: Construindo um novo Brasil. Iniciativa da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE Brasil) e da União Internacional de Dirigentes Cristãos de Empresa (Uniapac), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). O evento debateu os atuais problemas econômicos e sociais do País, que exigem uma postura ética e de resgate de valores como princípios.

No painel “Ética empresarial: Liderança e cultura de integridade”, a mensagem que ficou foi sobre a responsabilidade dos líderes na criação de uma cultura que tenha os valores traduzidos na prática. “Devemos pensar no desenvolvimento das empresas junto com o desenvolvimento da comunidade. A empresa é indispensável para resgatar as pessoas da pobreza, sendo justos e honestos. E só vamos dar certo fazendo a coisa certa, do jeito certo”, afirmou o presidente da ADCE Uniapac Brasil, Sérgio Cavalieri.

No mesmo sentido, o vice-presidente da Fiemg, Teodomiro Diniz, destacou a importância das pessoas dentro das empresas. Para o empresário, são elas o meio e o fim da atividade empresarial. As empresas focadas apenas no seu bom desempenho financeiro estão fadadas a desaparecer. “O capital de toda empresa é da sociedade e não da empresa. Nossa missão, como empresários, é ser eficientes e transparentes. Somos uma ferramenta clara de desenvolvimento da sociedade. A responsabilidade que nos cabe é muito mais que gerar emprego e lucro. É gerar bem-estar social”, explicou Diniz.

Ao longo da programação foram vários debates multidisciplinares que levaram os participantes a refletirem sobre o desenvolvimento econômico e social do país. O congresso teve como base cinco eixos norteadores: o ser humano, o trabalho, a empresa, o empreendedorismo e a sociedade.

No primeiro dia do congresso foram debatidos os seguintes painéis: Ética empresarial Liderança e a Cultura da Integridade, Empreendedorismo, Novas Tecnologias e o Futuro do Trabalho.  Participaram destes painéis o presidente da ADCE Minas Gerais, Sérgio Frade, o presidente da Fundação Dom Cabral, Antônio Batista, o presidente da Cedro Têxtil, Marco Antônio Branquinho Júnior, a presidente da ADCE Sorocaba/SP, Regina Carvajal, a diretora de Recursos Humanos do Bradesco, Glaucimar Petcov, o presidente do grupo Energisa, Ricardo Botelho, o presidente da Grow Mobility, Marcelo Loureiro e a representante da ArceloMittal Aços Longos Latino-América, Paula Harraca.

 “Esperamos contribuições efetivas que levem à construção de um novo Brasil, formado por uma sociedade mais ética e democrática, que valorize a livre iniciativa, o trabalho, a geração sustentável de riqueza e a sua justa distribuição, o que resulta no desenvolvimento humano integral com harmonia e paz”, afirmou Sérgio Cavalieri, presidente da ADCE Uniapac Brasil.

Na segunda parte, os participantes acompanharam os seguintes temas: Valores e Papel das Pessoas para um País em Transformação, Desafios e Oportunidades de Empreender com Sustentabilidade, Sociedade 5.0: Sustentabilidade, Inclusão e o Poder das Pessoas e Sociedade 4.0. As discussões foram conduzidas por Angela Gandra, secretária Nacional da Família do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Carmem Migueles, sócio-fundadora da Consultoria Symballein, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, Júlio César Tôrres Ribeiro, diretor industrial e técnico da CENIBRA, Daniela Garcia, diretora de operações do Instituto Capitalismo Consciente, Bruno Quick, diretor técnico do SEBRAE Nacional, Luiz Carlos Motta Costa, presidente do jornal Diário do Comércio, Rafael Menin, presidente da MRV Engenharia, Maria Helena Godoy, diretora técnica da FDG, Gigi Cavalieri, presidente da ADCE/SP, Teodomiro Diniz, vice-presidente da Fiemg e Gil Giardelli, colunista da Band News. 

 

* Assessoria de Imprensa  (31) 3211.7532 | (31) 99147.8152

 

 

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS